Caxumba: Como se pega? Tem tratamento? Caxumba é uma doença grave?

0
Caxumba: Como se pega? Tem tratamento? Caxumba é uma doença grave?

A caxumba é uma doença que faz parte do imaginário da população brasileira, por conta de algumas histórias que podem ser verdadeiras ou não. Se você tiver caxumba e correr, pular, brincar, corre o risco dela descer para os testículos e te deixar infértil? Essa é provavelmente a principal dúvida entre os homens que contraem a enfermidade.

Nos tópicos a seguir você vai ter a resposta sobre essa e outras várias perguntas que explicam o que á caxumba de verdade, as suas causas, seus sintomas e tratamentos. Leia tudo com bastante atenção e tire todas as suas dúvidas!

O que é?

A caxumba é uma infecção causada por vírus. Ela ataca as glândulas salivares, principalmente de crianças e adolescentes e, se não tratada, pode causar alguns problemas mais graves. Apesar disso, no mundo atual, só tem caxumba quem não se cuida. A enfermidade é facilmente evitável, basta que a criança esteja com o seu cartão de vacinação atualizado, ou seja, tenha tomado as doses da tríplice viral.

O maior problema da caxumba é quando ela ataca na fase adulta. Isso porque após a puberdade, o vírus se instala em outras partes do corpo e pode causar problemas mais graves, como a infertilidade, surdez, aborto e pancreatite. Isso tanto em homens, quanto em mulheres.

Causas

A infecção por caxumba é via aérea respiratória, ou seja, ela se pega pelo ar ao ter contato com alguma pessoa que esteja com o vírus. É muito raro, quase impossível, que alguém vacinado contraia a doença. Por isso, a vacinação é primordial, se você não quiser correr o risco de ter caxumba em algum momento da sua vida.

É comum que as pessoas se infectem com a caxumba em locais fechados e com muita movimentação de pessoas, como escolas, hospitais, presídios, ônibus, entre outros. Isso porque ela é uma doença altamente contagiosa e esse contagio é feito pelo simples e essencial fato de respirar.

Sintomas

O principal sintoma da caxumba é o aparecimento de um inchaço na região do pescoço, causado pela infecção nas glândulas salivares. Junto disso, uma febre bem forte que é super comum em pacientes com essa doença.

Além desses dois sintomas principais, os pacientes com caxumba têm calafrios, dores de cabeça, dor ao comer e fraqueza na mandíbula. Em adolescentes e adultos pode ocorrer a inflamação e o inchaço dos testículos em homens e o inchaço dos ovários em mulheres. Em ambos os casos pode ter como consequência a infertilidade.

Nos homens, a probabilidade da caxumba atacar os testículos é de 30%. Já nas mulheres, a doença pode infectar os ovários em 5% dos casos.

Outros sintomas também podem aparecer após duas semanas com a doença: perda de apetite, dor na garganta, náusea, vômito, mal-estar e dor no pescoço.

tratamento para caxumba

Como é o tratamento para caxumba?

As infecções virais são mais difíceis de terem medicamentos que apontem a cura delas. O mais comum é tratar os sintomas e esperar para que o próprio corpo elimine a infecção. Com a caxumba ocorre exatamente dessa maneira, ela tem cura, mas você toma medicamentos para os sintomas e também para agilizar essa eliminação natural feita pelo corpo humano.

Os médicos especialistas indicam o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos, além de medicamentos com base em metais nobres, como o cobre, o ouro, zinco e a prata, que ao entrar em contato com as glândulas salivares auxiliam na destruição do vírus dentro do organismo humano.

Cuidados. O que não pode fazer?

É preciso que o paciente fique em repouso, longe de lugares com muita gente e faça uso de bolsas de água quente ou fria na parte inchada, alimente-se de forma saudável e beba bastante água. No caso de inflamação nos testículos é indicado o uso de um suspensório que alivia a dor no saco escrotal.

Tudo que for contra os hábitos saudáveis deve ser evitado. Ou seja, a pessoa tem que se alimentar bem, beber bastante água e dormir a quantidade de horas certas. Sobre a dúvida de praticar esportes, correr e pular, o ideal é realmente que o paciente fique em repouso. Essa questão da inflamação dos testículos ocorre apenas em homens que já passaram pelo período da puberdade, mas o repouso auxilia na recuperação independente da idade. Por isso, nada de atividades ou exercícios físicos.

É contagiosa?

A caxumba é altamente contagiosa. Por isso, uma pessoa infectada precisa ficar de repouso e ter o mínimo contato com outras pessoas, principalmente se essas outras não forem vacinadas.

Caxumba pode matar?

Muito raro os casos em que a caxumba não se cura e cause problemas mais graves, mas é possível sim que dela se crie uma infecção generalizada e cause a morte. Por isso, o acompanhamento médico é imprescindível.

Complicações da Caxumba. Pode causar infertilidade?

As complicações de uma caxumba não tratada são várias. Ela pode causar meningite, surdez, infertilidade, pancreatite, aborto espontâneo em grávidas, encefalite, infecção na tireoide, no cérebro, nos rins e problemas cardíacos.

Um dos sintomas da caxumba em homens e mulheres que já passaram pela puberdade é a infertilidade. Não é uma regra, mas existem chances reais disso acontecer.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

A caxumba é uma doença séria, precisa ser tratada com responsabilidade e muito repouso. Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *