Banha de porco: Faz mal? Como fazer em casa? SAIBA AQUI todas as informações!

3
Banha de porco: Faz mal? Como fazer em casa? SAIBA AQUI todas as informações!

Muito se fala a respeito dos benefícios da banha de porco quando comparada a outros tipos de gordura. Muito utilizada na culinária do campo, a banha de porco é um produto barato e versátil que você pode inclusive fazer em casa. Quer saber mais? Então não deixe de conferir esse post! Vamos lá?

A banha de porco faz mal?

Como todo tipo de gordura animal, a gordura de porco é rica em gorduras saturadas e colesterol. Mas aí você vai pensar, então gordura de porco faz mal? Não exatamente, a gordura de porco é uma das gorduras mais saudáveis que você pode estar consumindo.

Nossos antepassados utilizavam a banha de porco na alimentação e apresentavam taxas muito baixas de doenças do coração por exemplo. Isso porque a banha de porco possui um ponto menor de saturação, tornando-a mais saudável que outros tipos de gordura.banha de porco

 

O que é melhor banha de porco ou óleo?

Com toda certeza, quando comparado o óleo de cozinha comum com a gordura de porco, a gordura de porco vai ser menos nociva a sua saúde. Essa é uma questão química e a explicação é fácil de entender.

A gordura de porco é mais estável ao calor do que o óleo de cozinha normal e isso lhe garante uma vantagem para a saúde.

Quando aquecido o óleo de cozinha normal possui maior facilidade de quebrar sua ligações químicas e acaba se tornando tóxico ao organismo.

É saudável?

Nenhum tipo de gordura é realmente saudável para o organismo e isso se aplica também a banha de porco. O que acontece é que a essa é menos nociva ao corpo.

Diferente de outros tipos de óleo, a gordura de porco não quebra suas cadeias de ligações químicas muito facilmente quando submetida a altas temperaturas, como quando usada para fritar algo.

Mas como isso pode ser benéfico? Os outros tipos de óleo, por possuírem ligações químicas compostas, elas se quebram com mais facilidade, liberando toxinas oxidantes.

Gorduras oxidantes são maléficas ao organismo porque quando ingerida se transformam em radicais livres e radicais livres causam danos celulares. Apesar de naturalmente possuirmos radicais livres no organismo, devemos evitar-los.

Quais os benefícios?

A banha de porco deve ser sua escolha quando comparada ao óleo de cozinha comum e possui diversos benefícios a saúde, alguns benefícios de se consumir a banha de porco são;

  • É rica em vitamina D
  • É nutritiva, possui na sua composição vitaminas c além de ferro e fósforo.
  • São benéficas ao coração por possuir gorduras monoinsaturadas
  •  Ajuda a combater a depressão por conter grande concentração de ácido oleico

banha de porco

Posso comprar a banha de porco industrializada?

Sim, você pode comprar banha de porco industrializada. Geralmente você encontra para ser comprada em supermercados ou então pela internet.

No caso dos supermercados você pode comprar a banha de porco industrializada, podendo escolher entre diversas marcas e opções de preços. Em média o valor nos supermercados está em R$ 15,00 o KG.

Já pela internet ou até mesmo se você pesquisar com produtores da sua região, você tem a opção de comprar banha de porco artesanal. Com a mesma qualidade da banha de porco industrializada, comprando a artesanal você ainda ajuda a economia local.

A artesanal pode ser encontrada pelo preço médio de R$ 20,00 o kg.

Como fazer banha de porco em casa?

Além da opção de compra, você também pode estar fazendo a banha de porco na sua casa. Fazer em casa é simples, barato e rápido e você deveria começar a adotar essa prática mais saudável de cozinhar seus alimentos.

Para fazer em casa você vai precisar de toucinho comum de porco, aquele que é somente pele e gordura, utilizado normalmente para fazer torresmo.

Ingredientes:

  • 1 kg de toucinho comum

Modo de preparo:

  1. Você deve cortar o toucinho em tiras e colocá-los dentro da panela aquecida em fogo baixo.
  2. Conforme for esquentando, o toucinho vai liberando a gordura nele contida.
  3. Lembre-se, esse processo deve ser todo realizado em fogo baixo para não queimar a gordura.
  4. Após 30 minutos de cozimento, o toucinho estará macio e já haverá liberado sua gordura, retire o toucinho da panela e armazene a gordura restante para ser usada no dia a dia.

E ai gostou do texto? Então deixe seu comentário!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *