Marmita Fitness: Saiba fazer opções saudáveis e gostosas!

0
Marmita Fitness: Saiba fazer opções saudáveis e gostosas!

Manter uma alimentação saudável não é fácil, cada vez mais as pessoas sentem dificuldade de se alimentar corretamente e o maior empecilho costuma ser a falta de tempo. Almoçar em restaurantes ou lanchonetes não é a opção mais saudável, por isso várias pessoas estão optando por marmita fitness, elas são fáceis de preparar e você pode personalizar-las conforme a dieta que deseja seguir.

Quer saber opções gostosas, de marmita fitness para fazer em casa? Então não deixe de ler o post!

O que é marmita fitness?

Marmita fitness é o termo utilizado para a marmita feita com opções mais saudáveis de alimento. Ela pode ser preparada em casa com os ingredientes que você mais gosta, além de serem mais econômicas do que comer em restaurantes por exemplo.

As marmitas fitness geralmente são compostas por uma porção pequena de carboidrato acompanhado de uma proteína, legumes e salada.

Abaixo vou elencar alguns ingredientes que podem fazer parte da sua marmita fitness e como você pode estar combinando eles para ter uma refeição saudável, completa e muito nutritiva.

Carboidratos para marmita fitness

Batata Inglesa, altamente nutritiva e versátil a batata é uma ótima opção para complementar a sua marmita fitness. Uma dica de preparo é cortar-la em cubos grandes e cozinhar ao dente.

Pode ser preparada com até três dias de antecedência se mantida refrigerada.

Batata doce, considerada mais saudável que a inglesa, a batata doce além de fornecer energia, é rica em fibras. O preparo pode ser realizado como o da batata inglesa e o tempo de armazenamento na geladeira é o mesmo.

Arroz integral, o arroz integral pode ser adicionado como opção de carboidrato para sua marmita fitness, altamente nutritivo e capaz de proporcionar sensação de saciedade mais longa que o arroz branco, esse grão deve ser uma preferência.

Macarrão, tido como o vilão das dietas ele também pode ser uma boa opção para acompanhar sua marmita. isso porque o macarrão em si não engorda muito quando em porções pequenas, o problema na verdade está no molho. Dê preferência ao molho de tomate caseiro.

Marmita Fitness

Proteínas

Peito de frango, altamente nutritivo e com baixa quantidade de calorias, o peito de frango é uma carne que não deve faltar na sua marmita fitness. A recomendação é a de optar por opções grelhadas da proteína.

Peixes, considerada a opção de carne mais saudável,o peixe grelhado também pode fazer parte da sua marmita fitness.

A recomendação é de que o armazene em embalagem separada para evitar que o cheiro passe para os outros alimentos.

Carne bovina, não tão saudável quanto o frango e o peixe a carne bovina quando livre de gorduras também pode entrar na sua marmita fitness.

Como recomendação de preparo, preparar ela cozida com pouco óleo ou então em bifes grelhados dependendo do tipo da carne.

Marmita Fitness

Legumes e verduras 

Frutas e legumes são opções altamente recomendáveis para fazer parte da sua marmita fitness, porém alguns cuidados devem ser tomados para que você garanta a qualidade do ingrediente mesmo quando preparado no dia anterior.

Para os legumes a recomendação e sempre preparár-los com antecedência máxima de dois dias, afim de manter-los frescos e com suas propriedades nutritivas intactas.

Dê preferência a legumes com baixo teor calórico como; Cenoura, chuchu, abobrinha, pimentão, beterraba, pepino, berinjela, couve flor, salsão e beterraba.

Marmita Fitness

Já para as verduras o preparo deve ser realizado logo antes de sair de casa, por possuírem características mais frágeis, as verduras devem ser mantidas refrigeradas mesmo depois de sair de casa.

Outra dica importante para as verduras é a de não as manter no mesmo recipiente dos outros ingredientes, as carregue já cortadas em um saco descartável ou então em um pote a parte.

Verduras resistentes que podem ser adicionadas a sua marmita fitness; Couve, repolho, acelga, almeirão, rúcula e agrião.

No caso da alface o cuidado deve ser redobrado, essa verdura possui folhas finas e sensíveis que se deterioram muito facilmente.

Quantidade de cada alimento na marmita fitness

As quantidades recomendáveis de alimento variam de pessoa para pessoa e essa decisão deve ser baseada levando em consideração o seu tipo físico e o tipo de trabalho que realiza.

Existem quantidades padrões que podem ser seguidas pela maioria das pessoas que não executem tarefas com muito gasto calórico e pensando em uma refeição de 400g, a sua marmita fitness pode ser dividida da seguinte maneira;

  • Carboidratos: 100g
  • Proteínas: 150g
  • Legumes: 150g
  • Verduras: À vontade

E ai gostou do texto? Então deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *