Intolerância ao glúten: O que é? Quais os sintomas? Informe-se!

0
Intolerância ao glúten: O que é? Quais os sintomas? Informe-se!

Você costuma comer alguns tipos de alimentos e sentir mal depois? Infelizmente isso atinge boa parte da população, com inúmeras possibilidades de problemas que possam estar relacionados à alimentação. Se esse mal estar vir logo em seguida à um almoço regado a muita massa, a intolerância ao glúten pode ser um diagnóstico para o seu problema.

O que é Intolerância ao glúten ?

A intolerância ao glúten é uma reação negativa do organismo ao ingerir alimentos que possuam esse componente na receita, causando alterações gastrointestinais incômodas e em muitas casos de forma bem grave. O glúten, sendo uma proteína encontrada em trigo, centeio e cevada, é muito presente nos tradicionais pães, massas e cervejas – o que torna a dieta da pessoa que sofre desse diagnóstico um pouco restrita e sofrida.

Intolerância ao glúten alimentos com glúten

Doença celíaca x sensibilidade ao glúten não celíaca

A intolerância ao glúten tem duas formas de se apresentar: a doença celíaca ou a sensibilidade ao glúten não celíaca. Em sua forma mais grave é chamada de doença celíaca, uma doença autoimune crônica que atinge o intestino delgado e se manifesta em pessoas que já têm uma predisposição genética a ter uma reação negativa ao glúten. O consumo da proteína nessas pessoas faz com que a mucosa do intestino se inflame, desencadeando vários problemas ao organismo.

Já nos casos de quem tem a sensibilidade ao glúten não celíaca, o glúten também não é bem aceito no organismo, mas de uma forma mais leviana. Logo após se alimentar da proteína, o corpo começa a sentir um desconforto no processo de digestão que pode ser bem incômodo, causando dores e mal estar.

Sintomas

Mesmo que a doença tenha relação mais direta com o processo de digestão, os sintomas vão bem além disso. Dentre os principais, estão:

  • Desconforto abdominal: ele acontece logo depois da ingestão de alimentos que contenham trigo, cevada ou centeio em sua composição. A pessoa começa a sentir um inchaço na região abdominal, excesso de gases, diarreia ou prisão de ventre. É possível diferenciar esses sintomas dos demais problemas gastrointestinais, por sempre ocorrer logo após o consumo de alimentos que possuem glúten.
  • Tontura: apesar de não parecer que esse sintoma tenha relação com a intolerância ao glúten, e por isso passa despercebido em alguns casos, ele está ligado à doença se ocorrer logo após ao consumo da proteína. Ele aparece “sem motivo”, não tendo relação com cansaço ou atividades físicas. Costuma ter também surgir uma confusão mental e desorientação.
  • Dor muscular: se a dor nos músculos, articulações e tendões for frequente, principalmente se você se alimenta muito de comidas que tenham trigo, cevada ou centeio, esse é um sintoma comum da intolerância. Podendo também aparecer inchaço nessas regiões.
  • Enxaqueca crônica: aquela dor de cabeça insuportável também ocorre nessa doença. Ela costuma aparecer de meia hora a uma hora após a refeição, podendo estar acompanhada de dor ao redor dos olhos e visão embaçada.
  • Alterações de humor: ao ser recorrente os sintomas relacionados ao mal estar intestinal, as alterações de humor passam a ser comuns. Maior irritabilidade, ansiedade ou tristeza após a alimentação são presentes, por já saber como o seu organismo vai reagir após a refeição.
  • Coceira na pele: apesar desse sintoma estar presente de forma mais comum em outras doenças, se for acompanhada dos sintomas citados acima, ele é bem frequente. A pele começa a ressacar e a coçar, causando pequenas bolinhas vermelhas.
  • Intolerância à lactose: sim, as duas intolerâncias podem estar diretamente ligadas. É muito comum que pessoas que já são diagnosticadas com intolerância à lactose, venham também a apresentar intolerância ao glúten. Por isso é indicado que pessoas que já possuem a outra intolerância, tenham mais cuidado e façam exames que possam diagnosticar outra problema ainda no início.

Mulher segurando um pão

 

Exame

Se você se identificou com os sintomas citados acima, é a hora de procurar um médico. O especialista irá pedir exames de sangue, de fezes, de urina ou uma biópsia intestinal para identificar a intolerância.

Outro ponto é você começar a notar por você mesmo por alguns dias: passe a cortar alimentos que possuam centeio, trigo e cevada e observe se os sintomas desaparecem. Se você realmente tiver a intolerância, a melhora vai ser bem evidente. Sendo importante a procura pelo médico para confirmar o diagnóstico e se informar como funciona o tratamento.

O que pode comer?

Sabemos que não é nada fácil excluir alimentos como pão, macarrão e, para muitas, a cerveja do dia a dia. Mas existem muitas possibilidades e alternativas para substituir esse glúten da sua dieta. Dentre os alimentos principais dos quais a maioria está acostumado a consumir, é permitido comer:

  • Farinhas, amidos e derivados de: arroz, batata e fécula de batata, mandioca, milho, quinoa, tapioca, entre outros;
  • Frutas e legumes em geral;
  • Leguminosas;
  • Frutos secos;
  • Lacticínios;
  • Proteína que tenha origem animal, tais como: carne, peixe, ovos e mariscos;
  • Açúcar, mel e melaço;
  • Ervas e especiarias;
  • Água, chá, café ou expresso;
  • Azeite e óleos vegetais;
  • Fermento biológico fresco e seco;
  • Bebidas: vinho, vinho do Porto, champagne e bebidas destiladas.

Viver sem Glúten e sem Lactose

Se você é intolerante a Glúten ou Celíaco o E-book Viver se Glúten e sem lactose é para você. Trata-se de um livro digital onde  você encontrará tudo que precisa saber sobre o seu problema, assim aprenderá a viver bem evitando o glúten. Você encontrará informações sobre: o que é, quais são sintomas, o que a doença pode causar, o diagnóstico e muito mais!

Clique Aqui e saiba mais sobre o e-book!

Capa do Viver sem Glúten e sem Lactose

 Bônus

Na compra do E-book, além do livro digital você ainda irá ganhar 3 incríveis bônus.

  • Mais de 100 Receitas sem glúten e sem lactose para auxiliar na sua rotina;
  • Lista completo de alimentos que tem glúten e lactose;
  • Cuidados que os celíacos e os intolerantes ao glúten a lactose precisam ter ao viajar.

Depoimentos de quem já comprou o e-book Viver sem Glúten e sem Lactose

Onde comprar o E-book? Qual o valor?

O Viver sem Glúten e sem Lactose é vendido exclusivamente em seu Site Oficial. Por isso para realizar a compra você precisa acessar o http://www.celiaco.com.brescolher uma forma de pagamento e informar um e-mail para receber o acesso ao material. O Site é protegido e por isso seus dados vão estar seguros.

Em relação ao preço, atualmente o E-book está em promoção, seu preço original é de 167,00, mas ele está sendo vendido por apenas R$ 37, 90. Quer aproveitar a promoção e comprar o seu agora mesmo? Clique no botão abaixo que você será redirecionado para o Site Oficial do E-book.

botão de compra do Viver sem Glúten e sem Lactose

Gostou das nossas informações? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *