Dor de dente? Veja cuidados, tratamentos naturais e muito mais!

Dor de dente? Veja cuidados, tratamentos naturais e muito mais!

A dor é a forma mais comum que o corpo utiliza para manifestar que algo não está certo. Todo mundo já sentiu alguma dor na vida, ou se não sentiu, ainda irá sentir. Uma das dores mais comuns é a dor de dente que, segundo dados do Ministério da Saúde, afeta 36% dos adolescentes e 35% dos adultos brasileiros.

As causas mais comuns da dor de dente são: cáries, problemas na polpa do dente e na gengiva, sensibilidade a alimentos quentes ou frios, desgaste do esmalte, bruxismo, restaurações de dente danificadas ou milhares de outros motivos. A única pessoa que pode diagnosticar o problema e indicar um tratamento é o seu dentista.

Sabemos que a dor de dente não tem hora para atacar e que nem sempre você poderá ir diretamente ao dentista. Caso você não possa ir, é indicado que você tome analgésicos ou antiinflamatórios. Se preferir um tratamento natural e caseiro, fique atento as dicas abaixo que separamos especialmente para você:

Tratamentos naturais para dor de dente

dor-de-dente

Chupar cubos de gelo

O gelo é um bom aliado na hora de diminuir o inchaço e a inflamação das gengivas, o que resulta na diminuição da dor. Pode também colocar o gelo sobre a bochecha, mas envolvido em um pano para não queimar a pele.

Alho

O alho tem propriedades bactericidas e agirá diretamente no local infectado. Amasse um dente de alho (ou a quantidade que você preferir) e o coloque diretamente sobre o dente dolorido e a parte da gengiva que está dolorida.

Cravo

Moa dois dentes de cravo e misture com azeite ou com óleo vegetal. Aplique no dente afetado e aguarde 20 minutos antes de lavar a boca. Repita o processo sempre que achar necessário. O cravo contém proprioedades analgésicas e o azeite ou oléo agem como agente antibacteriano.

Sal

Misture água morna com sal e faça bochechos. O sal agirá diretamente no tecido inflamado da gengiva e a água ajudará na limpeza, o que certamente aplacará a dor.

Folhas de goiaba

As folhas dessa fruta tem propriedade antiinflamatória. Mastigue-as até que comece a sentir o efeito da folha no dente. Folhas de espinafre também servem.

Erva cidreira

Faça um chá de erva cidreira (você também encontra com o nome de Melissa) e faça bochecho com ele ainda quente, se sua dor permitir. A erva cidreira tem ação antiinflamatória e antimicrobiana.

Hortelã

Amasse as folhas de hortelã até que sobre apenas o sumo. Passo um pouco do sumo no algão molhado e aplique diretamente no dente dolorido, pois o hortelã além de ter uma ação analgésica também tem ação refrescante, aliviando rapidamente a dor.

Agora que você já sabe como tratar a dor de dente, vamos dar algumas dicas para que ela não volte a te atormentar:

  • Descubra a causa da sua dor. Cada problema é tratado de forma diferente pelo dentista e não adianta apenas ficar recorrendo a tratamentos rápidos e naturais para lidar com a dor, pois ela acaba voltando depois de um tempo. É necessário que você seja avaliado para receber o tratamento necessário.
  • Mantenha uma boa escovação: invista em um bom creme dental e use fio dental após as refeições. Sua dor pode estar ligada a restos de alimentos presos dentre os dentes e o fio dental resolverá isso.
  • Escove os dentes após todas as refeições: Não só uma boa escovação é importante, mas também a frequência com que se escova. Isso evitará que restos de alimentos se acumulem em sua boca.
  • Utilize água morna para a escovação e escove sem pressa: a água morna acalmará o tecido lesionado da gengiva, facilitando a escovação.
  • Faça visitas regulares ao dentista: Somente ele poderá tratar realmente qualquer problema que você venha a ter. Com as visitas regulares a chance de você descobrir algum problema no início são enormes.

Quer saber mais algumas dicas para tratar a sua dor de dente? Confira este vídeo:

E você, conhece alguma outra dica legal para aliviar dor de dentes? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...