Obesidade mórbida: Saiba TUDO sobre a doença que afeta tantos brasileiros!

0
Obesidade mórbida: Saiba TUDO sobre a doença que afeta tantos brasileiros!

A obesidade mórbida é considerada um dos grandes motivos de morte devido a doenças causadas pelo sobrepeso. Caracteriza-se pelo acúmulo de um enorme volume de gordura pelo corpo e pode ser um perigo para quem a possui.

As pessoas que possuem obesidade mórbida, possuem aumentadas as chances de desenvolver diversas doenças e se encontram no grupo de pessoas que correm risco de vida. Quer saber mais sobre esse problema? Então confira esse texto!

Qual é o IMC de quem apresenta obesidade mórbida?

A obesidade mórbida é determinada através do calculo do IMC (índice de massa corpórea). O IMC é definido por um cálculo que utiliza a altura e peso da pessoa como base. Um IMC normal gira em torno de 20-25.

Para calcular o IMC é simples, você deve dividir o peso (kg) pela altura (metros) ao quadrado. Por exemplo, uma pessoa com 1,70 (170×170 = 28700) e 80 Kg terá o IMC de 27 (80 dividido por 28700 = 0,0027).

Uma pessoa é considerada obesa mórbida se o seu IMC for maior do que 40 e ela estiver pelo menos 100 kg acima do peso ideal.

Malefícios da obesidade mórbida

A obesidade mórbida pode ocasionar diversas doenças como;

  • Diabetes tipo 2, pessoas muito obesas se tornam resistentes a insulina.
  • Pressão alta, o coração não funciona bem quando o corpo carrega muita gordura.
  • Apneia do sono, a gordura acumulada no pescoço e língua pode levar ao bloqueio da passagem de ar.
  • Refluxo gastrointestinal, o acumulo de peso acaba enfraquecendo e sobrecarregando a válvula que fica no topo do estomago.
  • Depressão, a obesidade mórbida pode causar depressão devido a diversas frustrações emocionais.
  • Infertilidade, a obesidade mórbida causa disfunção dos hormônios sexuais.

obesidade mórbida

Como tratar ?

O tratamento da obesidade mórbida não é fácil pelo fato do corpo já ter atingido proporções que inclusive dificultam a capacidade de locomoção, fazer exercícios, por exemplo, é um desafio.

A obesidade mórbida pode ser tratada através de dieta restritiva de calorias com acompanhamento médico e psicológico.

Nessa opção de tratamento a força de vontade da pessoa é um pré requisito primordial. Na dieta restritiva de calorias pode ser adotado o uso de remédios inibidores de apetite em conjunto com calmantes.

O primeiro tem a função de provocar sensação de saciedade e o segundo tira a ansiedade compulsiva de comer.

Para emagrecer com saúde o obeso mórbido deve adotar hábitos de vida mais saudáveis e tentar praticar algum tipo de exercício físico.

Devido a incapacidade de agilidade na locomoção, exercícios de baixo impacto e com pesos são os mais recomendáveis. Por isso a pratica de musculação para ganho de massa muscular se faz necessária, melhorando a velocidade do metabolismo.

Caso você já tenha tentado várias maneiras de tratar a obesidade mórbida e não tenha obtido sucesso, fazer exames de sangue para detectar possíveis disfunções hormonais é necessário.

O obeso mórbido pode fazer cirurgia bariátrica?

Depende, o obeso mórbido deve preencher todos os pré requisitos de saúde para poder fazer a cirurgia bariátrica.

Acontece que por vezes o obeso mórbido já desenvolveu alguma doença que o coloca em risco durante a cirurgia.

Portanto para que o obeso mórbido doente possa realizar a cirurgia bariátrica ele deve resolver os problemas de saúde antes.

O obeso mórbido que faz cirurgia bariátrica corre maiores riscos que um obeso comum e os cuidados pós cirurgia devem ser redobrados.

A análise do melhor tipo de cirurgia bariátrica para obesos mórbidos deve ser escolhida por um profissional médico, e somente ele poderá afirmar ou não se a cirurgia é possível e quais os riscos envolvidos.

Pode se aposentar por invalidez?

Uma grande dúvida gerada em torno da obesidade mórbida é a de que se ela dá a pessoa os mesmos direitos que um deficiente físico por exemplo.

E a resposta é sim, obesos mórbidos podem se aposentar por invalidez através do SUS e caso o benefício não seja concedido a pessoa pode inclusive entrar com um processo, requerendo o direito perante a justiça.

O obeso mórbido possui direito de aposentadoria por invalidez ou então auxilio doença. No primeiro caso, da aposentadoria por invalidez, deve ser comprovada a definitiva impossibilidade de trabalhar.

No caso do auxilio doença, essa incapacidade pode ser temporária.

Se você tem interesse sobre emagrecimento, não pode deixar de ler esse post sobre Remédios para emagrecer!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *