Ácaros: Saiba o que são e como evitá-los AGORA MESMO!

0
Ácaros: Saiba o que são e como evitá-los AGORA MESMO!

Pequenos no tamanho e horríveis quando observados através de microscópio, os ácaros são organismos vivos comumente presentes no nosso dia a dia.

Sendo impossível eliminá-los totalmente da nossa vida, diminuir a sua quantidade pode ser muito benéfico à saúde.

Abaixo você confere um pouco mais sobre esses bichinhos asquerosos e aprende algumas maneiras de diminuir a sua incidência nos seus ambientes de rotina.  Vamos conferir?

O que são?

Ácaros são uma espécie de aracnídeo em forma reduzida, com características comuns aos outros tipos da espécie, 4 pares de patas e presença de prosoma e abdômen.

Existem milhares de espécies de ácaros e a sua maioria possui tamanho menor que 1mm.

Com sua formação iniciada através de ovos, os ácaros podem sobreviver em ambientes secos e úmidos, sendo sua proliferação estimulada por ambientes escuros e abafados.

Como existem milhares de espécies de ácaros, eles se diferenciam em duas categorias quando relacionados a doenças, os que são parasitas dos humanos e os que são parasitas apenas da própria natureza, não causando danos a nós.

ácaros

Doenças causadas por ácaros

Dependendo do tipo de ácaro ele pode ocasionar diversos problemas de saúde aos humanos, quando em contato com a pele ou aparelho respiratório.

Nesses casos os ácaros são parasitas humanos e devem ser combatidos.

Os ácaros podem causar:

  • Rinite

Pessoas que sofrem de rinite alérgica tendem ter crises mais frequentes em ambientes em que há a presença excessiva desse parasita. Por ele em si e seus dejetos serem muito leves, podem ser transportados pelo ar, penetrando nas vias respiratórias.

  • Asma alérgica 

Sendo o principal fator alérgico que desencadeia a asma, os ácaros são vilões perigosos para quem sofre de asma alérgica. Devendo nesses casos os cuidados serem redobrados no controle desse agente.

  • Dermatite

A dermatite é outra doença que pode ser ocasionada por ácaros, quando esses bichinhos se proliferam na pele podem causar erupções cutâneas, vermelhidão e coceira excessiva.

  • Conjuntivite

A conjuntiva, nome dado a mucosa que reveste o nosso olho, pode ser inflamada quando em contato com ácaros. O problema causa vermelhidão nos olhos, coceira, inchaço e fotofobia.

  • Ácaros nos colchões

Um local em que há a presença excessiva de ácaros, quando não tomados os devidos cuidados, são os colchões. Devido ao fato de serem estruturas que ficam cobertas por varias camadas de tecidos, estimulam a proliferação desse aracnídeo.

Para tentar diminuir a proliferação desse agente nos colchões, algumas dicas devem ser seguidas: Limpe o seu colchão regularmente com um aspirador de pó e evite deixar que ele fique coberto durante todo o dia, liberando-o em um período para que ventile e fique em contato com a luz.

  • Na pele

Quando em contato com a pele, os ácaros podem causar diversos tipos de infecções cutâneas atópicas. Essas infecções podem vir acompanhadas de inchaço, vermelhidão, erupções e coceira que não cessa.

Tipos de ácaros

Como já citado nesse texto, existem milhares de tipos de ácaros, porém alguns são mais comuns no nosso dia a dia.

Confira os tipos de ácaros mais comuns:

  • Acarus Siro: Espécie freqüente em produtos armazenados por muito tempo como cereais, legumes e sementes. Pode causar alergia quando em contato ou inalado.
  • Blomia Tropicalis (Oshima): Muito abundante em regiões tropicais ou semi tropicais, sua incidência ocorre em produtos armazenados e na poeira. É o principal causador da asma, rinite e dermatite atópica.
  • Dermatophagoides farinae (Hughes): Muito comum e abundante no interior das casas, estando presente em carpetes, colchões e roupa de cama. É a segunda espécie mais abundante globalmente e pode causar diversos tipos de alergias.
  • Dermatophagoides pteronyssinus (Trouessart): É a espécie mais comum de ácaros e seu alojamento ocorre principalmente no interior dos domicílios,sendo causador de alergias e infecções cutâneas.

ácaros

Como evitar

Evitar totalmente os ácaros é tarefa quase que impossível, durante sua rotina diária, vez ou outra você será exposto a esses minúsculos aracnídeos.

Porém você pode tomar alguns cuidados:

  • Lave sua roupa de cama com freqüência e uma vez ao mês com água quente.
  • Deixe a sua casa o mais arejada possível, mantendo janelas e portas abertas durante o dia.
  • Aspire seu colchão com aspirador de pó freqüentemente.
  • Exponha suas roupas de cama ao sol por pelo menos 1 hora diariamente.
  • Uma vez por mês coloque suas roupas de cama em sacos plásticos e as congele por pelo menos 8 horas.

Como eliminar

Eliminar os ácaros é tarefa impossível, independente dos nossos hábitos eles estarão presentes no dia a dia. Porém existe uma receita que lhe ajudará a eliminar grande parte deles.

A receita é a seguinte:

200ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água, aplique a mistura nos colchões, carpetes, roupa de cama, sofás e demais tecidos da casa com ajuda de um spray, esponja ou escovinha.

E ai gostou do assunto? Que tal ler o texto sobre Gripe? Está cheio de informações para você cuidar da sua saúde!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *