Dengue: Conheça toda a VERDADE sobre essa doença!

0
Dengue: Conheça toda a VERDADE sobre essa doença!

Todos os brasileiros já ouviram falar da dengue, sabem como se proteger dela e conhecem bastante a respeito dessa doença. O problema é que mesmo com essa enxurrada de informações, a dengue continua sendo uma epidemia no Brasil e muito disso pela falta de prevenção.

Neste texto, você vai ter mais uma oportunidade de entender e conhecer o que é a dengue de verdade. Os seus sintomas, as formas de contágio, como se prevenir e os tratamentos ideais para se livrar dessa enfermidade. Veja isso e muito mais nos próximos tópicos!

Dengue: O que é?

Ela é um vírus que é transmitido por um mosquito chamado cientificamente de Aedes aegypti.  Essa doença viral é muito comum em países e regiões conhecidas como tropicais, como é o caso do Brasil.

Por conta do calor, da alta umidade, das extensas vegetações e outros motivos, o mosquito tem mais facilidade para crescer e se desenvolver nesses lugares.

O Brasil se tornou ainda um prato cheio para o Aedes aegypti, porque além de ser um país tropical, é cheio de lugares que são perfeitos para a reprodução e crescimento desses mosquitos. Lixões, aterros, desmanches de carros, locais abandonados. Tudo isso é ideal para que chova, empoce água e o mosquito nasça, cresça, desenvolva e mate.

Transmissão

A transmissão  ocorre da seguinte maneira: o mosquito Aedes aegypti põe o seu ovo em um local com água parada, esse ovo se transforma em uma larva que em menos de uma semana já se torna um novo mosquito. Esse novo mosquito pica várias pessoas, inclusive alguma que tenha o vírus da dengue. Ao picar essa pessoa infectada, o Aedes fica como hospedeiro do vírus durante toda a vida dele e qualquer outra pessoa que ele picar vai contrair a doença.

E é assim, nesse ciclo vicioso, que a dengue se instala por todo o país, principalmente durante o verão e ataca diversos tipos de pessoa com uma doença grave, com sintomas fortíssimos e que pode até matar.

A dengue não se passa de pessoa para pessoa, a não ser que seja caso de transfusão sanguínea ou doação de órgãos. No mais, apenas o mosquito pode transmitir a doença para seres humanos.

dengue imagem

Sintomas da dengue

Existem dois tipos de dengue: a clássica e hemorrágica. Na clássica, que é a mais comum, a pessoa pode ter sintomas como dor no corpo e de cabeça, cansaço extremo, febre alta, dor nos olhos, perda do apetite e paladar, manchas na pele, dores nas articulações e ossos, náuseas e vômito e tonturas.

Há casos em que o paciente não apresenta sintoma algum, ou apenas alguns deles, ou, até mesmo, todos eles.

Já no caso da dengue hemorrágica, bem mais grave, que causa a morte, o paciente pode ter dificuldade de respirar, dor abdominal muito aguda e contínua, pele pálida, fria e úmida, pulso rápido e fraco, sangramentos por diversas partes do corpo, confusão mental, sede excessiva e perda de consciência.

Tratamentos

O tratamento é feito a partir do uso de medicamentos específicos para os sintomas, já que não se descobriu ainda uma cura para a doença. Em casos de dengue hemorrágica, isso fica ainda mais difícil, pois há grandes chances da pessoa morrer por conta da gravidade da doença.

Normalmente, o médico indica o uso de paracetamol para os casos de dengue clássica. A hemorrágica, quando descoberta, o paciente fica internado e só sai do hospital depois da certeza de estar curado.

É importante dizer que pessoas com dengue não podem tomar remédios anti-inflamatórios e outros como AAS, Melhoral e Aspirina. Esses medicamentos atuam diretamente nas plaquetas do paciente e pode transformar a dengue clássica em hemorrágica e causar a morte do paciente.

Se tiver algum dos sintomas, vá direto ao hospital ou posto de saúde, não se automedique de forma alguma e faça os exames. Caso seja dengue, você só deve tomar os remédios indicados e receitados pelo médico.

dengue mosquito

Prevenção

A prevenção é feita através de vacina própria para a doença, aplicada em todo o país, gratuitamente. E também pelo simples fato de não deixar água parada em recipientes, pneus e outros objetos.

Diagnóstico

O diagnóstico é simples e fica pronto praticamente na hora. São exames laboratoriais comuns, como o de sangue, que percebem a quantidade de plaquetas e outras informações que mostram se pessoa contraiu ou não a dengue.

Outros exames também podem ser pedidos, a depender da preocupação do médico com a gravidade da doença e também por não conseguir ter resultados garantidos por meio do exame de sangue.

Tipos de dengue

São três os tipos de dengue descobertos até agora. O primeiro e mais simples é a dengue clássica, o outro é a dengue hemorrágica e o mais perigoso é a Síndrome do Choque da Dengue (SCD) que pode causar a morte rápida do paciente.

Existe vacina?

Sim, existe vacina para prevenir a dengue e ela pode ser tomada em postos de saúde espalhados pelo Brasil.

Pode matar?

Essa doença pode matar em todos os seus tipos, porém a clássica é bem mais fácil de ser curada do que a hemorrágica que, por sinal, é menos trágica que a SCD.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre a doença, deixe o seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de ler mais conteúdo no texto sobre pneumonia!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *