Minoxidil: conheça este remédio utilizado para combater a calvície

1
Minoxidil: conheça este remédio utilizado para combater a calvície

A queda de cabelos e a calvície são problemas recorrentes na população brasileira. Cada vez mais homens e mulheres buscam soluções para essas falhas estéticas, e procuram remédios que façam os cabelos reaparecerem. O Minoxidil é um desses medicamentos que tem ganhado fama por fazer os fios renascerem. Venha conhecer um pouco mais dessa medicação e tirar suas dúvidas.

O que é e como funciona o Minoxidil?

É um remédio líquido ou em gel transparente, que funciona fortalecendo os folículos do cabelo, que segundo os fabricantes recupera as áreas calvas e retarda a queda dos fios. Promete aumentar o fluxo capilar na cabeça, sobrancelhas, peito ou barba, e engrossar os pelos.

Funciona agindo no aumento da circulação sanguínea do local aplicado, melhorando o fluxo de oxigênio e o crescimento dos fios.

Antes de aprender a usar o Minoxidil é importante saber que não é aconselhável se medicar por conta própria, mesmo sendo vendido sem receita. Então procure um dermatologista para lhe aconselhar sobre a melhor solução para você.

Existe também o Minoxidil manipulado, e algumas pessoas dizem que há muita diferença entre os dois, tanto em custo, quanto em resultado. O grau de eficiência varia de acordo com cada caso, e é recomendado que se use 1ml da solução a cada 12 horas.

Ele pode ser usado na barba?

A grande maioria diz que sim, tal qual em outras áreas como a sobrancelha, por exemplo. Existem versões indicadas para estes tipos. Para a sobrancelha, você pode encontrar o medicamento com caneta própria para aplicação, o Minoxidil 2%. Na barba você pode conseguir um resultado volumoso e desenhado, utilizando a versão em gel, que é bem mais fácil de aplicar no rosto, o Minoxidil 5%. Durante o tratamento, que dura aproximadamente 3 meses, é recomendável que os homens não façam a barba, mas se for necessário, realize após 4 horas da aplicação.

minoxidil

Como usar o Minoxidil

Lave seu rosto com água quente, e seque bem, espalhe 1 ml do medicamento massageando com a ponta dos dedos no local desejado. Não aplique quantidade a mais do que o indicado. Somente após 4 horas lave o rosto. Não se exponha ao sol após a aplicação.

Minoxidil possui efeitos colaterais?

Independente do lugar que se aplique o Minoxidil, as pessoas devem ficar de olho em alguns efeitos colaterais que possam aparecer. É apontado que apenas 4% dos pacientes que usaram tiveram esses efeitos, assim como podem não aparecer todos de uma vez. Confira alguns aqui:

  • pele seca;
  • queda de pressão;
  • inchaço no local aplicado;
  • palpitações;
  • vertigem;
  • coceira;
  • dor de cabeça;
  •  perda de cabelo nos primeiros dias;
  • descamação do couro cabeludo;
  •  suor nas mãos e pés.

Como usar Minoxidil?

Aprenda o passo-a-passo e algumas dicas de como usar esse medicamento:

Primeiramente leia no rótulo como abrir o medicamento. O cabelo deve ter sido lavado recentemente, ou estar limpo. A área aplicada deve estar seca (cabelo, barba, sobrancelha). Aplique o Minoxidil com a ajuda do pulverizador ou conta-gotas que virá com o medicamento. Deve-se aplicar o equivalente a 1ml (6 aplicações de pulverizador), espalhando bastante a fim do medicamento se espalhar corretamente. Recomenda-se que não pare o tratamento entre 3 e 4 meses, pois o resultado pode desacelerar ou desaparecer; Não utilize Minoxidil após o vencimento informado na embalagem e não aplique mais medicamento do que o indicado (cada frasco deve durar aproximadamente um mês;

Você pode utilizar shampoo suave ou anti-queda durante o tratamento. Evite contato nos olhos, e lave-os abundantemente caso isso aconteça, não espere um milagre, pois os resultados variam muito para cada caso;

minoxidil

Outras informações sobre o Minoxidil

Depoimentos afirmam que a fórmula funciona melhor em caso de quedas e falhas de cabelo repentinas. (Para cabelos que possuam estas características desde sempre, o uso do medicamento só funciona se utilizado permanentemente)

Conserve-o em lugar seco, sem contato com a luz do sol e logo após a aplicação lave bem as mãos, para que não nasçam pelos em lugares indesejados. Não utilize esse medicamento caso seja hipersensível a algum componente. Ele não é recomendável seu uso por mulheres grávidas ou amamentando.

Você pode encontrar o Minoxidil em quase todas as farmácias, e seu custo vária de R$40 até R$125, dependendo da marcar e do local vendido.

Já fez este tratamento? Conte sua experiência pra gente!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *