Alimentos que combatem a ansiedade: Veja a lista dos melhores!

0
Alimentos que combatem a ansiedade: Veja a lista dos melhores!

Por muito tempo os problemas de ansiedade não foram levados a sério. Muito se dizia que isso era normal e que tudo fazia parte de drama. Com o passar dos anos foi-se entendendo que a ansiedade é sim uma doença e das mais sérias. Entrando no lugar da depressão, é citada até como o mal do século e cada vez mais pessoas começam a ter episódios da doença mais cedo. Claramente é importante que a doença seja devidamente diagnosticada e tratada (com remédios ou não, cada caso um caso), mas você sabia que ela pode ser aliviada com a ajuda da alimentação? Pois é, existem alimentos que combatem a ansiedade através de suas propriedades e que podem fazer total diferença no quadro do transtorno.

Em alguns casos ainda, pode ser uma das formas naturais de ajudar a controlar a doença sem remédios fortes. Isso acontece porque alguns alimentos agem diretamente em partes do cérebro relacionados ao bom humor que ajudam a amenizar os sintomas da ansiedade.

Alimentos que combatem a ansiedade

O cardápio de alimentos que combatem a ansiedade é até extenso, podendo ser inserido facilmente nas refeições diárias de qualquer pessoa. Conheça a lista de alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da doença:

Frutas

As frutas, por serem fontes de várias vitaminas, possuem propriedade capazes de diminuir a ansiedade. Além de funcionar como fonte repositoras, porque muitas vitaminas e minerais são perdidos durantes os quadros de estresse e ansiedade, afetando outros quesitos da saúde e bem-estar geral.

  • Frutas cítricas: as maiores fontes de vitamina C, também são alimentos que combatem a ansiedade,  são frutas que diminuem a secreção de cortisol (hormônio que é liberado em resposta à ansiedade e estresse para o corpo todo). Desta forma, as frutas que têm essa vitamina ajudam a promover o bom funcionamento do sistema nervoso e devolvem a sensação de bem-estar. As principais frutas cítricas indicadas para esses casos são: laranja, acerola, limão, morango, kiwi e abacaxi.
  • Além das cítricas, outra fruta muito boa é a banana. Por ser super rica em vitamina B6, seu consumo faz com que a produção de serotonina no cérebro aumente e, consequentemente, a sensação de bem-estar também.
  • Outra fruta ótima é a maçã, que é fonte de inúmeras vitaminas como: A, B1, B2, B6 e C, e de zinco, magnésio e selênio.

Alimentos que combatem a ansiedade frutas citricas

Peixes e carnes magras

Por possuírem um aminoácido chamado taurina, peixes e carnes mais magras ajudam a aumentar a disponibilidade de que o neurotransmissor chamado Gaba trabalhe no organismo controlando a ansiedade. Neurotransmissor esse que já é utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade naturalmente.

Alimentos que combatem a ansiedade salmão

Lácteos e ovos

Ovos, leites e derivados também são uma boa opção para o cardápio pois são fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda a causa sensação de bom humor e relaxamento por produzir a serotonina no cérebro (conhecido também como hormônio da felicidade).

Alimentos que combatem a ansiedade leite e ovos

Carboidratos

Carboidratos também podem ajudar a combater a ansiedade pois elevam o nível de açúcar no sangue promovendo mais energia, disposição e, consequentemente, bem-estar. São indicados os alimentos como: pão, arroz, massa, aveia, batata, mel etc.

Alimentos que combatem a ansiedade exemplos de carboidratos

O espinafre é um dos alimentos que não podem faltar no cardápio para combater a ansiedade pois é rico em ácido fólico. Seu funcionamento se dá porque nosso organismo produz resíduos químicos e oxidantes por causa do excesso de estresse e trabalho (fatores que contribuem para a ansiedade) e as propriedades do espinafre ajudam a eliminar esses resíduos.

Chocolate

Sim, o chocolate também é um aliado ao combate da ansiedade! Mas não pense que é qualquer um e que por isso você tem uma desculpa para comer sempre. Os indicados são os que contém mais de 70% de cacau pois são ricos em flavonoides (tipo de antioxidante) que favorecem a produção do hormônio da felicidade – a serotonina. Recomenda-se o consumo diário de 30 gramas de chocolate, preferencialmente os amargos.

Alimentos que combatem a ansiedade chocolate

Alimentos para evitar

Apesar de ter vários alimentos que combatem a ansiedade, existem alguns que não são muito indicados e que podem agravar os sintomas da doença. Alimentos com propriedades estimulantes devem ser evitados ao máximo, pois fazem com que a liberação da adrenalina (hormônio que é liberado nos momentos de estresse) seja maior e não deixe que o corpo relaxe. Exemplos disso é o café, chá preto, refrigerante e energético. Também deve ser evitado o consumo de alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar.

Além dos alimentos, é importante que toda pessoa que sofre com a ansiedade pratique algum tipo de atividade física regular.

Gostou das nossas dicas sobre alimentos que combatem a ansiedade? Deixe seu comentário! Vamos adorar sua opinião!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *