Melhor posição para o bebê dormir: Descubra quais são as mais indicadas para o seu bebê!

0
Melhor posição para o bebê dormir: Descubra quais são as mais indicadas para o seu bebê!

Bebês são como anjinhos dormindo. Tudo parece na mais perfeita paz, nada parece que vai atrapalhar aquele momento pleno de descanso. Mas algo pode atrapalhar esse sono dos deuses: a posição em que ele dorme. Tem bebê que a mãe coloca para dormir de lado. Tem bebê que a mãe coloca para dormir de barriga para cima. Afinal, qual a melhor posição para o bebê dormir?

Por que tem que ter uma posição certa para o bebê dormir?

Algumas posições oferecem mais riscos aos recém-nascidos, do que outras. O bebê de apenas alguns meses ainda é muito sensível e vulnerável a tudo. Então até a posição, pode predispor para algumas fatalidades.

Quais riscos as posições oferecem ao bebê?

  • De lado e de bruços: nessa posição a criança respira o mesmo ar que expira (respira o gás carbônico invés do oxigênio), e diferentemente de nós adultos, que conseguimos nos mexer ao nos sentirmos asfixiados, os bebês ainda não conseguem. Assim, ao deixar a criança nessa posição é possível que ela fique sem ar.
  • Barriga para cima: o risco dessa posição está em que o bebê pode acabar engasgando com o próprio vômito, no caso de ter um refluxo gastroesofágico dormindo.

Se todas oferecem risco, qual a melhor?

Isso ainda é um debate no mundo médico. Muitos dizem que de lado é a melhor forma, enquanto outros defendem que de barriga para cima é o jeito certo. A defesa dos que são a favor da barriguinha para o teto, é de que desta forma é possível evitar a morte súbita. Do outro lado, é que evita a morte por engasgamento.

O que é morte súbita de bebês?

É realmente como as palavras dizem: é súbita, de forma repentina e sem explicação. Ocorre durante o sono e esta síndrome é um dos maiores fatores de morte no primeiro ano do bebê. Através de uma pesquisa divulgada pela Pastoral da Criança, feita no Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e por campanhas internacionais nos Estados Unidos e Inglaterra, o ato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima diminui a morte súbita em 70%.

Mas pelo fato da morte súbita não ter uma explicação médica coerente, vários doutores não acreditam que esse seja uma teoria verdadeira.

Alguns estudos dizem que essa morte súbita pode ser influenciada pelo consumo de álcool e fumo na gestação, quartos muitos aquecidos, uso de cobertas ou mantas soltas, excesso de roupa e colchão macio.

Então, qual a posição mais segura para meu bebê?

A pensar pelos dados da pesquisa, de barriga para cima é a forma mais segura. Mas é sempre indicado que converse sobre isso com o médico pediatra de confiança. Outros cuidados também são importantes:

  • Não use travesseiros para evitar o perigo da sufocação;
  • Não o prenda com cintos ou fitas;
  • Evite cobertores soltos, mantas pesadas e com fibras;
  • Evite bichinhos de pelúcia no berço;
  • Use colchão firme e reto para o bebê.

O que mais posso fazer para meu bebê dormir bem?

Além de se preocupar com a posição na qual deixar seu bebê descansar, a roupa e o quarto são fatores importantes para que ele tenha um sono bom e seguro.

  • O quarto deve estar em uma temperatura de 18 a 20 graus;
  • Coloque sempre roupas 100% algodão para não correr muito risco de alergias e irritações;

Deixar meu bebê dormir no bebê conforto é seguro?

Um estudo publicado no The Journal of Pediatrics diz que não. A pesquisa analisou casos de mortes infantis relacionadas as cadeirinhas e assentos de carro, e o resultado não foi muito legal. Foi analisado 47 casos de morte de crianças menores de 2 anos e 52% delas tiveram a morte causadas por estrangulamento no cinto de segurança do bebê-conforto ou cadeirinha.

Apesar do uso da cadeirinha ser essencial no passeio de carro para a segurança durante o trajeto, muitos pais acabam deixando os bebês dormindo no objeto. Acontece que as crianças acabam ficando tortas nos assentos, o que pode contribuir para uma asfixia posicional.

O ideal para evitar o risco é ter sempre alguém acompanhando o bebê no trajeto do carro e não deixá-lo ficar dormindo no assento. Muitos pais ainda tiram o bebê do carro e levam no bebê conforto para os lugares e o coloca em mesas lisas que podem se inclinar com qualquer mexidinha da criança, correndo o risco de cair. Então o mais seguro é usar apenas na viagem e pronto.

E aí mamãe, entendeu nossas dicas? Mas não fica em pânico não, bebês demandam de atenção e cuidado sempre mesmo. O ideal é ficar atento nos detalhes que tudo sai bem.

Para mais informações assista a este vídeo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *