Gastrite: Veja como evitar e como controlar essa doença!

0
Gastrite: Veja como evitar e como controlar essa doença!

A Gastrite é um doença infecciosa que acontece no estômago, quem possui essa doença sente muito desconforto e queimação que é provocado por causa do descontrole na produção do ácido gástrico, o responsável por digerir os alimentos que comemos.

Se você quer saber tudo sobre a Gastrite, como ela acontece, como evitar e o seu tratamento, então continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo o que você precisa saber. Confira!

O que é a Gastrite

A Gastrite é uma infecção e inflamação que acontece no revestimento do estômago, essa doença pode acontecer durante alguns dias e desaparecer após tratamento correto, ou pode durar anos, a chamada Gastrite Crônica, que mesmo com medicação não é curada.

Ela provoca uma inflamação em todo o revestimento do estômago e assim acaba prejudicando a produção de enzimas que são essenciais para a digestão dos alimentos, com isso o paciente apresenta desconforto após as refeições, sensação de queimação e com sensação de estar muito cheio, mesmo quando come pouca quantidade.

A boa notícia é que é possível tratar e, em alguns casos, curar essa doença e assim ter uma vida normal e sem desconforto, como veremos mais para frente nesse artigo.

gastriteTipos de Gastrite

Essa doença é uma inflamação que pode ter três tipos principais, e é de acordo com o diagnóstico do tipo de gastrite que o paciente tem é que será realizado o tratamento. Os tipos são:

Gastrite Nervosa

A Gastrite nervosa é um tipo da doença que possui cura, e seu tratamento é relativamente simples, pois consiste em sua maior parte em mudanças na alimentação. Alimentos gordurosos, muito açúcar, café, refrigerantes, são um dos causadores dessa doença e por isso devem ser evitados, principalmente no período de tratamento.

Opte por alimentos mais saudáveis e mais leves, pois assim eles serão digeridos mais facilmente pelo corpo e não provocaram agressões no estômago que estará sensível por causa da inflamação.

Gastrite Erosiva

Nesse tipo além da inflamação no estômago acontece de ter também pequenas lesões que podem provocar o aumento da dor nos pacientes com essa doença. Em alguns casos é necessário fazer intervenção cirúrgica para poder resolver. Mas na grande maioria dos casos apenas com medicamentos.

Gastrite Aguda

A Gastrite Aguda é um dos tipos mais sérios da doença, pois se não for tratado corretamente, e se não tiver um disgnóstico cedo, pode se desenvolver e se tornar um câncer de estômago. Por isso se você apresentar os sintomas dessa doença procure um médico logo.

Gastrite tem cura?

A Gastrite é um doença que pode ser controlada e o uso de medicamentos não precisa ser contínuo, por isso, algumas pessoas acreditam que possam ter curado a doença, enquanto na verdade apenas conseguiram acabar com os sintomas e controlar a doença.

Uma vez que ela está controlada é preciso mudar os hábitos, principalmente os alimentares, para que ela não volte pior, e torne uma doença muito pior e mais grave. Por isso siga sempre as recomendações de seu médico.

sintomas gastriteSintomas da Gastrite

Os sintomas da gastrite são a maneira mais fácil de identificar a doença logo nos primeiros dias, pois quem está com qualquer tipo da doença apresenta:

  • Fortes queimações e azia
  • inchações
  • Arrotos muito frequentes
  • Náuseas
  • Falta de apetite
  • Vômito

Além disso, alguns fatores podem colaborar para o aparecimento dessa doença, como a ingestão de muito café e refrigerantes, o alcoolismo, o vício em cigarros, a má alimentação e até mesmo o sedentarismo.

Tratamento

O Tratamento da Gastrite é feito com medicamentos antiácidos, como o Omeprazol, que ajudam a diminuir a sensação de queimação. Mas para que ela não volte e que o paciente tenha uma vida tranquila é necessário mudar alguns hábitos como:

  • Cortar o uso de cafés e refrigerantes
  • Não beber bebidas alcóolicas
  • Parar de fumar
  • Ter uma alimentação saudável, sem frituras e diminuir os doces.
  • Mastigar melhor os alimentos e comer mais devagar

Essas orientações também são úteis para poder evitar o surgimento da gastrite, por isso se você tem pré disposição para a doença, mas ainda não foi diagnosticado com ela, aproveite para mudar seus hábitos antes e assim prevenir que a ela apareça.

Você também pode conhecer o programa Vencendo a Azia, que é um método inovador que ajuda a acabar com azia, gastrite e o refluxo de maneira simples e eficaz. Clique no botão abaixo e veja todos os benefícios dele.

gastrite botão vencendo a azia

Se você ainda tem dúvida sobre as causas, sintomas ou o tratamento dessa doença, nos deixe um comentário com a sua dúvida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *