Como evitar o mau hálito: 8 dicas infalíveis para se livrar desse mal!

0
Como evitar o mau hálito: 8 dicas infalíveis para se livrar desse mal!

Nada mais desagradável do que conversar com alguém com mau hálito. O odor bucal é causado por diversos fatores. Entre os mais comuns estão a higiene oral inadequada e deficiente, que dá origem a problemas que causam o mau hálito como.  Para prevenir o mau hálito existem alguns hábitos que são fundamentais e indispensáveis. Se você sofre com esse problema veja todas as nossas dicas e informações sobre como evitar o mau hálito. 

Quais são as causas do mau hálito?

A principal causa do mau é a má higiene bucal. Quando não há uma limpeza adequada de toda a boca podem surgir problemas que levam a mau hálito, como:  formação de saburra lingual, placas dentárias, acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e cáries. Além disso, problemas na saúde bucal também podem causar esse problema, como por exemplo a gengivite.

 Mas a origem do problema não se restringe a boca e quando ele não está nela o perigo é maior. Das causas extrabucais para o mau hálito as mais frequentes são as doenças:

  • da orofaringe
  • bronco-pulmonares
  • digestivas
  • alcalose
  • doenças hepáticas
  • perturbações do sistema gastrointestinal
  • diabetes
  • doenças febris
  • intestino preso
  • Deficiência de vitaminas A e D.

Além disso hábitos como tabagismo e alcoolismo também causam o problema. O consumo de alguns alimentos também pode levar ao mal hálito.

como evitar o mau hálito escovando o dente

Dicas de como evitar o mau hálito

Para alguma pessoas o mau hálito é recorrente e nesses casos você deve ficar atento se não está sofrendo de alguns dos problemas acima. Agora se a sua saúde está em dia e você ainda sofre frequentemente com esse problema, você pode seguir as nossas dicas de como evitar o mau hálito. Confira todas eles:

Higiene bocal adequada

É imprescindível manter a higiene de toda a boca em dia. Além de escovar os dentes após cada refeição, você deve fazer o uso de fio dental, muitas vezes ignorado pelas pessoas. Existe a forma correta de se escovar os dentes e também de passar o fio dental. Pessoas que usam aparelhos ou tem problemas como gengivite devem usar escovar especiais. Manter boca higienizada é o primeiro e mais básico passo para se livrar do mal hálito.

como evitar o mau hálito passo a passo de como escovar os dente de maneira correta

como evitar o mau hálito passo a passo de como escovar os dente de maneira correta

A língua também

A língua também deve ser limpa todos os dias. Escovar apenas os dentes não é o bastante.  Quando a língua não é higienizada, se forma uma capa conhecida como saburra e ela causa mau hálito e pode gerar outros problemas na boca. Por isso sempre escove a língua. Existem raspadores específicos para isso.

Alimentar-se bem

Evite as  comidas gordurosas sempre que puder e procure não ficar de jejum. Comer de 3 em 3 horas, também ajuda a evitar o problema.  Quem tem facilidade para desenvolver o odor deve evitar consumir alimentos como:

  • carne gordurosa
  • frituras
  • repolho
  • brócolis
  • couve-flor
  • alho
  • cebola

A alimentação ideal para quem tem esse problema deve ser rica em alimentos que são fontes de fibras, como cenoura, maçã, etc, e laticínios magros, como leite desnatado, queijo branco, ricota e outros.

Beba bastante água

Beber aguá ajuda a eliminar as bactérias presentes na boca, que podem causar mal hálito, assim como pequenos restos de comida. Sempre prefira água a outras bebidas como refrigerantes e sucos , pois o excesso de açúcar pode agravar o problema.

Enxaguantes bucais não

Na verdade enxaguantes bucais são importantes para a limpeza da boca, porém você deve usar somente aqueles que não possuem alco. A presença do álcool resseca a boca p que favorece o aparecimento de placa bacteriana.

como evitar o mau hálito usando enxaguante bucal

Ficar atentando a sangramentos na boca

Sangramentos ao escovar o dente o usar o fio dental pode significar algum problema na boca, como a gengivite. Se isso acontece com você procure um dentista. Se o caso for leve ele irá mostrar o que está fazendo de errado na hifenização da sua boca. Caso a situação seja mais grave ele irá indicar o procedimento mais adequado.

Evitar o consumo de alimentos com odores fortes

Alguns alimentos possuem um forte odor e consumi-los, principalmente em excesso e sem realizar a limpeza da boca depois, pode deixar você com um hálito bastante desagradável.

Mantenha a consulta com dentista em dia

Você deve sempre consultar seu dentista, no mínimo duas vezes no ano. Além de promover uma limpeza que vai além da escova de dente ele poderá te auxiliar caso tenha algum problema bucal que esteja causando o mau hálito.

Gostou das nossas dicas sobre como evitar o mau hálito? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *