Remédios caseiros para dor de garganta: Veja os mais poderosos!

0
Remédios caseiros para dor de garganta: Veja os mais poderosos!

Apesar de a dor de garganta ser um problema que pode acontecer durante o ano todo causada por vários fatores (como vamos explicar a seguir), agora durante o inverno a probabilidade de você ou de as crianças serem atingidos é bem maior.

Quem mora em grandes cidades, onde o clima é mais seco, também já está acostumado a passar por isso, e como remédio em excesso nunca é bom, vale a pena saber que dá pra tratar ou diminuir os sintomas e a irritação fazendo remédios caseiros para dor de garganta com o que temos em casa. Veja algumas receitas simples, baratas e eficientes que separamos para você:

Remédios caseiros para dor de garganta

A dor de garganta significa que existe uma inflamação, irritação ou inchaço nas mucosas, além de diversos tipos de bactérias ou vírus. Para cada tipo de causa da dor, existe um tipo de tratamento mais eficaz, mas antes de ter o diagnóstico de um médico, você pode usar um ou vários desses remédios caseiros para dor de garganta para aliviar um pouco a dor e a irritação.

Chá de camomila:

Quase toda família tem uma caixa com saquinhos de chá de camomila no armário, e como a erva é um analgésico natural, pode ajudar a eliminar a dor de garganta.

Chá de gengibre:

Tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Fatie a raiz em alguns pedaços e ferva na água, deixando em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e se quiser, adoce com mel.

Chá de raiz de alcaçuz:

As propriedades antivirais e anti-inflamatórias da raiz de alcaçuz ajudam a reduzir o inchaço e a irritação. Junte uma xícara de raiz de alcaçuz seco picado, meia xícara de lascas de canela, duas colheres de sopa de cravos e meia xícara de flores de camomila na água e cozinhe por cerca de dez minutos. Deixe um pouco em infusão, com a chaleira tampada, coe e beba ainda morno.

Chupar alho:

O alho tem uma substância chamada alicina, que pode matar as bactérias e germes que causam dor e irritação. Corte um dente de alho ao meio e coloque cada metade de um lado da boca, e chupe como se fosse uma bala.

Gargarejo com água morna e sal:

Esquente uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal e faça gargarejo no máximo três vezes ao dia, para aliviar a dor e permitir que o nariz entupido volte a drenar corretamente sem ressecar a garganta ou tirar o excesso de muco, que é uma proteção natural.

Gargarejo com bicarbonato de sódio:

Entre todos os benefícios que o bicarbonato de sódio pode oferecer, ele também tem ação antibacteriana, então, misture meia colher de chá de sal com meia colher de chá de bicarbonato na água morna e gargareje por duas vezes seguidas, por até 3 vezes ao dia.

Mastigar cravos:

O cravo tem ação analgésica e além de ser um antisséptico natural, também pode atuar como um antibacteriano. Coloque dois cravos na boca e mastigue como se fosse um chiclete, e cuspa quando ficar bem macio ou acabar o sabor.

remédios caseiros para dor de garganta

Mel quente com limão:

Misture uma colher de chá de mel, meia xícara de água quente e uma colher de chá de suco de limão e beba, de preferência antes de dormir.

Vapor com óleo de eucalipto:

Se o problema for causado pelo clima seco, ferva uma panela grande de água e pingue algumas gotas de óleo de eucalipto (à venda em lojas de produtos naturais). Aproxime a boca e o nariz da água e inale o vapor. Se conseguir, isole a área, colocando uma toalha entre a sua cabeça e a panela, para otimizar o resultado.

Vinagre de maçã:

Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel em uma xícara de água morna e beba em seguida. Mais eficaz em casos de bactérias, pois a acidez altera o PH da garganta e ajuda a eliminar alguns tipos de bactéria.

Além desses remédios naturais, é muito importante lembrar de hidratar a garganta, mesmo que engolir seja um processo que cause dor ou incômodo. O melhor líquido é sempre a água, mas você também pode ingerir sucos e chás durante o dia, para ajudar a eliminar a dor de garganta mais facilmente.

Caso esses remédios caseiros não façam efeito, procure um médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *