Ácido Fólico: Conheça os benefícios dessa vitamina e onde encontrar-la!

0
Ácido Fólico: Conheça os benefícios dessa vitamina e onde encontrar-la!

O Ácido Fólico é uma vitamina do complexo B, a vitamina B9 para ser mais exato. Ela é encontrada naturalmente nos alimentos e é chamada de folato, porém o ácido fólico é a forma sintética de consumir ela, que está presente no geral em medicamentos e suplementos vitamínicos. Uma vez que é necessário ter bons níveis de ácido fólico no corpo para que ele funcione de maneira correta.

O que é o Ácido Fólico

A vitamina B9 é um vitamina solúvel em água e que pode ser encontrada facilmente em diversos alimentos que consumimos diariamente e também nos suplementos de vitaminas. Ele é importante para o bom funcionamento geral do corpo e é recomendado para pessoas de todas as idades, de preferência pelos alimentos. Mas crianças e mulheres que desejam engravidar ou que estão grávidas acabam tendo que tomar a suplementação vitamínica para poder potencializar seus benefícios.

O Ácido Fólico faz engordar?

Muitas pessoas têm o medo de utilizar suplementos de vitaminas, como o ácido fólico, e acabar engordando. Mas a boa notícia é que não existem provas concretas de que o consumo desse nutriente leve ao aumento de peso, assim como também não é comprovado que ele ajude no emagrecimento, uma vez que ele não é receitado para ser consumido com esse objetivo. Ainda assim, entre seus efeitos colaterais estão o aumento ou perda de peso. Mas isso varia de pessoa a pessoa e de como o seu organismo reage a suplementação.

Por isso não utilize o ácido fólico com esses objetivos, pois os resultados podem não ser os esperados.

alimentos com ácido fólicoBenefícios do Ácido Fólico

O Ácido Fólico, assim como a maioria das vitaminas, traz muitos benefícios para o corpo, tanto de maneira interna, no funcionamento do organismo, quanto externamente. Por isso é sempre recomendado consumir vitaminas em quantidades satisfatórias.

Essa vitamina de maneira específica possui muitos benefícios, principalmente para grávidas, pois ele ajuda a evitar má formação do bebê. Mas além disso ele também é benéfico para:

O cérebro

Ele ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do feto e também no fortalecimento do cérebro, ajudando a ter mais concentração e foco. Além disso, essa vitamina pode ajudar a evitar doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

Sistema imunológico

O ácido Fólico atua na melhora do sistema imunológico, evitando o aparecimento de doenças e nos deixando mais resistentes, além de proteger o organismo.

Sistema cardiovascular

Atua na melhora do coração e de todo o sistema cardiovascular no geral, principalmente quando é utilizado em conjunto com a vitamina B12, quando ajuda a diminuir a ocorrência de doenças do coração e ajuda a diminuir o mau colesterol.

Unhas, cabelos e pele

O ácido fólico também atua na melhora das unhas, que se tornam mais resistentes e menos quebradiças, na saúde do cabelo que para de cair e tem o crescimento estimulado e para uma pele mais bonita, jovem, sem flacidez e com menos manchas.

Ácido fólico para Grávidas

Como dissemos um dos benefícios do ácido fólico é para as grávidas, pois ele ajuda a evitar má formação do feto, além de atuar também no seu desenvolvimento. Por isso, mulheres que desejam engravidar são recomendadas a tomar a suplementação de ácido fólico mesmo antes da gravidez, pois assim elas já melhoram a saúde de seu organismo para quando estiverem grávidas.

Durante a gravidez a suplementação continua sendo feita para que a vitamina que é passada da mãe para o bebê atue na boa formação dele e ajuda no desenvolvimento dos sistemas nervoso e imunológico.

ácido fólico para grávidasÁcido fólico para homens

Muito se ouve sobre as mulheres utilizando o ácido fólico para poder ajudar a engravidar e no desenvolvimento do feto. Porém os homens também podem e devem fazer consumir essa vitamina, pois ela ajuda a aumentar a fertilidade, assim quem está tentando engravidar aumenta as suas chances. O homem consumindo o ácido fólico também contribui para que o feto não tenha alterações cromossômicas.

Sem contar que a vitamina B9 traz muitos benefícios para o organismo, tanto de homens quanto de mulheres, então os homens podem sim fazer uso desse nutriente sem problema algum mesmo que não estejam tentando ter um filho no momento.

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios do ácido fólico para a saúde, nos deixe um comentário!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *