Furúnculo: Como tirar? Coça? Como deve ser o tratamento?

0
Furúnculo: Como tirar? Coça? Como deve ser o tratamento?

O furúnculo é um problema de saúde que possui muitos mitos e histórias relacionados a ele. Muitos não sabem o motivo de ter esse caroço na pele e colocam culpa em coisas e situações diversas que nada têm a ver com esse tipo de inflamação.

Para sair do campo das inverdades, este texto vai te ajudar. Agora, nos próximos tópicos, você entender realmente o que é o furúnculo, as suas causas e os tratamentos possíveis e reais. Confira!

O que é?

O furúnculo é uma infecção formada por um processo de inflamação no chamado folículo piloso, uma parte do corpo que envolve regiões da glândula sebácea e também da pele. Essa mistura da inflamação com a infecção forma um caroço bem avermelhado, quente e branco por dentro, porque tem muito pus. Esse caroço que é o furúnculo.

Como ocorre?

Essa é, provavelmente, a principal dúvida de quem tem ou já teve furúnculo alguma vez na vida. Por que será que esse caroço aparece na pele das pessoas? A resposta é mais simples do que se imagina.

O furúnculo é o simples ato de uma bactéria que encontra uma área lesionada e resolve se reproduzir por lá. Então ele pode ocorre com qualquer pessoa, não tem nada a ver com qualidade do sangue, ou coisas do tipo. Uma acne mal retirada, um machucado na pele, enfim, qualquer coisa, pode fazer com que o furúnculo apareça.

As bactérias que agem dessa forma são encontradas em qualquer lugar, principalmente no corpo humano. Mas elas têm algumas preferências. Partes do corpo que são mais úmidas e tenham mais gordura são as preferidas. Entre elas, pode-se destacar as pernas, as coxas, as axilas, os glúteos e o rosto.

Porém, isso não é uma regra. Os furúnculos podem aparecer em qualquer lugar do seu corpo, até mesmo na região genital.

como ocorre furunculo

Quais são as causas do furúnculo? Porque ele ocorre?

Não existem causas para o furúnculo. A única causa é a exata existência de bactérias que usam dessas lesões para poder se desenvolverem. Porém, tem como tomar algumas medidas que podem evitar o aparecimento dos furúnculos.

Limpar sempre a pele, tirar o excesso de oleosidade, livrar-se de acne e parar de espremer espinhas e cravos são boas ideias para evitar o furúnculo. Pessoas obesas e com diabetes têm mais tendência a passar pelo problema, por conta do ambiente favorável da pele para o desenvolvimento das bactérias.

Como tratar? Como tirar o furúnculo?

Normalmente, o próprio corpo expele o furúnculo ao passar de alguns dias ou semanas, mas tem como você adiantar esse processo e também tomar remédios que aliviem a dor e destruam a infecção.

O médico vai passar para você utilizar compressas de água quente no local ferido, a limpeza adequada de onde está o furúnculo, além de remédios e pomadas para diminuir a dor e agilizar o processo de retirada da infecção.

Em alguns casos mais graves, a drenagem é feita pelo próprio médico. Ele faz um furo, drena o local e retira o furúnculo de lá, juntamente à indicação de alguns antibióticos. Mas o mais comum mesmo é fazer o tratamento em casa com as compressas e medicamentos para dor.

furunculo pega

É contagioso? Pega?

É difícil definir se o furúnculo é contagioso, porque ele está ligado a bactérias que estão já presentes no corpo humano. Essas bactérias podem sim passar de uma pessoa para outra, mas isso não significa que a outra pessoa vai ter furúnculo.

O caroço só aparece em peles oleosas, úmidas, sujas, com lesões e em situações bem específicas. O fato da bactéria ir para o seu corpo não é sinônimo que você vai ter furúnculo alguma vez na sua vida. Até porque é bem provável que você já tenha essa bactéria em partes da sua pele. Elas apenas não encontraram o momento certo para se desenvolverem e formarem o furúnculo.

Pode furar?

Além de causar uma dor desnecessária, é preciso lembrar que o furúnculo nasce exatamente de uma lesão. Ao provocar outro, no lugar de acabar com o problema, você pode dobrá-lo de tamanho. Ou seja, não fure, de jeito nenhum, o furúnculo. Use as compressas quentes, tome os remédios, que em poucos dias o seu corpo vai tratar de eliminá-lo.

Quantos dias dura?

Não existe um tempo certo, tudo vai depender de como o corpo vai reagir, cada um tem os seus horários. Mas, normalmente, não passa de uma ou duas semanas.

O furúnculo é uma infecção simples, mas que precisa ser tratada para evitar complicações maiores. Se conhece alguém que precise saber sobre esse assunto, compartilhe este texto com essa pessoa!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *