Coletor Menstrual: Veja as vantagens de abandonar o absorvente!

0
Coletor Menstrual: Veja as vantagens de abandonar o absorvente!

A mulheres a partir da Menarca até o momento da menopausa têm que conviver todos os meses com a menstruação. E o uso de absorventes pode ser um problema para muitas delas, que se sentem desconfortáveis, quem tem alergias ou até mesmo que não sentem que ele é higiênico. Pensando nisso, foi criado o coletor menstrual, que é um instrumento de longa durabilidade, reutilizável e que não provoca alergias, além de ser muito higiênico.

Muitas mulheres já aderiram ao uso desse produto e se você ainda não conhece ele e quer saber mais sobre como ele funciona, qual o preço e se vale a pena usar, continue lendo nosso artigo que vamos contar tudo pra você.

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um método que chegou para substituir o uso de absorventes, ele é feito em materiais como silicone ou borracha e tem uma durabilidade média de 10 anos. Muitas mulheres estão utilizando esse produto por ele ser considerado mais higiênico e não provocar desconforto ou alergias, além de poder ser reutilizado e assim ele também acaba sendo mais econômico.

Ele possui a aparência de um copinho e tem em diferentes tamanhos para que seja possível escolher um que se adapte melhor ao corpo de cada mulher, além disso ele é muito maleável, o que facilita a sua introdução no canal vaginal sem causar desconforto.

Como usar o Coletor Menstrual

O coletor menstrual deve ser utilizado diretamente no canal vaginal, assim como os absorventes internos, porém com a vantagem de não causar desconfortos e de não provocar alergias, além de ser mais fácil de retirá-lo. Porém nos primeiros usos pode ser que as mulheres ainda estejam se acostumando com ele e não consigam colocar da maneira correta. Mas se seguir algumas dicas simples é possível fazer isso sem problemas.

A primeira coisa a se fazer antes de usar o coletor Menstrual é lavar bem as mãos e só então pegar no produto. Você deve dobrar ele em formato de um “C” e depois, escolha uma posição confortável para poder colocar ele. Relaxe os músculos da vagina para que você consiga colocar o coletor sem dificuldades e vá introduzindo a parte arrendonda primeiro, ela é a que ficará dentro do canal vaginal e coletará a menstruação. Para ter certeza de que ele está inserido corretamente você pode pegar pela haste de retirar, devagar, e então girar o copinho, se isso for feito de maneira fácil é porque ele está no lugar e posição certa e você pode ficar tranquila que ele não irá te incomodar.

Como tirar o Coletor Menstrual

Um coletor menstrual pode ficar no canal vaginal até por 12 horas, porém médicos recomendam que ele seja esvaziado a cada 8 horas. Até porque cada coletor tem capacidade para 30 ml, então dependendo da intensidade do fluxo é necessário esvaziar até antes.

Para retirar o coletor o mais indicado é ir ao banheiro e sentar em um vaso sanitário. Puxe pela haste, mas sempre voltado para cima para evitar respingos. Esvazie o coletor e o higienize antes de colocar novamente.

Como lavar o coletor menstrual

Para higienizar o seu produto é recomendado que primeiramente seja feita a higienização das mãos. Depois você pode utilizar água e sabão neutros ou produtos antissépticos, que podem colaborar para evitar o aparecimento de doenças e infecções.

Preço do coletor menstrual

O Preço do Coletor menstrual pode variar de acordo com onde você irá comprar o produto e a marca, mas ele gira em torno de R$ 80 reais um kit com dois potinhos. Esse valor pode ser acima do valor de absorventes, porém é um valor único, uma vez que o coletor pode durar até 10 anos.

vantagens do coletor menstrualVantagens de utilizar o coletor menstrual

As principais vantagens de optar pelos coletores menstruais são:

  • Não causa alergias ou irritações
  • Não provoca cheiros
  • Mantem a umidade do canal vaginal
  • É reutilizável
  • É higiênico
  • Fácil de ser colocado e não provoca desconforto
  • Pode ser utilizado na piscina, nas atividades físicas sem vazar

Contraindicações para o uso do coletor menstrual

Apesar de ser um produto que é aprovado por quase todas as usuárias, o coletor menstrual não é indicado para mulheres em pós parto, virgens ou que tenham alguma deformidade anatômica no sistema reprodutor, como o septo vaginal. Em caso de dúvidas sobre utilizar o produto, consulte seu médico antes.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o coletor menstrual, nos deixe um comentário!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *