Primeiros socorros para engasgo: Saiba o que fazer nessa situação!

0
Primeiros socorros para engasgo: Saiba o que fazer nessa situação!

Tão comum quanto engasgar ou presenciar alguém engasgando (principalmente bebês e idosos), é cometer alguns erros na hora de prestar os primeiros socorros, o que pode piorar ainda mais a situação da pessoa.

Se você mora ou convive com crianças e idosos, ou se simplesmente quer aprender como proceder para ajudar alguém nessa situação, seja com líquido ou com alimentos (ou outros objetos), veja a lista que separamos com os primeiros socorros para engasgo, para evitar sufocamento, pneumonia e até mesmo a morte.

Primeiros socorros para engasgo de bebê

O procedimento padrão para fazer os primeiros socorres para engasgo de bebê é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada com a cabeça em direção ao chão.  Você também pode alternar os cinco tapas nas costas com cinco pressões no peito até que o objeto seja eliminado. Se o bebê começar a tossir, deixe que ele elimine o objeto sozinho.

Se o bebê desmaiar ou parar de respirar, faça uma respiração boca-a-boca.

primeiros socorros engasgo bebê

Primeiros socorros para engasgo em idosos

O engasgo é muito comum em idosos, por causa do envelhecimento da musculatura usada na deglutição, e para ajudar um idoso engasgado (tanto com líquidos quanto com alimentos ou outros objetos), o recomendado é fazer a chamada “manobra de Heimlich”, que é quando você dá um abraço por trás do idoso (ou adulto), apertando pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho. Repita esse movimento de forma vigorosa por até cinco vezes, e a cada empurrão, veja se a garganta foi liberada, para não precisar repetir o movimento em vão. Se o idoso ficar inconsciente, pare a manobra imediatamente.

Se você não souber fazer a manobra de Heimlich ou não adiantar, ligue para a ambulância e peça ajuda.

Mas atenção: Esse procedimento não é indicado se o idoso estiver chorando, falando ou tossindo, porque é sinal de que ele ainda está respirando normalmente, então basta acalmá-lo e esperar passar.

Também é importante dizer que tomar água não ajuda e que não deve provocar vômito colocando o dedo na garganta.

Primeiros socorros para engasgo com alimentos

É muito comum acontecer o engasgo com alimentos, mas em crianças a partir de 1 ano também acontece de engolir brinquedos, moedas ou outros itens pequenos que podem acabar alojados na garganta ou na traqueia, e o procedimento pode ser o mesmo em ambos os casos.

A primeira atitude deve ser pedir que a pessoa force a tossir, para saber se as vias estão parcialmente ou completamente obstruídas. Se a obstrução for parcial, ela vai conseguir tossir, falar e respirar, e ao tossir, pode ser que o objeto saia pela boca. Se for total, ela não conseguirá, e você vai começar a observar os lábios ficarem azulados, por causa da falta de oxigênio.

Se a obstrução for parcial, não dê tapas nas costas, pois o objeto pode se deslocar e agravar a situação. O ideal é manter a pessoa calma e pedir que ela continue tossindo. Se não adiantar e a situação se agravar, dê cinco tapas nas costas da pessoa, batendo entre as omoplatas (ossos que ficam na parte de trás de cada ombro) com a faca da mão (a parte que fica entre a palma e o pulso). Se isso também não adiantar, recorra à manobra de Heimlich, que citamos na parte que falamos sobre os primeiros socorros para engasgo em idosos.

Primeiros socorros para engasgo com líquido

O engasgo com líquido geralmente acontece quando a pessoa bebe muito rápido, e é um pouco menos perigoso que o engasgo com alimentos ou objetos, porque a sensação de asfixia geralmente é temporária, porque ao tossir a pessoa consegue cuspir ou desobstruir logo a garganta.

Se a pessoa não conseguir, o ideal é deitá-la no chão, de lado, e tentar que o líquido saia. Pode ajudar com uma gaze ou pano também (sem excesso, para não asfixiar a pessoa).

O que fazer se você se engasgar quando estiver sozinho?

Se o engasgo acontecer com você e não tiver ninguém para te ajudar, você precisará manter a calma e forçar a tosse. Se  conseguir falar, ligue para a ambulância e peça ajuda. Tente fazer a manobra de Heimlich em você mesmo, apertando pouco acima do seu estômago para forçar o alimento ou objeto a sair pela boca ou se deslocar (e você engolir completamente).

Veja também um vídeo que explica como lidar em situação de engasgo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *