Liraglutida: O que é? Para que serve? Quem pode tomar?

0
Liraglutida: O que é? Para que serve? Quem pode tomar?

Liraglutida é um medicamento injetável do laboratório Novo Nordisk, que é usado no controle glicêmico e também é um aliado de quem está tentando eliminar o excesso de peso, mas não consegue resultados satisfatórios apenas com dieta e exercícios.

A Liraglutida é injetada com a caneta aplicadora que tem uma agulha muito fina pelo próprio paciente na pele do abdômen, coxa ou braço, e não por via intravenosa ou intramuscular, o que torna a aplicação da injeção menos dolorosa. A injeção não precisa ser aplicada todo dia no mesmo local.

A Liraglutida também é conhecida comercialmente pelo nome Saxenda, e foi o primeiro medicamento aprovado pela ANVISA no Brasil para o tratamento auxiliar da obesidade e do diabetes, que são doenças crônicas, oferecendo benefícios à saúde, ajudando no processo de emagrecimento e causando poucos efeitos colaterais.

Para que serve a Liraglutida?

A Liraglutina é um medicamento antidiabético injetável, que é usado no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 (mais comum em obesos e em pessoas acima de 40 anos), ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, e também é indicado para o controle do peso em adultos com IMC acima de 30 (obesidade grau 1) ou para os que tem IMC acima de 25 (sobrepeso) com pelo menos uma comorbidade (associação de pelo menos duas patologias no mesmo paciente) relacionada ao peso, como a hipertensão, disglicemia (pré-diabetes e diabetes tipo 2) ou apneia obstrutiva do sono.

Emagrece?

A Liraglutida ajuda a emagrecer sim. Como é um análogo sintético de um hormônio produzido naturalmente pelo organismo quando um alimento é ingerido, ou seja, tem propriedades que imitam a ação do hormônio GLP-1, promovendo uma sensação de saciedade que dura mais tempo, retardando a digestão do alimento e o esvaziamento gástrico.

Além disso, a sua produção do hormônio GLP-1 é oito vezes maior que a quantidade de hormônios produzida naturalmente pelo pâncreas, o que significa uma redução de até 40% das calorias ingeridas durante as 24 horas que a Liraglutida permanece no organismo, já que a ação do GLP-1 natural dura apenas 3 minutos.

A Liraglutida também favorece a perda de peso porque aumenta a produção de substâncias anorexigênicas (que têm a finalidade de induzir a aversão ao alimento e a falta de apetite) no hipotálamo, e porque evita que o açúcar consumido seja transformado em gordura.

Estudos realizados com mais de 3 mil obesos no mundo todo mostraram que ele pode ajudar a eliminar até 10% do peso corporal do início do tratamento e reduzir em até 8 cm na circunferência da barriga, mas é importante lembrar que mais da metade da população brasileira está acima do peso (entre sobrepeso e obesidade) e que o excesso de peso é considerado um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, e que apesar dos resultados e dos benefícios oferecidos pela Liraglutida, a perda de peso acontece mais rapidamente e de forma mais saudável quando o medicamento é associado à prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Tem efeitos colaterais?

Como todo medicamento, a Liraglutida tem contra-indicações e efeitos colaterais e só deve ser usado com prescrição médica, mas os testes demonstraram que ela é bem tolerada pelo organismo por se parecer com a ação do hormônio GLP-1, que é naturalmente produzido pelo organismo.

As reações adversas mais relatadas durante os testes aconteceram com intensidade leve e costumavam desaparecer rapidamente. Foram elas:

  • Distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vômito, diarréia, constipação, gastrite e dor abdominal;
  • Distúrbios metabólicos e nutricionais, como a perda de apetite e hipoglicemia;
  • Distúrbios do sistema nervoso, como tontura e disgeusia (perda do paladar);
  • Distúrbios cutâneos, como reações no local da aplicação e urticárea.

A ANVISA esclarece que, como a Liraglutida foi aprovada e liberada a pouco tempo, a segurança do produto continuará sendo monitorada com estudos pós-comercialização, que já estão em andamento.

Posologia

A Liraglutida é um medicamento vendido sob prescrição médica (sem retenção de receita), e apesar de a dosagem máxima ser de 3mg por dia e geralmente ir aumentando durante o tratamento até chegar à dosagem recomendada, o seu médico é o responsável por indicar a melhor dosagem de acordo com a sua necessidade.

A ação da Liraglutida no organismo dura 24 horas e por isso o medicamento deve ser injetado uma vez ao dia, sempre no mesmo horário, independente do horário das refeições.

Confira este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *