Como calcular seu IMC? Descubra aqui tudo o que você precisa saber

Como calcular seu IMC? Descubra aqui tudo o que você precisa saber

Nem sempre as pessoas tomam o devido cuidado com a própria saúde. Muitas mulheres e homens acabam descuidando do peso ideal e ficando acima dele. O pior disso é não saber que existe um índice que pode dizer se você está ou não acima de seu peso. Com a correria do dia a dia poucas pessoas possuem tempo para ir até uma nutricionista ou qualquer outro profissional da área da saúde para verificar o IMC (índice de Massa Corporal). Se você está se achando acima do peso ou então necessita saber como anda a situação do seu corpo, aprenda aqui como calcular o seu IMC.

Muitas pessoas ouvem falar dessa sigla, mas na maioria das vezes nem sabem ao certo do que se trata e nem ao menos o que devem fazer para ter um bom IMC. Vamos entender:

O que é o IMC?

Pois bem, o IMC calcula o tanto de massa corporal que você possui. Por meio dela é possível saber se a pessoa está abaixo do peso, em seu peso ideal ou com início de obesidade. Normalmente, as clínicas fazem uso de métodos para diagnosticar diversos tipos de problemas.

Para que você possa saber exatamente como está o seu corpo, confira abaixo como calcular o índice de massa corporal.

Como Calcular meu IMC?

O cálculo do Índice de Massa Corporal é realizando por meio da divisão do peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

Parece difícil, mas é simples calcular o seu IMC. Vamos a um exemplo.

Imagine que você pese 80 kg e tenha 1,80 m de altura, nesse caso, a fórmula para efetuar o cálculo do IMC seria o seguinte:

IMC = 80 ÷ 1,802

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69

Segundo a tabela de IMC, o seu peso é considerado ideal.

Nesse outro exemplo, vamos supor que a pessoa pese 70 kg e possua 1,50 m de altura, o cálculo será o seguinte:

IMC = 70 ÷ 1,502

IMC = 70 ÷ 2,25

IMC = 31,11

Seguindo a tabela de IMC, a pessoa saberá que está com obesidade de nível 1.

como-calcular-o-imc

Como controlar meu IMC?

Muitas pessoas pensam que pelo fato de pesar bastante (acima de 90 kilos), já estão acima do peso, mas acabam esquecendo que fazer o cálculo da altura também é fundamental para saber o índice de massa corporal. Se você não é um atleta profissional e não precisa ter um IMC tão baixo, é recomendável tentar deixar ele na média, pois assim estará evitando problemas de saúde e não precisará de tanto esforço para conseguir isso. O ideal é moderar as refeições e praticar exercícios físicos pelo menos uma vez por semana!

Viu como é simples calcular o seu IMC? Sendo assim, faça já os cálculos e confira se precisa emagrecer ou engordar. Não se esqueça de contar aos amigos, visto que esse é um procedimento simples, mas bastante importante na manutenção de uma vida saudável e livre de problemas de saúde.

Deixe um comentário aqui falando se você conseguiu calcular o seu IMC e qual foi o resultado obtido! Talvez possamos te ajudar com mais algumas dicas para baixar seu índice de massa corporal.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...