Colite: O que é? Quais são os sintomas? Como tratar?

1
Colite: O que é? Quais são os sintomas? Como tratar?

As dores intestinais são comuns, porém, quando elas ocorrem com uma grande frequência, elas podem ser um sinal de algo mais grave. Qualquer alteração no funcionamento do intestino grosso com sinal de inflamação, é considerada uma colite. 

A doença pode se apresentar de forma aguda ou crônica, dependendo de sua gravidade.

Se você procura mais informações sobre a colite, causas e tratamento, esse artigo irá sanar todas as suas dúvidas. Vamos conferir?

O que é Colite?

A colite é uma doença de cunho inflamatório, que atinge as camadas do colón em diversos níveis, causando disfunções.  Todo o tipo de alteração, provocada pro inflamação, que ocorre no funcionamento do intestino grosso, é uma colite.

Os primeiros sinais do aparecimento da doença são desidratação e diarreia, podendo ser aguda ou crônica.

Ainda não há uma causa certa do que pode provocar a colite, mas se sabe que diversos fatores podem contribuir para o surgimento da doença.  Entre esses fatores estão as doenças primárias, irritações causadas por medicamentos, úlceras, bactérias, vírus e reações alérgicas.

O tratamento da colite varia de acordo com o tipo da doença, cada tratamento deve ser feito a partir dos sintomas apresentados. Mas se sabe que uma dieta leve deve ser o primeiro passo a ser tomado até que ocorra o diagnóstico correto.

Na maioria dos casos, a colite é tratada com medicamentos e uma alimentação adequada. Porém, pode ocorrer casos graves em que uma cirurgia para retirar o intestino seja necessária.

Apesar de não ser cientificamente comprovado, acredita-se que fatores hereditários podem contribuir para o surgimento da doença.

As maiores ocorrências da colite são registradas entre os jovens e jovens adultos, entre 15 e 35 anos.

colite

Como tratar?

O tratamento da colite depende de qual a sua causa subjacente. As colites crônicas são as únicas que não tem cura, mas podem ser tratadas, diminuindo drasticamente os sintomas.

O tratamento consiste em controlar a dor, estabilizando os sinais vitais do paciente com terapia.

O tratamento é feito em suas formas: Medicamentos e dieta. Se fazendo uma dieta equilibrada e tomando os medicamentos receitados não houver uma cura ou melhora da doença.

Nesse caso, uma intervenção cirúrgica é necessária, no qual se remove parte ou todo colón e/ou reto.

Comer alimentos probióticos, como leite fermentado e iogurtes, é uma das formas de tratamento para regularizar a flora intestinal.  Para quem sofre com a colite é extremamente proibido comer alimentos cru, gordurosos e ricos em fibra como sementes, pipoca e feijão.

É recomendado que se alimente de 3 em 3 horas, não passando longos períodos sem comer, e mastigar bem os alimentos. Muito importante tomar bastante água ao longo do dia e evitar alimentos derivados de leite de vaca, que podem irritar o trato digestivo, assim como café, refrigerante e molhos apimentados.

Um ótimo remédio caseiro para tratar a colite é o suco de maça natural.  O suco de maça ajuda a acalmar a mucosa intestinal e diminuir os sintomas.

Causas da colite

Cada colite possui uma causa específica, porém, em alguns tipos de colite, ela não é conhecida. As principais causas possíveis são:

  • Infecções crônicas e agudas causadas por bactérias e vírus;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Radiação passada para o intestino grosso;
  • Intoxicação alimentar por bactérias;
  • Má circulação sanguínea.Em casos que a colite é causada por infecções virais, é possível que haja a transmissão da doença.  Nesses casos, o vírus pode ser transmitido por meio de transfusão de sangue, relações sexuais, saliva, fezes e mesmo por vias respiratórias.

A colite ocorre em homens e mulheres, em qualquer faixa etária. Porém, o maior grupo de risco são as pessoas entre 15 e 35 anos.

Sintomas

Os sintomas da colite variam de acordo com a causa da doença e a gravidade do problema.  Os principais sintomas apresentados são:

  • Desidratação;
  • Diarreia;
  • Necessidade de evacuar constantemente;
  • Febre;
  • Dilatação abdominal;
  • Calafrios;
  • Fezes com sangue;
  • Dor abdominal constante
  • Aumento de flatulência.

Alimentação

A alimentação para quem está tratando esse problema é fundamental. O paciente deve evitar todo o tipo de alimentos industrializados e condimentados.

A alimentação deve ser rica em alimentos probióticos, como citamos acima, e evitar tudo que possa irritar o trato digestivo.

Também pode ser adotado uma dieta a base de líquidos, durante 2 ou 3 dias.  Uma ótima opção é o chá de camomila, água de arroz e água de repolho.

E ai gostou do texto? Então não esqueça de deixar seu comentário!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Comment

  1. Izaque de Oliveira · Edit

    Eu tenho todos esses sintomas fiz todos os exames inclusive a colonoscopia o que faço fiquei internado 8 dias o médico colocou na ficha hipótese diagnóstica dor abdominal e colite e pediu pra eu passar no gastro

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *