Azia: Saiba as causas e como evitar a sensação de queimação!

0
Azia: Saiba as causas e como evitar a sensação de queimação!

A Azia é uma sensação incômoda de queimação que acontece um pouco depois das refeições. Ela acontece no esôfago e faz com que o suco gástrico suba para a garganta. Existem algumas maneiras de evitar essa sensação e também de tratar ela, para que naõ seja algo recorrente.

Se você deseja saber sobre as causas, tratamentos e fatores de risco para o aparecimento da Azia, continue lendo nosso artigo que vamos explicar para você.

O que é Azia e como ela surge?

A azia é uma dor parecida com uma queimação que acontece no peito, garganta e pescoço. Essa é uma situação que pode ser ocasional, causada por algum alimento ingerido, ou frequente que acontece por causa de diversos fatores, que incluem a má alimentação regular, sedentarismo e até outras doenças como a gastrite.

Quando a Azia se torna algo frequente ela pode atrapalhar a qualidade de vida dos pacientes, pois muitas pessoas que sofrem dessa mal não conseguem desempenhar bem sua funções quando estão sentindo as dores de queimação.

A quantidade de pessoas que tem esse problema é alto, pois por não se tratar de uma doença, propriamente dita, muitas pessoas não procuram o tratamento correto para esse mal, e acabam piorando os sintomas e os episódios de azia começam a ficar cada vez mais recorrentes. A melhor solução é buscar maneiras de evitar a Azia, o que pode ser feito com e sem medicamentos, como veremos mais adia

Sintomas da Azia

O principal sintoma  é a sensação de queimação, ela aparece logo após as refeições, geralmente um ou duas horas depois. Essa sensação pode durar alguns minutos ou algumas horas, não é possível precisar a duração, pois isso é que em muitos casos ela provoca outros problemas para quem sofre de azia, como perda da qualidade de vida e atrapalhar em sua produtividade e concentração.

Outro sintoma da azia é a sensação de estar cheio, mesmo quando se come pouco, essa sensação vem logo após a alimentação e logo em seguida é acompanhada pela queimação. Na maioria das vezes as pessoas que tem azia também tem gastrite, que é a inflamação do estômago e a níveis descontrolados de ácido gástrico no organismo.  Pacientes quem têm Azia também podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Tosse e crise de asma
  • Dores fortes no peito
  • Diminuição do esôfago.
  • Sensação de inchaço na barriga

Causa

A principal causa quando o a faixa do esôfago não fecha direito após as refeições para a digestão e assim provoca o refluxo do ácido digestivo e então a sensação de queimação pelo peito, garganta e pescoço. Determinados alimentos também são fatores que contribuem para o aparecimento da Azia como alimentos gordurosos, frituras, chocolate, café, refrigerantes, álcool, frutas cítricas, sucos de laranja e limão e outros alimentos.

Quem já tem problemas de gastrite e azia, deve evitar ou diminuir o consumo desses alimentos pelo menos durante o período de tratamento.

Tratamento

O tratamento acontece de maneira simples, que pode ser com medicamentos ou apenas com mudanças na alimentação, dependendo da frequência da queimação.

Para não ter danos maiores e para que uma simples Azia não se transforme em algo muito maior é necessário procurar um médico assim que tiver os principais sintomas dessa problema. Apenas o médico poderá saber o tratamento correto para você, uma vez que cada pessoa reage as medicações de uma maneira.

Em alguns casos é necessário fazer uma endoscopia para poder saber se é apenas azia ou algo a mais que está provocando as queimações e a partir dai começar um tratamento. Os remédios mais utilizados para tratar esse problema são o omeprazol e o pantoprazol, que ajudam a aliviar a sensação de queimação. Além disso, é necessário mudar a alimentação, optando por alimentos mais saudáveis e que não causem queimação.

azia

Vencendo a Azia

Se você se ver livre de umas vez por todas desse mal, conheça o programa Vencendo a Azia, que tem todas as informações e um método inovador para poder acabar de uma vez por todas com esse mal. Clique abaixo e conheça esse programa e todos os benefícios que ele pode trazer para você.

Fatores de risco

Existem alguns fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento frequente dela, o excesso de peso e alcoolismo são alguns deles. Além disso, o sedentarismo, a gravidez e até mesmo o uso excessivo de medicamentos pode causar a Azia.

Esse problema é algo que tem cura, desde que se procure um médico no momento certo para iniciar o tratamento correto e evitar que se torne um problema maior.

Se você ainda tem dúvidas sobre a Azia e seu tratamento, nos deixe um comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *