Gripe: Sintomas e tratamentos! [SAIBA TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI]

0
Gripe: Sintomas e tratamentos! [SAIBA TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI]

Não tem jeito, a gripe é uma doença que não tem como escapar. Durante a vida, vez ou outra acabamos gripando. Até mesmo quando tomamos a vacina anti gripal, os riscos de se contrair a doença ainda são iminentes.

Com sintomas que podem deixar a pessoa de cama, a gripe é a doença mais comum que impendem as pessoas a realizarem suas tarefas diárias.

Porém, com algumas dicas e até mesmo tratamentos caseiros é possível aliviar os sintomas desse mal. Vamos conferir?

O que é Gripe ?

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza A ou B e o seu contágio é realizado através das vias respiratórias. Quando a pessoa inala o vírus influenza e não está com a imunidade muito forte ele acaba se espalhando pelo trato respiratório superior e/ou inferior, causando a doença.

Saiba, a gripe e o resfriado são doenças distintas. No caso da gripe os sintomas costumam vir de forma repentina e de maneira mais agressiva, já no caso do resfriado os sintomas são menores.

Enquanto a gripe é causada apenas pelo vírus influenza A ou B, o resfriado pode ser causado por mais de 100 vírus diferentes e evitá-lo é muito difícil por não haver sequer uma vacina que proteja o organismo desse agente biológico.

gripe imagem

Sintomas

Os sintomas mais comuns da gripe podem ser notados no primeiro dia da doença. Depois de instalado no organismo o vírus da gripe se espalha muito rapidamente e aí não tem escapatória, você terá que aguardar o tempo necessário para que ele saia.

Os sintomas mais comuns da gripe são:

  • Congestão nasal e das vias respiratórias superiores
  • Dores na garganta, podendo causar inflamação.
  • Tosse, espirros e dor no tórax
  • Febre, dor no corpo, fadiga e fraqueza.
  • A gripe é uma doença séria e seus sintomas podem inclusive levar a morte, como é o caso de a doença evoluir para uma pneumonia.

Causas da Gripe

A causa mais comum para a gripe é a pessoa entrar em contato com vírus (inalar) sem estar com o sistema imunológico reforçado. Dessa maneira o vírus não encontra resistência para se instalar e proliferar pelo organismo debilitado.

O que fazer?

Quando perceber que está começando uma gripe, existem algumas coisas que devem ser feitas para amenizar os sintomas e garantir que o seu organismo se recupere da melhor maneira possível.

Basicamente você deve garantir que seu corpo esteja em repouso, como ele está lutando contra o vírus e o organismo está fraco, o repouso garante que o organismo utilize a energia para o que realmente importa, eliminar o vírus.

Outra coisa que se deve ficar atento é a de manter o corpo hidratado, beba bastante água no período em que a doença estiver ativa.

Além, existem medicações que ajudam a amenizar os sintomas da gripe. Essas medicações não possuem a função de eliminar o vírus, porém ajudam a passar por esse período de maneira menos traumática.

Como evitar?

Evitar a gripe é uma tarefa quase impossível, até mesmo quando você toma a vacina para o vírus influenza as chances de contrair a doença ainda permanecem altas.

Porém existem alguns bons hábitos que ajudam a minimizar as chances de contrair gripe, são eles:

  • Mantenha bons hábitos de higiene e lave as mãos com freqüência
  • Vacine-se, apesar de não garantir total imunidade a vacina ajuda.
  • Mantenha seu organismo forte, com a imunidade em dia dificilmente o vírus irá se instalar no seu corpo.

Por isso é indicado consumir as necessidades diárias de vitamina C, ela ajuda a fortalecer o sistema imune.

Tratamentos caseiros

Existem tratamentos caseiros que ajudam a amenizar os sintomas dessa doença e tornar esse período mais tranquilo. Quando gripado você pode:

  • Tomar chás, eles ajudam a hidratar o seu corpo e a descongestionar as vias respiratórias devido ao vapor.
  • Manter o corpo hidratado com sucos, os sucos de laranja e acerola são muito recomendáveis devido a alta concentração de vitamina C.
  • Durma com a cabeça mais elevada do que de costume, isso ajudará na respiração durante a noite.
  • Pingue água salgada no nariz, faça uma mistura de 100ml de água com meia colher de chá de sal e aplique no nariz com ajuda de um algodão, isso ajudará a eliminar os vírus e bactérias que estejam presentes no trato respiratório.

Não deixe  de ler esse texto Remédios caseiros para tosse!

E ai gostou do texto? Deixe seu comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *