Tabela Chinesa: Saiba o sexo do seu bebê antes do exame

0
Tabela Chinesa: Saiba o sexo do seu bebê antes do exame

Apesar de já ter 700 anos, a tabela chinesa pode ser um método ainda desconhecido de muitas mulheres. Sambemos que é comum pais sofrerem com a ansiedade pela descoberta do sexo de seu bebê e ter que esperar pra fazer o exame que dirá se a futura mamãe espera uma menina ou um menino, nem sempre é fácil.

Alguns casais também usam a tabela para saber qual o melhor mês para engravidar de acordo com o sexo que desejam. Dizem que a tabela chinesa era uma metodologia utilizada pelos imperadores para que eles tivessem filhos homens e conseguissem assegurar a continuidade da sua linhagem real.

Existem pelo menos três versões sobre a origem da tabela chinesa. Mas todas as versões dizem que a sua eficácia pode chegar a 99%. Concordam também com a maneira que ela deve ser usada, que ensinaremos a seguir! Atualmente ela está exposta no Instituto de Ciências de Pequim.

Como funciona

A Tabela Chinesa funciona cruzando a idade lunar da mãe com o mês de concepção do bebê. Mas existem algumas particularidades que você deve considerar:

  • Idade Lunar: Idade que a mãe tinha quando engravidou +1. Se a mãe nasceu nos meses de Janeiro ou Fevereiro, deve considerar a sua idade mesmo. Então, se você nasceu em Abril e engravidou com 35 anos, sua idade lunar é 36. Mas se você tivesse nascido em Janeiro ou Fevereiro, sua idade lunar seria 35 mesmo. Isso se daria porque, segundo algumas fontes, na China consideram que o bebê já nasce com 1 ano e completa 2 anos no dia que comemoram o novo ano chinês, que costuma ser entre Janeiro e Fevereiro.
  • Se a mãe tiver nascido de um parto prematuro, deve considerar o mês que ela deveria ter nascido. Então, se ela nasceu em Janeiro de sete meses, tem que considerar que ela nasceu em Março, quando completaria os 9 meses de gravidez.
  • Depois de descobrir a idade lunar da mãe, basta cruzar na tabela chinesa com o mês que o bebê foi concebido. Depois ver se o quadrado correspondente na tabela é rosa (menina) ou azul (menino). Outra versão da tabela traz as letras H para sinalizar que será um homem e M para indicar que será uma mulher.

Tabela Chinesa

A tabela chinesa funciona?

Existem outras formas populares, para tentar descobrir o sexo do bebê. Analisar o formato da barriga; o tamanho da linha Alba (aquela linha escura que surge na barriga);  se a grávida tem mais desejos por doces ou salgados; se a pele ficou mais oleosa ou mais bonita. Existem várias outras crenças sem comprovação científica que são usadas para descobrir o sexo do bebê. Apesar de a maioria dos artigos que falam sobre o método da tabela chinesa dizerem que sua eficácia é de até 99%, algumas pessoas acreditam que seja apenas mais uma superstição ou simpatia. Como aquelas que nossas avós faziam antigamente. Como, por exemplo, ao mandar uma grávida escolher uma almofada pra sentar. Se ela sentasse na almofada com um garfo embaixo, o bebê era um menino, se sentasse na almofada com uma colher, seria uma menina.

Porque não é um método confiável

Um dos motivos que levaria à descrença no método é o fato de ser quase impossível saber o dia exato da concepção do bebê. O espermatozoide pode levar até 6 dias para fecundar o óvulo. Por causa diso quem tiver tido uma relação sexual na última semana do mês de Outubro poderá não saber dizer se o mês de concepção do bebê foi em Outubro ou Novembro, por exemplo.

Outro motivo também tem a ver com o espermatozoide. Ele carrega cromossomos X e Y e, portanto, é o “responsável” por definir o sexo do bebê. Se a tabela não considera nenhuma informação paterna, como seria possível adivinhar se é o espermatozoide X ou Y que vai fecundar o óvulo? O sexo do bebê origina do cruzamento do cromossomo X do óvulo + o cromossomo do espermatozoide. Se for X, nasce uma menina (XX). Se for Y, nasce um menino (XY). Como a tabela tem pelo menos 700 anos, ainda não existia essa informação, mas ainda hoje os chineses consideram que é a mulher que define o sexo dos bebês. Isso validaria a tabela. Mas como explicar gêmeos de sexos diferentes?

Tabela Chinesa

Testes de eficácia

Como esse método é muito popular, vários estudos científicos já foram feitos para tentar validar ou não a sua eficácia. Um importante teste foi realizado em 2010 na Suécia. Os pesquisadores trabalharam com dados colhidos de aproximadamente 3,4 milhões de pessoas que nasceram entre 1973 e 2006. Desses dados,  os considerados confiáveis foram de aproximadamente 2,8 milhões de casos. O estudo mostrou que a taxa de acerto desse método no grupo de dados confiáveis foi cerca de 50%. Essa a taxa de eficácia considerada para  testes que não são científicos.

Para os 50% das mulheres que o teste acertar, a tabela chinesa vai se mostrar eficaz. Mas para a outra metade, não. Então, se você quiser ter mesmo certeza antes de começar a pensar no nome, decorar o quarto ou comprar o enxoval, o melhor mesmo é esperar um pouco mais e utilizar métodos como o exame de sangue ou a ultrassonografia, na 8 ª  ou na 14ª semana da gestação, respectivamente.

Gostou da dica de hoje? Então deixe seu comentário!

 

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *