Benzetacil: O que é? Para que serve? Como tomar? Dói?

0
Benzetacil: O que é? Para que serve? Como tomar? Dói?

Existe um mistério que ronda o chamado benzetacil, um medicamento injetável que é utilizado em situações muito específicas, principalmente em infecções. Apesar dele ser muito falado e questionado, poucos sabem o que é de verdade esse remédio, para que ele serve, os seus efeitos colaterais e outras questões importantes.

Nos próximos tópicos você vai ter a oportunidade de conhecer a realidade a respeito do benzetacil. Leia com atenção todas as informações que serão escritas e tire todas as suas dúvidas!

O que é Benzetacil?

Benzetacil é o nome mercadológico dado a uma substância conhecida no meio científico como benzilpenicilina benzatina. Essa substância é um tipo de penicilina, um antibiótico muito forte que serve para tratar infecções, principalmente as causadas por bactérias.

O grande mistério que envolve o benzetacil é a respeito da dor causada por ele, mas isso tem uma explicação. A concentração da substância no medicamento é muito alta e isso faz com que o remédio seja mais pastoso e menos líquido, o que dificulta a injeção dele no corpo do paciente.

Além da dificuldade em aplicar o medicamento por conta da concentração da substância, essa quantidade exacerbada de penicilina causa dores fortes durante horas e até mesmo dias.

benzetacil

Para que serve?

O uso do benzetacil é em infecções bacterianas que podem atacar diversas partes do corpo. Ele é uma opção utilizada pelos médicos, quando a infecção já está bem avançada e precisa ser logo curada antes que se espalhe por outras partes do corpo.

As infecções que mais utilizam o benzetacil como tratamento são a amigdalite, a faringite, a laringite, a sífilis, doença renal, reumática, infecções do trato respiratório e outras.

O resultado do benzetacil é quase imediato, por isso vale a pena investir nesse tratamento para eliminar essas infecções médias para graves. Ele acaba em poucas horas com toda a infecção, por ser um medicamento bem forte, com a substância em alta concentração.

Quando tomar?

Se depender dos pacientes, não vai tomar nunca o benzetacil. Mas para a infelicidade geral quem decide isso é o médico. Infecções só podem ser tratadas com orientação médica, visto que é proibido no Brasil o uso de antibiótico sem retenção de receita.

O benzetacil é um antibiótico e ele não é receitado, normalmente. O paciente já toma a injeção ao fazer a consulta com o médico no hospital, no pronto atendimento e até mesmo em consultórios.

É o médico que vai definir se você deve ou não tomar o medicamento.

Bula

A bula do benzetacil mostra a quantidade de benzilpenicilina benzatina no medicamento, a posologia que é de acordo com a indicação médica e os efeitos colaterais do uso do remédio.

Por ser forte, o benzetacil não é sempre indicado e aplicado pelos médicos. Apenas após a realização de exames que o profissional observa se há necessidade do uso desse remédio ou se pode ser feito o tratamento com um antibiótico mais fraco.

Efeitos colaterais

O principal efeito colateral do uso do benzetacil é a dor. Dói muito, principalmente durante a aplicação do medicamento. A dor ainda persiste por cerca de 24 horas após o paciente ter tomado a injeção.

Mas não para por aí, é possível que a pessoa também tenha náuseas, diarreia, dor de cabeça, vômito e até mesmo sapinho ou candidíase. Há também algumas reações mais incomuns como urticária, erupções cutâneas, vermelhidão na pele, queda da pressão arterial e inchaço da laringe.

Age por quanto tempo?

O benzetacil é um medicamento que age bem rápido. Em poucas horas você já sente a diferença e a infecção sendo eliminada, principalmente quando se está com amigdalite, por exemplo, que fica mais fácil reconhecer a eliminação da doença.

Algumas doenças mais graves, como a sífilis, é todo um tratamento em volta dela, já que a sífilis não tem cura. O objetivo é aliviar os problemas e diminuir a infecção.

Mas em casos de doenças mais comuns, o resultado do uso do benzetacil é bem rápido.

benzetacil

Como aplicar?

Quem aplica  é o próprio médico ou enfermeiros do hospital que você foi atendido. Em tratamentos mais longos, como da sífilis, pode ser que o médico permita a aplicação em casa ou até mesmo em farmácia.

Mas o mais comum é ser feito apenas dentro do consultório ou do hospital.

A aplicação é feita nos glúteos, ou na lateral da coxa que fica na região dos glúteos também. Esse local é o escolhido por ser mais flácido, ter mais gordura e menos músculos.

Assim, a chance da agulha quebrar enquanto se aplica a injeção é bem menor.

Onde comprar?

O benzetacil vende em farmácias e drogarias com retenção de receita médica, mas o mais comum é você pagar pela aplicação já feita dentro do hospital ou consultório.

Benzetacil dói?

Dói bastante e o pior de tudo é que o paciente não pode contrair os glúteos, porque a agulha pode quebrar e vai ser necessário aplicar novamente o medicamento até que ele seja completamente injetado no seu músculo.

Após a aplicação, o local que foi injetado ainda dói por várias horas, até mesmo dias.

O benzetacil é uma solução prática, rápida e que resolve várias infecções com eficiência. Se tiver alguma dúvida sobre o medicamento, deixe o seu comentário aqui embaixo.

Aproveite e leia também o texto sobre Dor de garganta!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *