Remédios caseiros para tosse: Alternativas naturais!

0
Remédios caseiros para tosse: Alternativas naturais!

No inverno, é muito comum que o resfriado venha acompanhado de tosse, que é um mecanismo de defesa do organismo, que protege o aparelho respiratório, removendo as substâncias indesejadas ou corpos estranhos.

A tosse incomoda bastante e muitas pessoas tratam apenas os sintomas, sem pensar que a tosse pode ser sinal de um problema maior, como uma bronquite ou um enfisema pulmonar, por exemplo.

Por isso, no artigo de hoje vamos indicar remédios caseiros para vários tipos de tosse, que vão ajudar a melhorar os sintomas e diminuir os incômodos, mas indicamos procurar um médico em paralelo, para procurar saber as suas causas e o melhor tratamento.

chás para tosse naturais

Remédios caseiros para tosse

Uma das formas mais comuns e mais eficazes de usar remédios caseiros é através dos chás, colocando os ingredientes em infusão. Veja algumas receitas simples e eficazes:

  • Chá com limão e mel: Ferva a água, esprema um limão e adicione duas colheres de mel.
  • Chá de hortelã: Ferva a água com uma colher de folhas de hortelã (frescas ou secas). Deixe em infusão (com a panela tampada) por cerca de 10 minutos, adoce com uma colher de mel e beba ainda morno.
  • Chá de gengibre: Corte 5 cm da raiz em rodelas e adicione à 1 litro de água, e leve ao fogo com o suco de um limão ou paus de canela. Deixe ferver e ficar em infusão por cerca de 10 minutos. Em seguida coe, e beba.
  • Chá de alho: Para fazer 1/2 litro de chá, use 1 dente de alho, 1 casca de canela e 2 cravos da índia. Ferva a água com o cravo e a canela e depois que estiver fervento, acrescente o alho bem amassado. Deixe ferver por mais alguns instantes, e depois deixe em infusão. Coe e beba em seguida.

É muito importante manter a garganta hidratada durante o período em que você estiver com tosse, e um bom remédio caseiro para isso (além de simples, rápido e barato) é tomar um copo de água em temperatura ambiente com 1 colher de mel. Além de hidratar as cordas vocais, essa mistura acalma toda a região da garganta e diminui a frequência da tosse.

Remédios caseiros para tosse seca

A tosse seca talvez seja a mais irritante de todas, aquela que te faz acordar pra tossir por longos minutos, até você perder o sono e a paciência. Nessa hora, prepare alguma dessas receitas para acalmar a garganta:

  • Chá de gengibre com limão: Corte 5 cm da raiz em rodelas e adicione à 1 litro de água, e leve ao fogo com o suco de um limão. Deixe ferver e ficar em infusão por cerca de 10 minutos. Em seguida coe, e beba.
  • Chá de alteia: Misture 10g da raiz de alteia a 150 ml de água fria e deixe macerando por cerca de 90 minutos, e mexa de vez em quando. Coe e beba em temperatura ambiente.

Remédios caseiros para tosse infantil

Enquanto você não leva o seu filho no pediatra para ver a causa da tosse, pode dar chá de mel com limão, como ensinamos no início do texto, ou aproveitar que um estudo realizado pelo Imperial College London, do Reino Unido, descobriu que o chocolate contém um componente essencial chamado teobromina, que tem o poder de aliviar as tosses persistentes que aparecem nas crianças através de uma infecção oral, e trate a tosse infantil com uma xícara de chocolate quente.

Remédios caseiros para tosse com catarro

Para a tosse com catarro, o ideal é usar substâncias que tenham propriedade broncodilatadora, para ajudar a eliminar o muco. Veja seguir:

suco caseiro para tosse

Suco de guaco com cenoura

O suco de guaco com cenoura é expectorante e além de eliminar o catarro, pode ajudar a respirar melhor. Anote a receita desse remédio caseiro, que também é muito eficaz em caso de bronquite:

Ingredientes

  • 5 folhas de guaco
  • 1 cenoura
  • 2 ramos de hortelã-pimenta

Passe os ingredientes na centrífuga e misture bem. Depois, coe e adoce com 1 colher (de chá) de mel. Beba 20 ml do suco várias vezes ao dia.

Chá de canela

A canela e o cravo-da-índia são bactericidas e ajudam a eliminar os micro-organismos causadores da tosse. Já o limão e o mel tem propriedades expectorantes, e ainda ajudam a fortalecer o sistema imune devido ao seu alto teor de vitamina C.

Ingredientes

  • 1 pau de canela
  • 3 cravos-da-índia
  • 1 rodela de limão
  • 1/2 litro de água

Coloque todos os ingredientes juntos e deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar, coe, adoce com 1 colher de sopa de mel e beba 2 xícaras por dia.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *