Plantas medicinais: Para que servem? Causam efeitos colaterais? Saiba tudo sobre essa alternativa natural!

0
Plantas medicinais: Para que servem? Causam efeitos colaterais? Saiba tudo sobre essa alternativa natural!

As plantas medicinais são uma forma de tratamento de diversas doenças e também de prevenção para aquelas pessoas que preferem ingerir produtos mais naturais e que tenham menos efeitos colaterais e contraindicações.

Existem diversas espalhadas por aí para você tomar, passar em feridas, no cabelo, na pele e onde mais quiser. Cada uma delas com um objetivo diferente. As plantas medicinais fazem parte da cultura e da identidade brasileira, vinda da África e dos indígenas que criaram e aperfeiçoaram essa forma natural de cuidar da saúde.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer as principais plantas medicinais usadas no Brasil, além de entender para que elas servem, os benefícios e outras características. Confira!

Quais são as plantas medicinais mais conhecidas?

Na lista abaixo, você vai conhecer as principais e mais utilizadas plantas medicinais no Brasil. O que os brasileiros tomam, ingerem, passam no corpo para prevenir e também para tratar doenças. Veja!

  1. Babosa
  2. Boldo
  3. Camomila
  4. Gengibre
  5. Guaraná
  6. Carqueja
  7. Cidreira
  8. Erva doce
  9. Hortelã
  10. Canela

plantas

Para que servem?

Cada uma dessas plantas tem um objetivo diferente. O boldo, por exemplo, é ótimo para problemas estomacais, no fígado, para enfrentar aquela ressaca, apesar de ser bem amargo e muita gente odiar tomar o chá dessa erva.

Já o gengibre, a canela, a hortelã, o guaraná, são ótimos no trabalho de ajudar o fígado a controlar as toxinas do corpo, eliminá-las e fazer o trabalho de limpeza da forma correta. O guaraná também é ótimo para energia, ficar acordado, ter foco, um bom desempenho cognitivo.

Entre todas essas plantas medicinais, a mais usada no país atualmente é a babosa, também chamada de aloe vera. Essa erva é ótima para tratar cabelos, pele, unhas, além de ser ótima para prisão de ventre, hidratação e para outras necessidades do sistema digestivo.

Existem plantas medicinais para diabetes?

Se o seu objetivo é combater a diabetes, o excesso de açúcar no sangue, existem sim opções de plantas medicinais que vão te ajudar nessa empreitada. É o caso do chá de canela, o de carqueja, o de salva e o da chamada insulina vegetal. Todas essas ervas vão te ajudar no controle da glicemia.

Quais as antifúngicas conhecidas?

Caso você esteja com algum problema causado por fungo, como candidíase, micose e outros, é indicado você comer alho cru, e tomar o comprimido de extrato de folha de oliveira e também de gurma, uma planta ótima para tratar problemas desse tipo.

chá de Plantas medicinais

Quais plantas medicinais cicatrizantes são conhecidas?

A planta cicatrizante mais famosa do Brasil é a babosa. A baba dela cicatriza na hora, acaba com o sangramento de pequenos cortes e arranhões e ainda ajuda na cura e na não infecção do machucado.

Além dela, você também pode usar a centella asiática e a camomila que ajudam nesse processo de cicatrização e recuperação de machucados, feridas, arranhões, mordidas de animais, etc.

Quais os benefícios?

Cada uma dessas plantas medicinais tem os seus próprios benefícios. Tudo vai depender da que você escolher para tomar ou para aplicar na sua pele. O que é preciso saber é que o principal benefício de todas elas é o fato de ser um tratamento natural, sem efeitos colaterais, sem causar outros problemas, diferente do que ocorre quando você toma um remédio de farmácia.

Consumir plantas medicinais possui riscos?

Apesar de serem ótimas e naturais opções, é preciso tomar cuidado com algumas plantas ou ervas, já que elas podem afetar o funcionamento de alguns órgãos do seu corpo. Por isso, sempre busque informações detalhadas sobre a planta que vai usar antes de começar a fazer uso dela. Também procure um médico, ele sempre vai te dar boas indicações e orientações.

Por exemplo: a babosa é uma planta ótima para o sistema digestivo, mas se consumida em excesso e sem a devida orientação especializada, ela pode causar diarreia, náuseas, gases, cólicas. Mulheres grávidas e lactantes também não devem fazer uso da babosa, pois ela pode fazer mal para o bebê. Então são esses detalhes que devem ser levados em consideração, pesquisados, antes de começar a fazer uso de uma planta medicinal. Jamais faça isso por conta própria, busque sempre um médico.

Se tiver gostado deste texto sobre plantas medicinais, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *