Gravidez Psicológica: Saiba como identificar os sintomas!

0
Gravidez Psicológica: Saiba como identificar os sintomas!

Algumas mulheres podem desenvolver, em qualquer época da vida, sintomas de uma gravidez e mesmo após exames que não comprovam uma gestação podem acreditar estarem grávidas. Isso é chamado de gravidez psicológica, quando se acredita que irá ter um bebê e isso acaba despertando sintomas externos, inclusive no aumento da barriga e falta de menstruação.

Para saber mais sobre a Gravidez Psicológica continue lendo o nosso artigo que vamos explicar tudo para você!

O que é Gravidez Psicológica

A Gravidez Psicológica, como o próprio nome diz é algo que acontece na mente da mulher, também pode ser chamada de pseudociese. Ela ocorre quando existe todos os sintomas de gravidez norma, mas não existe um feto se desenvolvendo. É possível comprovar que não se está grávida de verdade por meio de exames de sangue e de ultrassom.

Em alguns casos a gravidez psicológica pode provocar até mesmo o crescimento da barriga, pois mesmo com exames negativos a mulher pode continuar acreditando estar grávida. Nesse caso é necessário também um acompanhamento psicológico.

Sintomas de Gravidez Psicológica

Mesmo não tendo um bebê crescendo em seu útero, as mulheres que têm a gravidez psicológica possuem os mesmo sintomas de uma gravidez normal. Os principais sintomas são:

  • Sono em excesso
  • Enjoo
  • Vômito
  • Cansaço
  • Inchaço dos pés
  • Aumento dos seios
  • Não menstruar durante longos períodos
  • Crescimento da barriga
  • Produção de leite
  • Desejos alimentares
  • Sentir como se o feto estivesse se mexendo

Esses são os principais sintomas da gravidez psicológica, nem todas as mulheres terão os mesmo sintomas. mas com exames simples de beta HCG é possível se comprovar que não existe feto e por isso não se está grávida.

Quando acontece?

A Gravidez Psicológica ocorre geralmente quando as mulheres têm muito desejo de engravidar e possam estar passando por períodos frustantes de tentativas em vão. Dessa forma elas acabam acreditando que finalmente conseguiram realizar o seu desejo. Acabam desenvolvendo os principais sintomas da gravidez e caso não procurem apoio médico podem ficar meses acreditando nisso.

Outro motivo para acontecer a gravidez psicológica em casos contrários ao anterior, ou seja, quando as mulheres têm medo de engravidar e acabam acreditam que estão em período gestacional, mas com o exame de sangue é possível comprovar que não existe feto e nem bebê.

Pode dar positivo no exame de sangue?

Não, mesmo que se tenha uma gravidez psicológica com todos os sintomas de uma gravidez comum, não é possível dar positivo no exame de sangue, uma vez que ele mede a presença do beta HCG no corpo, e se não existe feto ele não aumenta. Além disso, até mesmo em teste de gravidez de farmácias e em exames de ultrassom.

Ainda assim, algumas mulheres não acham os exames suficientes para consultar, pois elas estão sentindo os sintomas da gravidez, inclusive o aumento dos hormônios, então nesse caso é preciso recorrer a ajuda de um psicólogo para um tratamento mais eficaz e ajudar a mulher a entender melhor sobre o que está acontecendo com ela.

Gravidez Psicológica produz leite?

Sim, mesmo em uma gravidez apenas psicológica é possível que as mulheres não só produzam leite, como também tenham um aumento da barriga e dos seios, além de não menstruarem. Isso acontece porque os hormônios no corpo aumentam e assim acabam proporcionando todos os sintomas de uma gravidez de verdade.

gravidez psicológica cresce a barrigaComo tratar?

A Gravidez Psicológica não é uma doença e muitas vezes apenas com os exames negativos é possível comprovar que não existe uma gestação e assim as mulheres se conformam e os sintomas desaparecem. Mas se isso não for suficiente, pode-se fazer um tratamento com um psicólogo ou psiquiatra para poder ajudar a entender a gravidez não passa de algo psicológico.

Pode engravidar depois?

A menos que a mulher tenha algum problema de saúde que a impeça de engravidar, a gravidez psicológica não tem nenhuma influência em uma gravidez de verdade futuramente.

Porém é aconselhado que exista um tratamento com especialistas após descobrir uma gravidez psicológica, para que isso não afete em uma nova gestação. Mas se a mulher for saudável é possível que ela engravide logo em seguida.

Se você ainda tem dúvidas sobre a gravidez psicológica, nos deixe um comentário que responderemos a sua dúvida assim que possível!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *