Farinhas low carb: De coco, de amêndoas, de castanha do Pará…

0
Farinhas low carb: De coco, de amêndoas, de castanha do Pará…

A dieta low carb tem a intenção de eliminar ou diminuir drasticamente a quantidade de carboidratos ingeridos, e por isso a tradicional farinha de trigo é um dos alimentos proibidos nessa dieta. Até mesmo a farinha de trigo integral tem em torno de 22 a 24 gramas de carboidratos por porção, e por isso, deve ser substituída por algumas opções que vamos mostrar no artigo de hoje para o preparo das suas receitas.

Existem várias farinhas low carb, com texturas, sabores e preços diferentes, para você poder escolher a que parece ser a melhor pra você, e vamos citar algumas que você pode fazer em casa mesmo, seguindo as receitas que daremos a seguir.

Farinha de amêndoas low carb

Por ser uma farinha das mais úmidas entre as low carb, a farinha de amêndoas é muito usada para fazer bolos, cupcakes, pães e doces.

Para fazer a farinha de amêndoas, você vai coloca-las em água quente e deixa-las de molho por cerca de 5 minutos. Depois, retire as amêndoas da água e esprema cada uma para retirar a pele.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus em uma assadeira, e deixe lá por cerca de 10 minutos, para que as amêndoas sequem.

Depois de retirar do forno, as amêndoas devem ser batidas no liquidificador até ficar no ponto de farinha.

Farinha de banana

Corte 6 bananas pratas verdes em rodelas, e coloque em uma assadeira no forno em temperatura baixa, deixando no forno até que fiquem bem secas (mas tomando cuidado para não queimar).

Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador até formar uma farinha.

A farinha de banana low carb pode ser usada tanto em receitas de bolos, pães e panquecas quanto em iogurtes, sucos, vitaminas e sopas.

Farinha de castanha do Pará low carb (ou castanha de caju)

Para fazer tanto a farinha de castanha do Pará quanto a farinha de castanha de caju o processo é exatamente o mesmo, então, faça usando o ingrediente que preferir.

Você vai deixar uma xícara de castanhas (do Pará ou de caju) de molho de 12 a 24 horas em 4 xícaras de água filtrada, e depois vai remover a água com a ajuda de uma peneira.

Dê uma enxaguada final nas castanhas e bata as castanhas no liquidificador junto com 4 xícaras de água filtrada por 5 minutos.

Filtre em um pano limpo, colocando um recipiente embaixo, e depois de coar todo o leite, separe a parte mais grossa que coou para usar como leite. Esprema mais um pouco com o auxílio do pano para retirar bem o leite e a umidade para a confecção da farinha. Agora, coloque toda a parte grossa em uma forma e leve ao forno a 180º graus por cerca de 3 a 4 horas para secar bem. Ela deve ficar bem douradinha (mas sem queimar) e depois, basta bater no liquidificador por 2 minutinhos para ficar com uma consistência mais homogênea.

Tanto a farinha de castanha do Pará quanto a farinha de castanha de caju podem ser usadas para fazer bolos, crepes, doces, pães e panquecas.

farinha de coco low carb

Farinha de coco low carb

Se quiser fazer a farinha de coco em casa, retire a polpa dele (a parte branquinha) e moa no liquidificador. Depois, acrescente ¾ de xícara de água quente para cada xícara de coco triturado e deixe descansar por cera de 20 minutos.

Em seguida, coe essa mistura em um pano limpo, torcendo bastante para sair toda a parte líquida, e coloque o sumo do coco (que é a parte grossa que ficou no pano) em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180º graus para secar.

Mexa de vez em quando a assadeira para o coco secar por inteiro, e depois que secar, jogue no liquidificador e bata até ficar na forma de pó.

Além de bolos e pães, a farinha de coco também pode ser usada para fazer panquecas, massas salgadas, e ser colocada no iogurte e nas saladas de frutas.

Farinha de linhaça

A farinha de linhaça já é bem comum entre as pessoas que querem ter uma alimentação mais saudável e por quem faz exercícios físicos regulares, e se você não quiser comprar a farinha pronta nos supermercados e lojas de produtos naturais, basta bater as sementes da linhaça no liquidificador até virar farinha.

A farinha de linhaça pode ser usada para fazer bolos, pães, tortas, e ser misturada em sucos, vitaminas, iogurtes e até mesmo na comida.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *