Menstruação atrasada: Será que estou grávida? O que pode ser?

0
Menstruação atrasada: Será que estou grávida? O que pode ser?

A menstruação incomoda muito as mulheres, mas quando ela atrasa, o incômodo e a preocupação podem ser muito maiores (principalmente se você está em dois grupos específicos: o das mulheres que estão tentando engravidar ou o das mulheres que não querem engravidar agora / nunca), e talvez por isso você tenha chegado até esse artigo.

É  importante você saber que o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao dia que a mulher menstrua de novo (quando começa um novo ciclo). O ciclo menstrual pode durar de 21 a 40 dias, e se o seu ciclo é regular e você está com a menstruação atrasada, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é a possibilidade de uma gravidez, mas este não é o único motivo para fazer a menstruação não “descer” no dia certo.

A menstruação atrasada pode ter motivos emocionais, hormonais e físicos, e até mesmo ser sintoma de algum problema de saúde. Veja mais informações a seguir.

Será que estou grávida?

A menstruação atrasada é um dos sintomas da gravidez, mas não é o primeiro sintoma que você deve observar, e nem sempre significa que você esteja grávida, ou seja, querendo ou não ser mamãe agora, tente manter a calma e observar outros fatores antes de comemorar ou entrar em desespero.

Um estudo mostra que 1/3 das grávidas apresenta pequenos sangramentos de escape no primeiro trimestre de gestação, fazendo com que as mulheres grávidas achem que a sua menstruação está vindo normalmente, então, o recomendado é fazer logo o teste de gravidez (de farmácia ou de sangue) já com uma semana de atraso para eliminar as dúvidas e saber se está grávida ou se a menstruação está atrasada por um dos motivos que citaremos a seguir.

menstruação atrasada

Se eu não estiver, o que pode ser o atraso da menstruação?

A menstruação atrasada pode ser causa de vários fatores. Veja a seguir:

Estresse e ansiedade:

O emocional pode influenciar diretamente no seu ciclo menstrual, e se você estiver ansiosa para engravidar, ou com medo de a menstruação atrasar por causa da falha ou esquecimento de algum método contraceptivo (como camisinha ou anticoncepcional), ela pode atrasar, e é comum que ela “desça” assim que você faz o exame e vê que não está grávida, e fica aliviada.

Interrupção da pílula anticoncepcional:

Se você parar de tomar a pílula ou esquecer de tomar por mais de 3 dias, pode acontecer um pequeno escape ou entrar em amenorreia e ficar alguns meses sem ovular após a interrupção do anticoncepcional, voltando a menstruar e ovular normalmente depois de algum tempo.

Doenças:

Viroses comuns, como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem ser suficientes para atrasar a menstruação por alguns dias. Problemas na tireoide, como uma tireoide que funciona mal (hipotireoidismo) ou que funciona em excesso (hipertireoidismo) também podem causar alterações no ciclo menstrual e inclusive causar amenorreia. Mulheres com SOP (síndrome dos ovários policísticos) também apresentam frequentemente menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.

Uso de medicamentos:

Alguns medicamentos (como corticoides, antidepressivos, quimioterapia, e outros) também podem influenciar no ciclo hormonal, e desregular a sua menstruação.

Mudanças no peso corporal:

Engordar muito ou perder muito peso em um pequeno espaço de tempo também pode desregular o seu ciclo e fazer a menstruação atrasar.

Chás para fazer a menstruação descer

Para ajudar a menstruação a descer, você pode tomar alguns chás, como o chá de angélica, chá de agoniada, chá de arruda ou chá de canela.

A forma de fazer cada um deles é a mesma, deixando uma pequena porção em água fervente para a infusão e tomando o chá ainda quente ou morno, três vezes ao dia.

Mesmo sendo naturais, é importante ter descartado a possibilidade de uma gravidez antes de tomar esses chás para fazer a menstruação descer, pois algumas ervas, como a arruda, são abortivas e devem ser evitadas caso a menstruação atrasada seja sintoma de gravidez.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

Como regular a menstruação atrasada

Além dos chás que já citamos, se a causa do atraso for apenas hormonal, o tratamento com medicamentos anticoncepcionais ou reguladores de menstruação podem resolver o problema. Se você estiver tentando engravidar, o indicado é usar um medicamento que regule a menstruação sem impedir que a ovulação aconteça, como a Cicloprimogyna, Ultrogestan ou Evocanil.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *