Água de berinjela: Como fazer? Ajuda a emagrecer? Quais os benefícios?

0
Água de berinjela: Como fazer? Ajuda a emagrecer? Quais os benefícios?

Todo mundo já sabe que muitos alimentos vindos da natureza servem também para beneficiar a nossa beleza e saúde além da alimentação, e a água de berinjela é uma das receitas mais populares. Se você nunca ouviu falar ou não sabe porque ela também é conhecida como “água milagrosa”, não deixe de ler o artigo de hoje.

Ela ficou famosa porque muitas pessoas começaram a tomá-la em jejum para emagrecer, e vamos contar nesse artigo a seguir se você pode mesmo perder peso tomando água de berinjela ou não. Outro uso que descobriram é para a saúde de quem tem colesterol alto, e também vamos falar se é verdade ou mito.

Além disso, a água de berinjela é uma receita bem simples e rápida de fazer, e também é muito barata, fazendo com que o custo benefício seja muito bom e valha a pena aprender.

Benefícios da água de berinjela

Veja alguns benefícios que são pouco conhecidos:

  • É rica em vitamina E, o que potencializa e melhora a circulação sanguínea
  • Tem antioxidantes como a antocianina, que ajuda a prevenir doenças do coração
  • Ajuda a combater o diabetes, pois é rica em fibras, que desaceleram a digestão, fazendo com que a glicose seja absorvida mais lentamente pelo organismo
  • Tem altos níveis de potássio e muito sódio, o que ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular e do sistema nervoso
  • É diurética, ajudando a reduzir a retenção de líquidos
  • Tem ação anti-inflamatória, que ajuda na redução da celulite e outras inflamações da pele
  • Ajuda a regular o trânsito intestinal
  • Ajuda a baixar os níveis de açúcar do corpo, desintoxicando-o.
  • Tem poucas calorias (100 Kcal / 25g).

Vamos falar de outros usos e benefícios da água de berinjela a seguir.

A água de berinjela ajuda a emagrecer?

água de berinjela emagrece

Sim, a água de berinjela ajuda a emagrecer, porque além de ter alguns benefícios que ajudam a regular o organismo (como ser diurética e regular o intestino, por exemplo), tem outras características que fazem com que ela seja uma aliada na perda de peso.

Por conter muitas fibras, a água de berinjela dificulta a absorção do carboidrato e melhora a digestão, além de causar uma sensação de saciedade, que retarda a vontade de comer de novo, mas o maior motivo de a água de berinjela ajudar a emagrecer é uma substância chamada saponina, que é liberada apenas quando a berinjela é colocada na água.

A saponina funciona como um detergente natural quando entra em contato com a gordura, impedindo que o organismo absorva totalmente o que foi ingerido.

Para perder peso, você deve tomar 1 litro de água de berinjela por dia, de preferência antes das refeições, porque assim ela atuará não somente como um inibidor de apetite , mas também ajudará a digerir as gorduras,  e a eliminá-las ao chegar ao estômago, o que permitirá uma melhor digestão e a purificação  do organismo, como falamos anteriormente.

Ajuda a baixar o colesterol? E quanto a diabetes? 

Sim. Como falamos, a berinjela é rica em fibras e em antioxidantes, o que o combate o colesterol alto e eliminar o excesso de gordura e a purificar o organismo. Consumindo o alimento na forma de água, uma boa parte dessas propriedades são transferidas  para o líquido, e por isso a água de berinjela é tão eficiente. Também é importante falar que os seus benefícios já foram comprovados inclusive em estudos fora do Brasil.

Para baixar o colesterol você pode fazer a água de berinjela que ensinamos, e também usar a receita de água de berinjela com limão, que explicaremos a seguir.

Como fazer água de berinjela?

como preparar água berinjela

Como falamos, fazer água de berinjela é rápido, simples e barato, e tudo que você precisa é de 1 litro de água e uma berinjela média ou grande. Siga o passo a passo:

  • Lave a berinjela com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, para eliminar todas as impurezas tóxicas, e em seguida, enxague bem em água corrente, para que não fique com o gosto do bicarbonato e do vinagre.
  • Corte a berinjela em rodelas com mais ou menos 1 centímetro e meio de espessura, mantendo a casca, que também é rica em nutrientes e flavonóides, que são antioxidantes capazes de diminuir a ação dos radicais livres
  • Coloque todas as rodelas de berinjela em uma garrafa ou jarra, e depois, despeje a água por cima.
  • Deixe descansar por algumas horas antes de beber (o ideal é fazer no início da noite e só começar a beber pela manhã, em jejum).

Se quiser saborizar e otimizar os benefícios da água de berinjela, esprema um limão médio sobre as rodelas de berinjela antes de colocar a água. Mexa um pouco com uma colher, e depois coloque a água.

Ela dura quantos dias na geladeira?

Como a água de berinjela é uma receita natural, que obviamente não possui conservantes, nós não recomendamos que você deixe ela muitos dias na geladeira, porque isso pode fazer com que ela perca as suas propriedades. O ideal é fazer a noite e tomar no dia seguinte pela manhã, ainda em jejum.

Receitas

A maioria das pessoas não se importa com o sabor da água de berinjela, mas se você se incomodar, existem receitas que fazem com que ela fique mais saborosa, e consequentemente ficará mais fácil incluir na sua rotina. Veja duas delas a seguir:

Água de berinjela com limão

A primeira delas é a água de berinjela com limão, e basta acrescentar um limão médio em um litro de água com a berinjela já higienizada e cortada. Uma outra dica para facilitar a ingestão é sempre tomar bem gelada, o que é ideal principalmente em dias mais quentes. O limão pode ser espremido ou em rodelas.

O limão é um ingrediente interessante porque é fonte de vitamina C e atua como um antioxidante, além de ter um efeito “detox”, e é por isso que muitas pessoas estão usando também a água com limão pela manhã buscando os seus benefícios para a saúde.

Água de berinjela com limão e gengibre

Além do limão você também pode acrescentar o gengibre na sua receita. Ele é um alimento poderoso e que também atua no emagrecimento graças ao seu efeito termogênico. O gengibre é também muito saboroso e amplamente usado em águas saborizadas e outras receitas para quem quer emagrecer.

Neste caso basta acrescentar algumas rodelas de gengibre na água e deixar ela absorver o sabor.

Água de berinjela com pepino

Por fim, a nossa última dica é acrescentar o pepino na sua receita de água de berinjela. E a nossa dica é a mesma das receitas anteriores, já que basta acrescentar o pepino na água cortado em quadradinhos ou em rodelas.

O pepino é muito refrescante e é a combinação perfeita pra você que vai beber a sua água de berinjela nos dias mais quentes.

Dica extra

Muitas pessoas nos perguntam se pode adoçar a água de berinjela, e a resposta é não, principalmente se você estiver usando com o objetivo de emagrecer. Caso você realmente não consiga tomar sem adoçar, o ideal é optar pelo adoçante.

Outra dica sobre a água de berinjela é que você deve persistir, e tomar diariamente para resultados melhores. Além disso, não adianta apenas tomar a água sem fazer melhores escolhas na hora de se alimentar, viu?

receita de água de berinjela

Bom, por hoje é isso! Se você já toma a água de berinjela, conte pra gente nos comentários sua receita preferida! Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje e até a próxima!

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *