Ligadura de trompas: Engorda? Tem reversão? O que é? Dá pra fazer pelo SUS?

Ligadura de trompas: Engorda? Tem reversão? O que é? Dá pra fazer pelo SUS?

A ligadura de trompas, também conhecida como laqueadura, trata-se de uma cirurgia que tem como objetivo esterilizar a mulher para que ela não possa mais engravidar, sendo que esse procedimento é totalmente voluntário.

Durante essa cirurgia, as trompas são amarradas, ou até mesmo cortadas. Isso vai depender do parecer médico e faz com que o óvulo e os espermatozoides deixem de se encontrar. Atualmente existem dois tipos de ligadura de trompas, a vaginal e a abdominal.

A ligadura de trompas é considerada um método contraceptivo definitivo, por esse motivo é altamente indicado que a mulher faça uma análise mais cuidadosa antes de optar fazer esse método, pois a cirurgia não é um simples método contraceptivo, trata-se da esterilização da mulher.

O tempo de recuperação pode variar e pessoa para pessoa, e o mesmo vale para o tipo de anestesia que será usada, sendo que o mais recomendado é evitar qualquer tipo de atividade mais pesada nas primeiras 24hs a 48hs.

E para evitar que haja qualquer tipo de arrependimento, é comum que a pessoa precise esperar por pelo menos 60 dias entre a data do pedido até o dia da cirurgia, pois nesse intervalo, poderá fazer uma reflexão para ter a certeza que realmente essa é a melhor solução.

Vale lembrar que a laqueadura não altera de maneira alguma o ciclo menstrual, também não tem nenhuma influência na alteração dos níveis de hormônios, sendo que muitas vezes é possível afirmar que a ligadura de trompas ajude inclusive a diminuir os riscos de desenvolver um câncer de ovário. Vale lembrar que mesmo sendo um procedimento altamente seguro, o nível de falha é de 0,1 a 0,3 por 100 mulheres (taxa anual).

Ligadura de trompas faz engordar?

Outra preocupação muito recorrente de diversas mulheres é se a ligadura de trompas engorda. Especialistas costumam afirmar que ela não tem nenhuma ligação direta com qualquer órgão endócrino, e portanto, não tem influência de engordar, ou seja, o procedimento não possui nenhuma ligação com o metabolismo ou qualquer outro fator relacionado ao aumento da gordura do corpo.

O que pode acontecer é que após a ligadura de trompas haja algum tipo de alteração nos hormônios, mas isso é algo bem raro de acontecer, portanto, quem optar por fazer esse procedimento pode ficar tranquila com relação a essa questão.

laqueadura

Por se tratar de uma cirurgia relativamente cara, a ligadura de trompas poderá ser realizada pelo SUS, sendo que as interessadas em fazer esse procedimento pelo governo precisam ter no mínimo 25 anos, ou possuir pelo menos dois filhos.

O primeiro passo é se dirigir até o posto mais próximo e conversar com a equipe médica que estiver de plantão. Após esse momento é necessário preencher um questionário, essa é a forma encontrada para que a mulher tenha a certeza de estar fazendo a melhor escolha, em seguida é só aguardar o período estipulado que é de 60 dias.

Se após esse período a mulher continuar com a vontade de realizar a ligadura de trompas, ela será encaminhada para o hospital público mais próximo, onde uma data será escolhida para fazer a cirurgia.

O principal motivo para toda essa preocupação na hora de fazer a ligadura de trompas é que algumas vezes ela não é reversível, tudo vai depender da técnica usada pelo profissional, a lesão que foi causada nas tubas durante o processo, e há quanto tempo ela foi realizada, todos esses fatores juntos acabam por definir se existe ou não a possibilidade de reversão.

Os exames utilizados na hora de verificar se a ligadura de trompas é reversível são histerossalpingografia (HSG), videolaparoscopia, ultrassonografia transvaginal, histeroscopia, sendo que as chances de reversão são maiores quando as tubas não tiverem nenhum tipo de lesão, e o tempo for inferior a cinco anos desde a última cirurgia.

Ligadura de trompas pelo umbigo

A Ligadura de trompas pelo umbigo é um dos procedimentos mais utilizados, e é realizado por uma pequena abertura feita na parede do abdômen, sendo que a incisão feita no umbigo é de aproximadamente 0,1cm. Esse tipo de ligadura de trompas é muito popular por não deixar grandes cicatrizes no local, favorecendo portanto a estética, mas o resultado final continua sendo o mesmo dos utilizados em outras modalidades.

Quanto custa fazer a ligadura de trompas?

Para aquelas mulheres que por alguma razão não conseguirem agendar um horário pelo SUS para fazer a cirurgia de ligadura de trompas poderão realizá-la em hospitais particulares, porém, o preço de uma cirurgia de ligadura de trompas preço não é algo muito acessível.

Os hospitais chegam a cobrar entre R$ 1.500 a R$ 4.000 pela cirurgia de ligadura de trompas, não existe uma tabela fixa, e esse preço pode variar de acordo a cidade ou região em que a paciente se encontra.

O tempo de duração da cirurgia de ligadura de trompas é de 30 a 40 minutos, no caso da laqueadura sem corte, esse tempo é reduzido para cinco minutos e se for realizada juntamente com a cesárea o médico tende a demorar apenas três minutos, pois o abdômen da paciente já está aberto.

Confira neste vídeo os prós e os contras de optar pela laqueadura:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...