Artrose: Descubra o que é, quais as causas e o sintomas da doença!

0
Artrose: Descubra o que é, quais as causas e o sintomas da doença!

Causada por um desgaste nas articulações, a artrose é muito incômoda para quem a possui. As dores são intensas, podendo causar até mesmo dificuldade de locomoção. Quer entender melhor essa doença? Confira neste post as informações que reunimos aqui sobre ela.

O que é Artrose?

Para entender o que é artrose, primeiramente você deve entender minimamente a anatomia das articulações. O final dos ossos, onde se localizam as articulações, são compostos por uma superfície lisa, chamada de cartilagem.  Essa cartilagem ajuda o osso a deslizar quando realizados os movimentos do corpo. Além da cartilagem, nas articulações também se encontram ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.  A doença se caracteriza pelo dano a essa cartilagem, com o tempo ela pode ir se desgastando e causar o atrito entre os ossos, gerando dor ao se movimentar.

Quais os Sintomas?

A artrose possui sintomas que se desenvolvem durante a vida toda, podendo o dano a cartilagem nas fases iniciais não causar nenhum desconforto. Porém, quando o dano já é mais avançado, a tendência é ir aumentando os sintomas.

Os sintomas da artrose podem causar:

  • Dor: Localizada na articulação especifica onde se encontra o problema, a dor piora quando a pessoa realiza muitos movimentos com a área afetada. Nas etapas iniciais, a dor pode ser ausente quando a pessoa se encontra em repouso. No caso da artrose, a dor não é acompanhada de inchaço ou vermelhidão. Ela é estritamente causada pela fricção de um osso com o outro, não havendo inflamação da região afetada.
  • Endurecimento das articulações: É mais comum durante os períodos diurnos ou então quando a pessoa passa muito tempo parada, isso porque nessas condições a articulação tende a enrijecer devido a falta de movimentos. Porém muito movimento também não é uma coisa benéfica, se exposto a grandes esforços físicos, a pessoa que possui o problema pode ter seu quadro de dor agravado.
  • Barulho ao se movimentar: Conforme o grau da doença vai aumentando, é possível notar sons vindos da articulação ao se realizar movimentos normais. Esses sons soam como estalos e são causados pela falta de cartilagem nas extremidades dos ossos.
  • Endurecimento das juntas: Essa condição é causada nos ossos maiores e em fase em que a doença já esteja em estado avançado. Apenas passando os dedos na área afetada é possível sentir uma protuberância rígida permanente sob a pele.

mulher com artrose no quadril

Tratamentos

Infelizmente não existe um tratamento que vá curar o problema da artrose, o que pode ser feito é administrar a dor, evitando esforços e movimentos que possam causar estresse às articulações, piorando o quadro da doença.  Outro tratamento bastante recomendável nos casos  é a realização de fisioterapia. A fisioterapia ajuda a evitar o enrijecimento das articulações, trabalhando a capacidade de mobilidade, não a deixando ser muito reduzida.  Outros tratamentos com injeção de cortisona ou soluções lubrificantes, aplicadas diretamente dentro das articulações, são recomendáveis em casos mais graves, onde a artrose já tenha causado sérios danos aos ossos e/ou cartilagens.

Artrose tem cura? 

Como citado anteriormente, esse problema não tem uma cura definitiva. Porém você pode melhorar a sua qualidade de vida administrando os problemas de enrijecimento das articulações e dores causadas pelo problema.

Ao procurar um médico especializado, ele irá indicar o melhor tratamento e os remédios mais eficazes para minimizar as intensas dores causadas pela artrose.

mulher com artrose na coluna

Quais as causas?

A principal causa da artrose é o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades do ossos e esse desgaste é notado com maior freqüência em pessoas que já possuem idade avançada.  Porém pessoas jovens também podem desenvolver o problema. Abaixo você confere algumas outras possíveis causas da artrose, que não o envelhecimento:

  • Hereditariedade: pode aparecer devido à origem hereditária, isso é o que aponta diversos estudos com adolescentes que apresentam esse problema.
  • Obesidade: A obesidade pode causar um desgaste maior e mais rápido das articulações. Devido ao sobrepeso, as articulações são expostas a uma maior pressão, aumentando o risco de haver desgaste da cartilagem e por conseqüência a artrose.
  • Desordens hormonais: Foi notado um maior número de casos em pessoa que estão passando por alguma desordem hormonal, como é o caso da menopausa.
  • Ambiente: Além das causas internas, existem fatores externos que podem causar a artrose, como exemplo o caso de pessoas que passam muito tempo dirigindo, a doença pode atacar a coluna cervical ou a lombar.

Gostou das nossas dicas e informações? Esse post te ajudou de alguma maneira? deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *