Vacina de HPV: Quem deve tomar? Quanto custa? Saiba aqui!

1
Vacina de HPV: Quem deve tomar? Quanto custa? Saiba aqui!

O Papiloma Vírus Humano, ou HPV, é um vírus que pode causar o câncer do colo do útero nas mulheres, além de verrugas e infeções no corpo. Como maneira de prevenir essas doenças existe a vacina de HPV, que serve como prevenção para essa doença e pode ser tomada por meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade.

Se você quer saber mais sobre essa vacina, como ela age, seus benefícios e quando tomar, continue lendo o nosso artigo que vamos explicar tudo para você. Confira!

O que é a Vacina de HPV

A Vacina de HPV é uma injeção que é oferecida para meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade, mulheres até os 45 anos e homens até  os 26 anos de idade. Ela pode ser aplicada em clinicas particulares, ou em postos de saúde do SUS, porém para tomar a vacina de graça é preciso estar dentro da faixa etária de maior risco. Algumas escolas também fazem campanhas de vacina de HPV para conscientizar a maior quantidade de pessoas e assim prevenir o câncer do colo do útero, de garganta e ânus. Além das infecções que podem decorrer da presença desse vírus.

O Vírus é passado de pele para pele, por isso ela é considerada uma doença sexualmente transmitida. Ao longo da vida 1 em casa 10 pessoas tiveram contato com o vírus durante as relações sexuais, mas nem todas elas desenvolveram as lesões. Ainda assim, exames periódicos são a melhor forma de prevenir doenças mais graves e de tratar o HPV.

vacina de hpvQuem pode tomar a Vacina de HPV

A Vacina de HPV é oferecida no SUS gratuitamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, como forma de atender o maior número de pessoas ela também é oferecida durante campanhas de conscientização em escolas e outros espaços públicos. Para tomar a vacina basta ir em qualquer posto do SUS com o cartão de vacinação e se estiver dentro da faixa etária pode tomar a vacina na hora. Ela é aplicada em duas doses, por isso é preciso ficar de olho na data para tomar a segunda dosagem.

Já nas clínicas particulares é possível homens de 9 a 26 anos de idade e mulheres até os 45 anos. A vacina também é aplicada em duas doses, porém ela é paga e o valor gira em torno de R$ 200 a R$ 300 reais por dose, uma vez que depende do tipo de vacina que será tomada.

Tipos de Vacina de HPV

Existem dois tipos de vacina de HPV, a quadrivalente e a Bivalente.

A Vacina de HPV Quadrivalente deve ser tomada por mulheres de 9 a 45 anos de idade e por homens de 9 aos 26 anos e idade, ela protege contra o aparecimento de verrugas nas partes genitais, câncer do colo do útero, câncer no pênis e no ânus, causada pelo vírus 6, 11, 16 e 18 do HPV. Ela é tomada em três doses a segunda dose após dois meses da primeira e a terceira dose seis meses depois da primeira dose. No caso das crianças pode ser tomado apenas duas doses para se ter a proteção desejada.

Já a Vacina de HPV Bivalente é indicada para ser tomada a partir dos 9 anos de idade e oferece proteção contra os vírus 16 e 18 do HPV que são os principais responsáveis pelo câncer do colo do útero. Para crianças até os 14 anos é necessário apenas duas doses da vacina, já para maiores de 14 anos é necessário 3 doses, sendo a segunda após um mês da primeira dose, e a terceira dose seis meses após a primeira dose.

quem deve tomar vacina de hpvContraindicações Vacina HPV

A Vacina de HPV possui algumas contraindicações, ou seja, ela não é recomendada para:

  • Grávidas, se você estiver em gestação, deixe para tomar a vacina logo após o nascimento do bebê.
  • Pessoas alérgicas aos componentes da vacina, por isso procure um médico se você tiver alergias para saber uma alternativa.
  • Doenças em tratamento
  • Febre no dia da vacina
  • Em caso de estar com baixo número de plaquetas no sangue.

Efeitos Colaterais

A Vacina de HPV possui poucos efeitos colaterais, porém após tomar ela pode apresentar vermelhidão no local, coceira, inchaço e até pequenas dores locais, mas que passam já no primeiro dia após a vacinação. Em alguns casos é possível ter febre acima de 38º, nesse caso é recomendado procurar um médico.

Se você ainda tem dúvidas sobre a vacina de HPV, nos deixe um comentário!

 

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *