Pneumonia: Quais os sintomas? Como é o tratamento? É uma doença contagiosa?

0
Pneumonia: Quais os sintomas? Como é o tratamento? É uma doença contagiosa?

A pneumonia é uma doença comum que normalmente ocorre em pessoas que passam por algum problema respiratório e ele se intensifica até se transformar em uma grave infecção. Esse fato faz da pneumonia uma enfermidade muito perigosa, que precisa ser tratada com rapidez para evitar problemas crônicos.

Nos próximos tópicos, você vai ler mais a respeito da pneumonia, tirar todas as suas dúvidas e descobrir o que é verdade e o que é mito a respeito da doença. Preste bastante atenção à leitura e descubra tudo que precisa sobre essa enfermidade. Confira!

O que é a pneumonia?

A pneumonia é uma doença muito comum. Só no Brasil ela atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano. A enfermidade é uma infecção causada por bactérias que se instalam no pulmão do paciente. Do órgão respiratório ela se espalha para outras partes importantes do sistema respiratório, como os brônquios e os alvéolos.

Há também, de uma forma mais rara, outros tipos de pneumonias que ocorrem por conta de vírus, de fungos e de elementos químicos externos que afetam diretamente o pulmão. Fumaça, agrotóxicos, produtos químicos em geral.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de uma pessoa com pneumonia é bem parecido com o de outras doenças respiratórias menos graves, como a gripe e o resfriado, por exemplo. A diferença é que por ser uma infecção esses problemas não mais intensos e vêm acompanhados de outros sintomas mais perigosos como a febre.

Os principais sintomas da pneumonia são: febre alta, falta de ar, tosse seca, tosse com catarro, dificuldade de respirar, dor no peito, mal-estar, fraqueza, náuseas, vômito e muito suor. Se tiver mais de um desses sintomas, o ideal é ir imediatamente ao médico para fazer os exames e descobrir se você está infectado ou não.

causas da pneumonia

Causas

São muitas as causas da pneumonia. A mais comum é a bacteriana, em que o pulmão é infectado por bactérias existentes no ambiente. Muito comum de ocorrer em hospitais, por exemplo, enquanto a pessoa fica internada para tratar algum outro problema.

Por ser uma infecção que ocorre via aérea respiratória, a pneumonia é muito fácil de se contrair. Ainda mais em um ambiente fechado e recheado de bactérias, como um hospital. Mas essa não é única forma de adquirir a doença.

A outra forma mais comum de se adquirir a doença é em não tratar gripes e resfriados da forma correta. A evolução desses simples doenças é a pneumonia. Muito comum de ocorrer, principalmente em sua forma viral, com crianças de até 5 anos de idade. É mais leve, mas se não for tratada corretamente também, pode se tornar bastante grave.

A pneumonia também pode ter uma causa inesperada. É quando uma pessoa aspira para o pulmão algo que deveria ir para o estômago. O corpo humano tem uma válvula que leva para o pulmão o ar e a comida para o estômago. Se você respirar ao mesmo tempo que engolir um alimento, ou uma bebida, ela vai parar no órgão errado e isso pode ser a causa de uma pneumonia. Bebidas, comidas, vômito e até mesmo a própria saliva, quando entra em contato com o pulmão, pode causar a pneumonia.

Tipos de pneumonia

São quatro tipos diferentes de pneumonia que existem: a de bactérias, a de fungos, a de vírus e a adquirida por contato com elementos químicos tóxicos.

É contagiosa?

A pneumonia é altamente contagiosa, ainda mais se a pessoa estiver com a imunidade baixa. Por isso, é preciso tomar muito cuidado, tratar de gripes e resfriados corretamente, sempre ter uma vida 100% higiênica e fazer exames de rotina.

pneumonia tratamento

Pode matar?

Se não tratada, a pneumonia pode sim levar à morte. Porém, essa é uma gravidade que só ocorre se a pessoa realmente não fizer o tratamento, não tomar os medicamentos e deixar a doença destruir o corpo dela naturalmente. Em qualquer fase, até com uma infecção crônica, é possível tratar e curar a pneumonia. Mas, o ideal é descobrir logo o problema, tomar os remédios e se livrar da doença.

Tratamento para pneumonia

O tratamento de pneumonia é medicamentoso. A pessoa vai tomar alguns antibióticos para curar da doença, caso ela seja bacteriana ou fúngica. No caso de pneumonia viral, outros remédios são receitados. Alguns pacientes precisam ficar internados para que o tratamento seja feito da melhor forma possível.

Tem cura?

A pneumonia tem cura e, se descoberta cedo, ela é rápida e o paciente não vai ter praticamente problema algum. Uns dias de febre e tosse e depois estará curado. O problema estar em postergar a doença, demorar a ir a um médico, a fazer o tratamento. Assim que sentir alguns dos sintomas, procure o especialista, faça os exames e inicie o tratamento para evitar possíveis futuras complicações.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre a pneumonia, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *