Transtorno alimentar: Saiba o que é e como tratar!

0
Transtorno alimentar: Saiba o que é e como tratar!

Com as mudanças dos padrões de beleza e as exigências sociais, os transtornos alimentares vem ocorrendo com mais frequência na sociedade, principalmente entre as mulheres, que em busca de obter uma aceitação social vivem na cultura do emagrecimento a fim de estar dentro do padrão estético imposto pela sociedade. O transtorno alimentar é uma mudança no comportamento alimentar, que pode levar o indivíduo a magreza extrema, a obesidade, ou a outros problemas físicos. Geralmente esses transtornos acontecem na infância e na adolescência, que é a fase que as pessoas mais se preocupam com a aparência. O transtorno alimentar também pode ocorrer nos adultos, porém não é tão comum. Essa doença pode aparecer tanto em mulheres como em homens, contudo é mais comum entre as mulheres que quase sempre estão em busca de manter o corpo em forma.

O que causa o transtorno alimentar?

Geralmente uma das principais causas dos transtornos alimentares está baseada na auto-avaliação dos indivíduos, que se olham no espelho e criam um corpo que não existe em sua cabeça, e acaba não conseguindo enxergar o seu real corpo. O medo excessivo de engordar e uma preocupação intensa com o peso também levam as pessoas a terem transtornos alimentares.

Estudos comprovam que a sociedade é uma das principais influenciadoras para que o indivíduo possa possuir algum tipo de transtorno.

Quais são os tipos de transtornos alimentares?

Anorexia:

A anorexia é causada principalmente pela distorção que o indivíduo tem sobre o seu corpo real. Nela geralmente a pessoa se recusa a manter o peso mínimo necessário para se manter saudável de acordo com sua altura. Com isso a pessoa começa a restringir alimentos com  o medo excessivo de engordar.

No início a pessoa começa com a restrição apenas de coisas calóricas, porém, com o avançar da doença ela passa a restringir quase todos os tipos de alimentos. A cada vez que o individuo  emagrece, mais ele sente vontade de emagrecer. Assim ele acaba perdendo a noção e não consegue mais voltar a realidade sem a ajuda de um profissional.

transtorno alimentar

Bulimia

A Bulimia consiste na ingestão compulsiva de alimentos (principalmente dos mais calóricos) em um pequeno intervalo de tempo. Com tudo, o indivíduo acaba se arrependendo e usando métodos inadequados para desfazer dos alimentos que ingeriu como praticar exercícios em excesso, utilizar laxantes e tornar comum a prática de fazer vômitos auto-induzidos.

O indivíduo que sofre desse transtorno alimentar também possui uma preocupação excessiva com o seu peso. Para que se confirme a doença o indivíduo deve fazer uso dos métodos acima com frequência. E geralmente quem está sofrendo de bulimia esconde dos familiares e amigos, o que demora ainda mais para que se inicie o tratamento;

Como funciona o transtorno alimentar na infância e na adolescência

Na infância e na adolescência é muito comum que aconteça esses tipos de transtornos, principalmente devido ao ambiente familiar e a grande exposição dessas pessoas ao meio de comunicação.

Muitas vezes sem perceber os pais acabam induzindo seus filhos a comerem menos e a manter o corpo “em forma”, o que muitos não sabem é que isso pode acabar levando as crianças e os adolescentes a terem distúrbios alimentares por serem obrigados a seguir um padrão imposto por eles.

Outra coisa que pode levar as crianças e os adolescentes a terem transtornos alimentares são as mídias, que geralmente trabalham com a ideia de que o magro é o bonito, é o normal, e que todas as pessoas devem seguir esse padrão.

Como na infância e na adolescência os indivíduos começam a formar seu caráter, é necessário que os amigos e familiares conversem constantemente com eles para ensiná-los que o ideal é ser saudável e que não devem seguir nenhum padrão para ser aceito socialmente.

O que é o transtorno compulsivo

transtorno alimentar

Esse transtorno é muito comum entre as pessoas, principalmente as que possuem um peso elevado. Diferente do que acontece no caso da bulimia, as pessoas que sofrem do transtorno compulsivo não faz o uso de métodos inadequados para desfazer do alimento. Quando o indivíduo tem o ataque compulsivo ele come tudo o que vê pela frente e em um a velocidade muito rápida e não consegue parar mesmo estando cheio, ele come até o momento que começa a se sentir mal.

Após o momento de compulsão o indivíduo se arrepende o que o leva a comer compulsivamente de novo. Geralmente quem sofre com esse tipo de transtorno é obeso, e tem que fazer acompanhamento com um médico.

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *