Primeiros sintomas de gravidez

1
Primeiros sintomas de gravidez

Dizem que uma mulher pressente quando está grávida. Caso você tenha participado de uma relação sexual sem camisinha, esquecido o anticoncepcional algum dia, ou não ter feito uso de métodos contraceptivos, suas chances de gerar um bebê são bem maiores. Diversos são os sinais que podem identificar uma possível gestação, mas é claro que eles variam de mulher para mulher, e são sentidos em intensidades diferentes. Abaixo vamos contar para você como identificar esses primeiros sintomas de gravidez.

Quanto tempo os sintomas demoram a aparecer?

É raro que logo na primeira semana após a fecundação eles apareçam. Normalmente só vão se manifestar por volta de três semanas de gestação. Mas como cada organismo é diferente do outro, algumas mulheres relatam sentir esses sinais nos primeiros seis dias.

Quais os sintomas de gravidez na primeira semana?

Eles não são recorrentes em todas as mulheres, e o tempo para aparecerem pode variar. É necessário marcar uma consulta médica caso haja atraso da menstruação, assim como o aparecimento de alguns desses sintomas. Só assim você pode ter certeza e seguir os cuidados necessários para uma boa gestação.

Confira os sintomas mais recorrentes logo abaixo:

  • Menstruação atrasada: poucos dias de atraso são comuns até em mulheres com ciclo regular, porém se esse retardo se prolongar é melhor procurar um médico.
  • Cólica e inchaço do abdome: por causa das alterações no tamanho do útero você pode sentir esse desconforto e aumento da região abdominal.
  • Pequeno sangramento vaginal: é um sinal sútil, que às vezes pode ser confundido com a menstruação.
  • Crescimento, escurecimento e maior sensibilidade nos seios: em algumas mulheres estes sinais podem aparecer nas primeiras semanas, deixando suas mamas maiores, mais doloridas e com um tom mais escuro.
  • Sonolência: Mulheres realmente ficam mais sonolentas durante a gestação, devido às alterações hormonais e a uma canseira excessiva.
  • Cansaço: Qualquer atividade normal resulta em uma fadiga desproporcional, resultante também deste maior fluxo hormonal, desaparecendo normalmente após o terceiro mês da gravidez.
  • Náuseas e vômitos: Comuns nos primeiros três meses, tendem a ir desaparecendo nos meses seguintes. Por vezes esses primeiros sintomas são tão fortes, que impedem as gestantes de comer.

Outros primeiros sintomas de gravidez são:

  •  Prisão de ventre;
  •  Aversão a cheiros e alimentos;
  •  Desejos de diversas comidas (por vezes inusitadas);
  •  Aumento de gases intestinais;
  •  Dores de cabeça e tontura;
  •  Maior frequência urinária;
  •  Surgimento de espinhas e aumento da oleosidade da pele;
  •  Além das famosas variações de humor.

Importante ressaltar que você pode estar com alguns desses sintomas e não ser gravidez, por isso procure sempre um especialista para se informar.

Fique atenta: A gravidez ectópica, nome científico para a gravidez nas trompas, possui os primeiros sintomas semelhantes a uma gestação normal. Com o tempo eles se agravam, aumentando o sangramento vaginal, assim como a presença de uma grande dor abdominal ou pélvica, resultando em desmaios ou vertigens.

Apenas pelos sintomas é difícil de diagnosticar a presença de uma gravidez tubária, por isso consulte um médico para averiguar seu caso. Este tipo de gestação não pode seguir em frente, pois o feto em crescimento pode destruir várias das suas estruturas internas, colocando em risco sua fertilidade.

Existem indícios da gravidez antes do atraso menstrual?

Podem sim acontecer alguns sinais, mas bem sutis. Se você é uma mulher bem sensível e atenta ao seu corpo pode ser que reconheça alguns dos sintomas listados acima, principalmente inchaço e sensibilidade nos seios.

Há diferença nos primeiros sintomas de gravidez de gêmeos

Acredita-se que os sintomas da “gravidez normal” sejam mais intensos em mulheres que esperam múltiplos bebês. A explicação se dá porque essas grávidas contam com uma maior presença de hormônios em seu corpo.

Porém, para um resultado definitivo é necessário a realização de um ultrassom que confirme a presença de mais de um bebê no útero.

Caso apresente alguns destes primeiros sintomas de gravidez, agende um consulta, confirme sua gestação e comece seu pré-natal.

Para mais informações assista a este vídeo:

Não se esqueça de deixar seu depoimento e sua opinião nos comentários. Até a próxima!

 

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *