Alimentos para baixar a pressão: Veja nossa lista com os melhores!

0
Alimentos para baixar a pressão: Veja nossa lista com os melhores!

A pressão alta é caracterizada por ser uma doença muito popular onde o sangue flui através dos vasos sanguíneos e nas artérias com pressões mais elevadas do que o habitual. Ao menos uma pessoa morre a cada dois minutos no Brasil relacionadas a doenças cardiovasculares. A hipertensão é uma doença muito argilosa, pois os seus sintomas podem permanecer durante anos sem dar nenhum sinal. Quando detectada precocemente ela pode ser tratada de uma forma mais simples sem que seja preciso adotar medidas drásticas. Para auxiliar as pessoas no tratamento da pressão alta, foram feitas pesquisas que enfatizam o uso de certos alimentos que ajudam reduzir a pressão dos vasos sanguíneos e artérias. Separamos uma lista com os principais alimentos para baixar a pressão.

Alimentos para baixar a pressão

Veja aqui algumas dicas de alimentos que podem te ajudar a controlar sua pressão:

Suco de beterraba

Estudos realizados por cientistas de uma Universidade do Reino Unido, revelaram que a beterraba é uma ótima aliada no tratamento da pressão alta. Entre os quinze pacientes que participaram dessa pesquisa, todos os que ingeriram 250 mililitros de suco de beterraba tiveram a pressão sistólica (se trata da pressão no momento da contração do coração, causando o impulso do sangue para as artérias) cair aproximadamente 10 mmHg (milímetros de mercurio).

O paciente também tem a opção de realizar outras formas de utilização da beterraba, entre eles pode ser feito o uso em sanduíches e saladas. Dê preferência em consumir o alimento cru, pois quando consumida na forma cozida a beterraba sofre perdas nutricionais.

Alimentos para baixar a pressão soco de berraba

Clara de ovo

A clara do ovo está entre os alimentos para baixar a pressão é um alimento que não possui colesterol, além disso a clara de ovo possui boas doses de um peptídeo ( são biomoléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos através de ligações peptídicas) capaz de eliminar uma enzima  que tem como objetivo a formação de  angiotensina, substância que favorece para o estreitamento dos vasos e consequentemente o aumento da pressão. A clara do ovo seria uma assimilação do medicamento captopril, porém ainda estão sendo realizadas pesquisas para o aprimoramento deste alimento.

Contudo os pacientes podem fazer receitas utilizando os ovos, um exemplo interessante e elaborar um ovo mexido somente com as claras. Mas não exagere no consumo pois quando consumido em excesso pode sobrecarregar os rins.

Alimentos para baixar a pressão clara de ovo

Salmão

Alguns  mariscos e peixes são excelentes fontes de potássio. O recomendável segundo os nutricionistas é consumir de forma grelhada ou assada. O salmão também possui diversos elementos que são bons para saúde, como por exemplo os ácidos graxos, ômega 3, antiinflamatório, sendo que eles ajudam a regular os níveis de colesterol sanguíneo consequentemente evitando doenças cardiovasculares.

Alimentos para baixar a pressão salmão

Chá-verde

O chá-verde é uma bebida rica em polifenóis o qual é grande defensor contra a hipertensão. Porém existem algumas recomendações que devem ser tomadas, para pacientes que são muito sensíveis à cafeína ou substância do chá verde deve evitar o seu consumo. Pode ser consumido quente ou gelado.

Uva-passa

A uva-passa e um excelente alimento que ajuda na redução na pressão de pessoas pré-hipertensas. Isso ocorre devido aos polifenóis, antioxidantes que podem ser encontrados na casca do alimento. O recomendado é consumir uma colher de sopa de uva-passa.

Alimentos para baixar a pressão uvas passas

Chocolates

Segundo estudos realizados pelo Instituto Nacional de Medicina Integrativa em Melbourne na Austrália, o chocolate detém uma substância chamada de flavonoides, elas são responsáveis pela formação de óxido nítrico, que por sua vez atua como relaxante dos vasos sanguíneos, protegendo assim o coração e evitando o aumento da pressão arterial.

Alimentos para baixar a pressão chocolate

Nozes

O uso de nozes e outras oleaginosas como amêndoas e avelãs auxiliam bastante na diminuição pressão arterial. Isto ocorre devido a grandes concentrações de polifenóis e de ácido alfa linolênico.

Alimentos para baixar a pressão nozes

Iogurte Natural

O iogurte é uma opção  de alimento que fornece 49% de cálcio, 12% de magnésio e 18% de potássio. Além de ser consumido no café da manhã, ele também pode ser empregue em molhos para carnes, coberturas ou como molho de salada misturados a outros ingredientes.

Alimentos para baixar a pressão iogurte natural

Brócolis

O brócolis fornece em média 6% de cálcio, 8% de magnésio e 14% de potássio quantidade primordial para uma pessoa. Ele é rico em fibras, com isso ele ajuda na saciedade diminuindo o apetite. Pode ser consumido em forma de saladas ou como parte de acompanhamento de carnes e massas.

Alimentos para baixar a pressão brocolis

Ficou alguma dúvida sobre alimentos para baixar a pressão então nos conte nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *