Clomid: Para que serve? Ajuda e engravidar de gêmeos? Veja aqui!

0
Clomid: Para que serve? Ajuda e engravidar de gêmeos? Veja aqui!

O desejo de formar uma família, para a mulher, algumas vezes, pode ser comprometido por questões do organismo, resultando em problemas de fertilidade.

Isso pode ser frustrante, e, inclusive, desencadear uma depressão. Já há, no entanto, e faz tempo, tratamentos que ajudam a mulher a resolver isso.

Alguns casos, mais complexos, podem ter preços exorbitantes e até inviáveis. Outros, se feito com um acompanhamento médico, mais simples, podem ser bastante acessíveis e com resultados satisfatórios. É o caso do medicamento Clomid, um reconhecido indutor de fertilidade bastante recomendado.

Nos tópicos a seguir, será possível entender qual a maior finalidade do Clomid, elucidar algumas questões comuns, como se engorda ou não, se ajuda a engravidar de gêmeos, além de suas contraindicações e efeitos colaterais. Veja a seguir:

Para que serve?

O Clomid é um medicamento usado para tratar de problemas de fertilização nas mulheres com anovulação (aquelas que não ovulam ou apresentam algumas dificuldades para ovular).

Contudo, quando os problemas em relação à fertilidade forem decorrentes de outros fatores, faz-se importante testar formas variadas de tratamento antes de iniciar o uso do Clomid, lembrando que deve ser sempre feito com acompanhamento médico, pois alguns pacientes podem apresentar contraindicações quanto ao citrato de clomifeno, como falaremos a seguir.

O Clomid engorda?

É difícil afirmar com absoluta certeza que o Clomid engorda, porque devemos levar em conta que cada pessoa reage de uma forma quando é exposta a um medicamento, porém, por conta de seu efeito, várias mulheres acreditam que o Clomid engorda, já que ele atua de maneira que provoca um aumento na retenção de líquidos no organismo, o que provoca uma invariável sensação de inchaço.

Além disso, outros relatos apontam que, durante o tratamento realizado com o Clomid, nota-se um aumento do apetite, ou, por se tratar de algo que causará uma alteração hormonal e da ansiedade,  faz com que a tese de que o Clomid engorda ganhe força, enquanto, na verdade, o aumento de peso é provocado pela alimentação inadequada, principalmente se for feita a base de alimentos ricos em calorias.

clomid gemeos

Ajuda a engravidar de gêmeos?

Uma pergunta recorrente é se o Clomid ajuda a engravidar de gêmeos. A gravidez gemelar é recorrente em mulheres que tratam a infertilidade, muitas vezes por causa do estímulo no organismo, que costuma liberar mais de um óvulo durante o período fértil, e isso significa sim um ganho na probabilidade de ter gêmeos.

No entanto, o Clomid não garante uma real possibilidade de que você engravide de gêmeos. Por conta do princípio ativo do medicamento, as chances aumentam, e pode acontecer de a mulher ter uma ovulação dupla, e se estes forem fecundados, é possível que aconteça a gravidez gemelar (de dois fetos). Porém, vale novamente frisar que isso não é uma certeza.

Contraindicações e efeitos colaterais

Todo medicamento contém suas contraindicações e efeitos colaterais, e alguns podem ser mais acentuados que outros dependendo da sensibilidade da pessoa que o toma. Por conta disso a posologia e a dosagem devem sempre ser prescritas por um médico, e para a sua própria segurança não indicamos a automedicação.

Entre os principais efeitos colaterais do remédio estão:

  • Calor de forma repentina, quando a pessoa sente-se quente, com possível presença de sudorese e vermelhidão na face
  • Aumento dos batimentos cardíacos (taquicardia)
  • Inchaço
  • Desconforto abdominal
  • Dores de cabeça
  • Secura vaginal
  • Visão turva
  • Náuseas

Em relação às contraindicações, o Clomid é expressamente proibido para mulheres que já estejam grávidas ou sejam lactantes; para pacientes com doenças no fígado; mulheres com problemas de cistos ovarianos; mulheres que apresentem metrorragia; hipersensíveis ao citrato de clomifeno ou aos seus outros componentes.

Clomid ou Indux?

Há sempre uma dúvida em relação ao melhor indutor, e apesar de a gente reforçar que o medicamento deve ser indicado pelo seu médico, é normal você querer saber se o melhor é o Clomid ou o Indux, já que ambos, junto com o Serophene, são os indutores mais famosos e confiáveis no mercado. .

O princípio ativo de ambos é o mesmo, o citrato de clomifeno, não havendo diferença alguma entre eles, tanto quando falamos de contraindicações quanto dos efeitos colaterais.

Claro que, sendo medicamentos de empresas diferentes, o preço pode variar, além de os resultados com o uso do Clomid ou Indux poderem variar de pessoa pra pessoa.

Veja também um vídeo sobre uma mamãe contando a sua experiência:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *