Remédio caseiro para azia: Bicarbonato, gengibre, chá de hortelã. O que pode ser usado durante a gravidez?

0
Remédio caseiro para azia: Bicarbonato, gengibre, chá de hortelã. O que pode ser usado durante a gravidez?

Somente quem já passou uma forte sensação de queimação no estômago e garganta sabe o quanto desconfortável e incomodo é uma azia! Com o aumento de tensão e estresse na sociedade, aliado a uma alimentação cada vez mais precária e rápida, como aquela que encontramos nos “fast food”, é cada vez mais comum nos depararmos com essa situação! Isso ocorre, porque a azia (pirose), na verdade, é um sintoma e não uma doença. Este sintoma ocorre devido a uma falha no processo digestivo que leva ao fenômeno conhecido como refluxo gastroesofágico, ou refluxo ácido. Dessa forma, o suco gástrico retorna para o esôfago e muitas vezes para nossa garganta ou boca, causando a queimação e o desconforto. Você sabia que existem diversas formas de aliviar os sintomas causados pela azia e não somente o bicarbonato de sódio, por exemplo?

Sabendo do incomodo gerado por este sintoma, e de como ele afeta hoje mais de 20 milhões de pessoas ao redor do país preparamos uma lista com diversos remédios caseiros que podem ser verdadeiros salvadores para aliviar ou até mesmo eliminar 100% do desconforto e queimação causados pela azia e refluxo.

Bicarbonato de sódio

Este é um antiácido mais populares e mais utilizados, pelo motivo de ser realmente bastante eficiente para aliviar as sensações causadas pela azia graças a seu efeito neutralizante e alcalinizante.

Para utilizar este remédio basta diluir 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 copo de água e consumir em pequenos goles.

Mas se você já utiliza muito este remédio e ainda assim não elimina completamente os seus sintomas, fique atento nas próximas dicas! Afinal, muitas vezes nosso organismo se acostuma com determinado remédio e é necessário realizar certas mudanças. Por mais naturais que sejam os remédios, nada em excesso é recomendado, precisamos encontrar aquilo que melhor funciona para cada um e então consumir da maneira correta.

Gengibre

gengibre para azia

Não é atoa que a maioria dos remédios caseiros possui gengibre em sua composição. Suas características desintoxicantes e anti-inflamatórias é capaz de aliviar muito a queimação e reduzir o refluxo. Para isso, prepare o chá conforme as instruções abaixo:

– Duas rodelas de gengibre

– Duas xícaras de água

Em uma panela misture a água com o gengibre e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e consuma o chá sempre 20 minutos antes de cada refeição.

Chá de Funcho

O funcho, assim como o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias muito poderosas para aliviar a sensação de queimação no estômago e garganta. E também vai auxiliar a esvaziar o estômago e por isso diminuir os refluxos frequentes. Para isso você vai precisar então dos seguintes ingredientes:

– Uma xícara de água fervente

– Uma colher de sopa de funcho

Prepare assim como todo chá, coe e beba de 2 a 3 vezes por dia antes das refeições

Suco de pera

Os sucos de pera ou maça representam uma alternativa para aqueles que não gostam de chás. Pelo fato de serem mais concentrados, também podem combater a azia de forma mais rápida

Basta bater 2 peras ou maças maduras, lavadas em um copo de água filtrada com algumas gotas de limão. Importante não retirar as cascas e bater por 30 segundos ou até que fique completamente homogêneo.

Chá de camomila ou hortelã

remédio caseiro para azia

Esses dois chás são poderosos aliados, por acalmar tanto o estômago, quanto a ansiedade e depressão, que muitas vezes são o motivo para o desconforto digestivo e crises de azia. O chá de hortelã produz um efeito quase que imediato no alivio da azia. Por conter fibras, vitamina C e B e outros minerais, o hortelã representa excelente remédio caseiro para este tipo de tratamento.

Remédio caseiro para azia e queimação na gravidez

Aproveitando que estamos falando deste sintoma que afeta a grande maioria das pessoas, resolvemos reunir alguns conselhos e truques essenciais para aliviar a azia durante a gravidez, que também é muito comum entre as mulheres grávidas!

  • Consumir amêndoas, pera, banana e maçã;
  • Tomar pequenos goles de água gelada ao longo do dia;
  • Evitar roupas apertadas;
  • Evitar alimentos de difícil digestão como feijoada, churrasco, comidas muito fibrosas como couve;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Tomar chá de aloe vera ou boldo;
  • Controlar a ansiedade e estresse;
  • Colocar uma latinha de leite condensado em baixo dos pés superiores da cama, ou simplesmente ficar com a cabeça mais para cima, para evitar o refluxo.

Outros fatores que podem causar azia e refluxo

Além dos fatores citados acima que podem levar uma pessoa a ter azia, ela também pode ser causada por excesso de peso, gravidez, prisão de ventre, hérnia de hiato, cigarro, certos medicamentos, bebidas alcoólicas ou com cafeína, alimento em excesso intercalado com líquidos e alguns exercícios físicos como yoga e pilates que também podem ocasionar azia ao ficar de ponta cabeça em algumas posturas.

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *