Dermatite de contato: O que é? É contagiosa? Como evitar e tratar?

0
Dermatite de contato: O que é? É contagiosa? Como evitar e tratar?

Você já ouviu falar de dermatite de contato (ou eczema de contato)? Se você ou alguém da sua família recebeu esse diagnóstico e você não sabe o que é e nem o que fazer, veja no artigo de hoje todas as informações que você precisa ter sobre esse problema que atinge a pele, os tipos de dermatite de contato, os sintomas e as melhores formas de tratamento.

Vamos explicar ainda algumas dúvidas comuns como se a dermatite de contato é contagiosa e porque os bebês são atingidos com frequência por esse problema, além de dizer porque ela é ainda mais grave nessa idade. Veja a seguir:

O que é?

Como o próprio nome sugere, a Dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele causada pelo contato com o agente causador da alergia ou irritação.

Ela pode ser alérgica ou irritativa, como vamos explicar a seguir.

Tipos de dermatite de contato

Existem 2 tipos diferentes de dermatite:

  • Alérgica: geralmente é descoberta ainda na infância e as pessoas que tem algum outro tipo de alergia, como a rinite, por exemplo, são mais propensas a essa condição;
  • Irritativa: é uma alergia ou irritação desenvolvida por qualquer pessoa quando entra em contato com alguma substância que prejudica a integridade da pele em algum nível. Os casos mais comuns em adultos são causados por bijuterias, plantas, roupas, cosméticos ou produtos de limpeza.

Sintomas

Como falamos, existem dois tipos de dermatite de contato, mas em ambos os casos os sintomas mais comuns são coceira, vermelhidão e inchaço, e eles podem aparecer imediatamente ou em até 48 horas (no caso de dermatite de contato irritativa) ou em até 6 dias depois do contato com o agente agressor (no caso de dermatite de contato alérgica).

Também pode acontecer descamação e aparecer pequenas bolinhas com ou sem líquido na região afetada.

É muito importante identificar em que região do corpo começaram a aparecer os sintomas para conseguir identificar o tipo de dermatite de contato e o possível causador da alergia mais rapidamente. É muito provável que o médico te pergunte sobre isso durante a consulta.

causas dermatite de contato

Tem tratamento?

Sim, mas o tratamento e o tempo de cura pode variar com o tipo de dermatite de contato. O tratamento mais comum tanto para a dermatite de contato alérgica quanto para a dermatite de contato irritativa incluem:

  • Lavar o local com água fria abundante;
  • Passar um creme com anti-histamínico ou corticoide no local da alergia até diminuir ou eliminar os sintomas;
  • Tomar um anti-histamínico oral ou injetável como a cetirizina para controlar os sintomas mais rapidamente, se o médico achar necessário.

Quanto ao tempo de cura, é de até 3 semanas para a dermatite de contato alérgica, e de até 4 dias em casos de dermatite irritativa.

Tratamento caseiro para Dermatite de contato

Caso queira fazer um tratamento caseiro para esse problema, é recomendado lavar a região afetada com o chá frio de tanchagem, porque ele tem propriedades anti-histamínicas.

Para fazer o chá, coloque 30 gramas de folhas de tanchagem em um litro de água fervente e deixe em infusão por até 15 minutos,  deixando esfriar com o recipiente tampado. Depois, coe e lave a região com este chá de 2 a 3 vezes por dia.

Dermatite de contato em bebês

A dermatite de contato em bebês é ainda mais grave porque como eles coçam as lesões (que são mais comuns no couro cabeludo, no rosto e no tronco), criam feridas que podem abrir caminho para uma infecção por vírus ou bactérias

A primeira providência que os pais devem tomar ao perceber os sintomas de dermatite de contato é trocar o sabão que usa para lavar as roupinhas do bebê e os produtos de higiene dele, para eliminar o contato com o possível causador da alergia ou irritação, e buscar acompanhamento médico para o melhor diagnóstico e indicação de tratamento.

O tratamento da dermatite de contato em bebês geralmente é feito com uma pomada com uma dose baixa de corticosteróides para uso por tempo limitado, que só deve ser usada mediante prescrição do médico pediatra da sua confiança.

Dermatite de contato pega?

Não, a dermatite de contato não se pega. Como se trata de uma reação exagerada do corpo do próprio indivíduo ao contato com o agente causador da alergia ou irritação, ela não é contagiosa.

Veja também um vídeo para saber mais sobre o assunto:

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *