Forscolina ou Forskolin: O que é? Quais os benefícios? Emagrece?

Forscolina ou Forskolin: O que é? Quais os benefícios? Emagrece?

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse extrato, mas se ainda não ouviu, vai ouvir. A forscolina (Ou forskolin) tem ganhado cada vez mais espaço, inclusive na mídia por suas propriedades de emagrecimento. Produzido por uma planta nativa da Índia chamada Coleus, o extrato já vem sendo utilizado de forma natural e na medicina do ocidente a muitos anos.

O que é forscolina?

A forscolina é um composto retirado da planta Coleus ou Coleus forskohlii, que pode ser encontrada na Índia e na Tailândia e pertence à família de plantas como a hortelã.

Também conhecida como coleonol, a forscolina aumenta os níveis de AMP cíclico (basicamente, AMP cíclico é um componente presente no núcleo das células). O AMP cíclico ajuda as células a se comunicarem, aumentando assim, de forma considerável, a função hormonal.

Mas o que isso significa?

De forma bem simples, isso quer dizer que o aumento da produção de AMP cíclico melhora o metabolismo celular e isso estimula a quebra de gordura e inibe a síntese de gordura.

Além disse o extrato também estimula a liberação de hormônios da tireoide, que por sua vez levam a um aumento geral do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras

Forscolina é bom para emagrecer?

Ume vez que o composto forscolina ajuda a melhorar o metabolismo, ele pode sim ajudar na perda de peso. Lembrando que em todos os casos, onde se deseja perder peso de forma saudável, é necessária uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas. É muito importante também consultar um médio e um nutricionista antes de começar a consumir qualquer produto ou fazer qualquer dieta.

20140903214322_11237

Outros benefícios

Além de auxiliar na perda de peso, outros benefícios foram percebidos no uso da erva Coleus. Entre eles estão:

  • Problemas cardiovasculares, como por exemplo a hipertensão: Ela reduz a pressão arterial. Isso ocorre porque há um relaxamento das artérias e uma intensificação da contração do músculo cardíaco.
  • Depressão: Em alguns estudos foi percebido que pessoas com depressão têm o nível de AMP cíclico reduzido. Como a forscolina aumenta os níveis deste componente, ele leva a uma melhora nos sintomas da depressão.
  • Asmas e Alergias: No caso da asma, o extrato causa um relaxamento dos músculos do trato respiratório, o que diminui a restrição das vias aéreas. Quanto as alergias, a forscolina inibi a liberação de histamina.
  • Aumento da testosterona: Um estudo feito com homens com sobre peso e obesidade. Ele mostrou que, além de reduzir significativamente a porcentagem de gordura corporal, houve também um aumento significativo dos níveis de testosterona dos participantes.
  • Glaucoma: O extrato em colírio leva a uma diminuição da pressão intra-ocular, o que evita dano ao nervo ótico até que o tratamento do glaucoma seja realizado.

Efeitos colaterais

Uma dose de forscolina maior do que a recomendada pode levar a diarreias, distúrbios gastrointestinais e baixar muito a pressão.

Quem não deve tomar forscolina?

  • Pessoas com hipertireoidismo
  • Pessoas com pressão baixa
  • Mulheres grávidas ou lactantes

Precauções

No uso do extrato de forscolina você deve tomar algumas precauções para que não prejudique sua saúde ou que obtenha resultados indesejados. Listamos alguns deles:

  • Uma dose de 125mg por dia já é suficiente para se obter os resultados desejados.
  • Verifique se o suplemento adquirido por você possui 20% de forsolina, quantidades menores trarão um efeito reduzido de queima de gordura.
  • O uso de suplementos de forscolina não descarta a necessidade da pratica de atividades físicas nem de uma alimentação saudável.

E você? Tem alguma dúvida sobre a forscolina ou forskolin? Deixe um comentário!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...