Remédio caseiro para afta: Bicarbonato, babosa, própolis. Como curar afta em bebês

0
Remédio caseiro para afta: Bicarbonato, babosa, própolis. Como curar afta em bebês

A primeira atitude a se tomar quando ocorre o aparecimento de Aftas na boca é suspender os alimentos ácidos e apimentados que irão retardar a cicatrização das irritações, além de causar grande incomodo. Porém neste artigo vamos te mostrar todas as opções de remédios caseiros imbatíveis no combate às aftas! Leia até o final para saber todas as dicas!

A estomatite aftosa, conhecida somente como afta, representa uma resposta autoimune do nosso organismo em decorrência de algum desequilíbrio em nossa saúde como falta de nutrientes, alergias a algumas pastas de dente, deficiência hormonal, estresse, gastrite, esofagite entre outras doenças. São benignas e não contagiosas e podem causar mau hálito.

Como não existe cura para as aftas, que demoram em média de 5 a 10 dias para desaparecer, criamos este artigo com uma lista de remédios caseiros para afta que podem eficientemente controlar a dor e agilizar a cicatrização das feridas!

Bicarbonato de sódio ou sal

Para utilizar o bicarbonato de sódio ou o sal basta dissolver uma colher de chá em um copo de água e fazer bochechos regularmente durante o dia. Você pode também aplicar um pouco do pó diretamente na ferida antes de dormir ou após escovar os dentes. Este é um método bastante eficaz para cicatrizar as aftas rapidamente.

Óleo de melaleuca

Da mesma forma que o bicarbonato, você pode adicionar 3 a 4 gotas do óleo de melaleuca em um copo de água para fazer o bochecho ou aplicar a gota diretamente na afta com auxilio de um cotonete se for preciso.

Chá preto ou verde

Acredita-se que o tanino presente nos chás possui ação antisséptica e adstringente que auxilia no tratamento das aftas. Para utilizar este remédio caseiro, basta mergulhar o saquinho de chá em água morna e aplicar o mesmo sobre a ferida.

Sálvia, malva e limão

As plantas: malva e sálvia possuem propriedades calmantes e anti-inflamatórias o que pode aliviar muito os sintomas causados pela afta. Para isso, basta deixar as folhas em infusão por 10 minutos em água fervente, esperar esfriar. Em seguida adicione algumas gotas de suco de limão e faça bochechos ao longo do dia.

Babosa (aloe vera)

babosa para afta

A babosa representa um poderoso remédio no tratamento de aftas. Logo nos primeiros dias de uso já se percebe a diferença e diminuição das feridas bucais.

Para utilizar a babosa basta retirar o gel localizado no interior da folha, bater com água morna até virar uma mistura homogênea e utilizar como enxaguante bucal, após escovar os dentes.

Mascar cravo-da-índia

O cravo irá combater no aparecimento de bactérias e microrganismos que podem retardar a cicatrização das aftas. Por isso, basta mascar ao longo do dia o cravo-da-índia seco que já irá fazer uma enorme diferença diminuindo o tempo para as aftas desaparecerem.

Extrato de própolis

O extrato de própolis tem uma poderosa ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida! Representa um dos remédios caseiros mais eficientes para tratar a afta! Basta borrifar algumas gotas diretamente na ferida. Faça isso de quatro a cinco vezes por dia. Por mais que seja incomodo no momento da aplicação, depois vai te trazer um alívio incrível!

Lembre-se sempre que uma alimentação saudável e balanceada em seu dia-a-dia, vai evitar grande parte do aparecido das feridas. Caso apareça outros sintomas junto com a afta como fortes dores de barriga, ou outro sintoma incomum, procure um médico, afinal, existem outras doenças que podem ocasionar feridas parecidas com a afta.

Alimentos de pH básico como remédio caseiro para afta

O iogurte, apesar de apresentar o ácido do leite, possui bactérias que conseguem mudar o pH da boca ao entrar em contato com ela e com isso controlar a proliferação de bactérias, amenizando o processo de infecção ao redor da ferida. Dessa forma, recomenda-se comer iogurte ou aplica-lo diretamente na afta com um cotonete. Pode se utilizar qualquer outro antiácido como leite de magnésio por exemplo que também vai auxiliar na neutralização das aftas, impedindo que elas aumentem.

Remédio caseiro para afta em bebês

remedio caseiro afta bebes

Aftas em bebês podem ser causadas por estomatite, vírus ou outras doenças. Geralmente são amareladas no centro e avermelhadas em volta. Porem aparecer em qualquer ponto da boca inclusive na garganta. Elas podem causar febre de até 39 graus, dificuldade para dormir e se alimentar, mau hálito.

Para um tratamento correto é necessário consultar o pediatra, para o caso de ter que tomar analgésicos, antitérmicos, novalgina ou outro medicado, caso necessário.

Nem sempre o pediatra irá receitar algum remédio, pois as aftas não possuem cura, elas têm um tempo de 1 a 2 semanas para desaparecerem e antibióticos são completamente inúteis para esse tipo de tratamento. Portanto, neste artigo vamos indicar alguns remédios caseiros e soluções para amenizar a dor do bebê e fazê-lo voltar a comer melhor.

  • Dar alimentos frios e sem temperos para o bebê, como por exemplo sorvetes, gelatina, iogurte;
  • Limpar a boca do bebê frequentemente com uma gaze ou cotonete umedecido em água gelada ou soro fisiológico para aliviar a dor;
  • Evitar qualquer tipo de alimento ácido como suco de laranja, tomate, limão etc.
  • Oferecer bastante água o tempo todo;
  • Ingerir alimentos pastosos ou líquidos.

Também é importante que os pais observem outros sintomas que podem representar outros problemas, e por isso a nossa recomendação é de sempre ir imediatamente ao pediatra quando:

  • Gengivas inchadas e inflamadas;
  • Mais de quatro aftas na boca;
  • Criança apresentou febre acima de 38 graus;
  • Não está comendo e bebendo nada;
  • Aftas apareceram também em pálpebras e genitais.

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *