Constipação intestinal: Saiba o que é e como se livrar desse desconforto!

0
Constipação intestinal: Saiba o que é e como se livrar desse desconforto!

Muitas pessoas sofrem com dificuldades para evacuar e desconfortos intestinais, que causam dor e irritabilidade. A prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal, é comum em pessoas de todas as idades.

O problema pode ser causado por diversos fatores, mas o principal é a má alimentação e o baixo consumo de água.

No artigo de hoje, vamos falar sobre as causas da constipação intestinal e como tratar o problema.  Vamos lá?

O que é Constipação intestinal?

O intestino preso ou constipação intestinal, consiste em dificuldades para evacuar, evacuação incompleta ou com fezes petrificadas, que na maioria dos casos é causada pela má alimentação.

As pessoas que sofrem com esse mal, podem chegar a ficar dias e até mesmo semanas sem ir ao banheiro.

Além das dores e desconfortos no abdômen , a prisão de ventre pode causar vários outros danos ao organismo.

A pessoa fica mais irritada e as toxinas das fezes que ficam retidas prejudicam o corpo.

Quando nos alimentamos, o alimento consumido passa pelo sistema digestivo, os nutrientes e água presentes nele são absorvidos pelo organismo e o resto vai para o intestino. Tudo aquilo que não é aproveitado forma o bolo fecal.

O próprio organismo elimina tudo que é tóxico, de forma natural, por meio das contrações musculares na parede intestinal.

Quando ocorre algum problema com esses movimentos, fica o acúmulo desses resíduos fecais no intestino, o organismo reabsorve o resto da água e acontece o endurecimento dos resíduos.

Segundo uma pesquisa, cerca de 20% da população mundial, de todas as faixas etárias, sofrem com a constipação intestinal, as mais afetadas são as mulheres e os idosos.

constipação intestinal

Sintomas

O sintoma mais importante é a falta regular de evacuação. O ser humano saudável evacua pelo menos uma vez por dia, podendo ficar até um dia ou outro sem, passando disso, já é um sinal de constipação intestinal.

Não se sabe ao certo quantos dias a pessoa pode ficar sem ir ao banheiro para saber se ela tem, ou não, constipação intestinal.

É possível que a pessoa evacue todos os dias e ainda assim tenha o transtorno, porém, é considerado constipação intestinal, se a pessoa evacua menos de 3 vezes por semana.

Os principais sintomas de quem sofre com a prisão de ventre são fezes ressecadas e endurecidas, muito esforço para evacuar, sensação de inchaço e dor no abdome, evacuação incompleta, gazes, irritabilidade e distúrbios digestivos.

Causas

O fator mais determinante para o bom funcionamento do intestino é o estilo de vida que a pessoa leva. O baixo consumo de fibras e líquidos, sedentarismo, alto consumo de amido, medicamentos, fatores psicológicos, segurar por muito tempo a vontade de ir ao banheiro e até mesmo a forma como se senta no vaso podem contribuir para que ocorra a constipação intestinal.

Algumas doenças também podem contribuir para que ocorra a constipação intestinal, são elas:

  • Síndrome do intestino irritável;
  • Parasitas intestinais;
  • Diabetes;
  • Diverticulite;
  • Abuso no uso de laxantes;
  • Colite

Embora a constipação intestinal ocorra em ambos os sexos e em todas as idades, as mulheres e os idosos fazem parte do grupo de risco.

O que fazer para aliviar a Constipação Intestinal?

Como citamos, a constipação intestinal está totalmente ligada ao estilo de vida da pessoa.

Com 3 mudanças simples nos hábitos o problema pode ser aliviado, que são:  Aumentar o consumo de fibras, tomar bastante líquido e praticar exercícios físicos.

Essas três medidas juntas, irão aliviar os problemas e dar muito mais qualidade de vida.

Tratamento

O tratamento é exatamente o que citamos, para que você não precise recorrer a medicamentos e laxantes, o melhor tratamento é mudar a sua dieta e hábitos.

Se mesmo mudando os seus hábitos o problema persistir, nesse caso, o ideal é você procurar um médico para um diagnóstico mais completo, pois o problema pode ser além.

A maioria das pessoas que sofrem com constipação intestinal conseguiram melhorar apenas adotando hábitos saudáveis.

Por isso, o primeiro passo é mudar sua alimentação e deixar o sedentarismo de lado.

constipação intestinal imagem

Não deixe de ler esse post sobre Simbioflora  e seus benefícios!

Como evitar?

Não segure à vontade, muita gente fica com intestino preso quando está longe de casa.

Quando você recusa o primeiro estímulo, as fezes recuam para o segmento acima, o cólon sigmoide absorve a água presente nas fezes e elas ficarão mais ressecadas no próximo estímulo.

Se esse comportamento se torna um hábito, o organismo se acostuma e passa a não mandar mais sinal para ir ao banheiro.

E ai gostou do texto? Que tal deixar seu comentário? Vamos adorar respondê-lo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *