Remédios caseiros para gripe: Veja quais são os melhores para cada situação

0
Remédios caseiros para gripe: Veja quais são os melhores para cada situação

A gripe é uma doença causada por vírus e normalmente é curada pelo próprio organismo humano. Muita gente toma remédio para os sintomas da gripe, porque não existe um medicamento que acabe com a enfermidade, apenas com o que ela provoca. Por isso, utilizar remédios caseiros para gripe pode ser sim uma excelente opção, além de ser natural.

Nos tópicos a seguir você vai ver alguns remédios caseiros para gripe essenciais para situações específicas. Tem remédio para gestante, para criança e até para gripes mais fortes. Confira todos e faça já a sua receita em casa!

Na gravidez

Antes de falar sobre os remédios caseiros para gripe, é preciso informar que é obrigação de toda gestante tomar a vacina contra a gripe em postos de saúde de todo o país. Essa vacina é essencial para evitar possíveis problemas durante e após a gravidez que podem afetar a mulher e o bebê.

Se você não tomou a vacina ainda e pegou uma gripe, é hora de tratá-la com seriedade. Vá ao seu médico e peça a ele para fazer o tratamento correto de acordo com a sua situação. Não é possível medicar, mesmo de forma natural, uma mulher grávida, porque existem sensibilidades e características próprias que devem ser respeitadas sob o perigo de agravar a situação.

Porém, se o seu médico liberar o uso de remédios caseiros para gripe, existem alguns que são ótimos e vão poder te ajudar a se recuperar logo. O principal deles é o uso do chá de limão com mel que é ótimo para fortalecer o sistema imune.

Além disso, a mulher também pode usar toalha molhada na testa e axila para diminuir a febre, fazer nebulização com soro fisiológico e gargarejo com água e sal para melhorar a situação da garganta. O própolis também é sempre bem-vindo, caso você não tenha alergia e o seu médico libere o uso da substância.

Além dos remédios caseiros para gripe, é também necessário que a grávida tome bastante água, sucos naturais e demais líquidos saudáveis, manter-se em repouso e tomar doses diárias de vitamina C para agilizar o processo de recuperação.

Para o recém-nascido

remedios caseiros para gripe

No caso dos recém-nascidos é preciso oferecer xaropes e sucos naturais que possam melhorar a situação da saúde do bebê. Todos esses remédios naturais precisam ser indicados e orientados pelo pediatra. Principalmente se a criança tiver algum problema de saúde.

Normalmente, os remédios caseiros para gripe em recém-nascidos são sucos e xaropes feitos com base em vitamina C para que elas se recuperem rápido da doença. Esses sucos podem ser feitos com cenoura, acerola, laranja e outros alimentos que são ricos nesse tipo de vitamina.

Mas o principal remédio caseiro para gripe em recém-nascidos e bebês mais velhos é o leite materno. A amamentação é a forma mais segura e saudável de alimentar o seu neném, porque o leite da mãe tem todas as propriedades e nutrientes necessários para que a criança se desenvolva bem e cure de doenças como a gripe e outras que possam aparecer.

Quando você for visitar o seu médico, pode ter certeza que a dica que ele vai ter dar vai ser o leite materno. A amamentação precisa ser muito bem regulada e as mães precisam se informar cada vez mais sobre o que consumir para alimentar bem o bebê. As mães precisam entender a importância desse ato para a saúde do filho durante toda a vida dele.

Remédios caseiros para gripe forte

remedios caseiros para gripe sucos

No caso de uma gripe forte em adultos, crianças mais velhas, ou adolescentes, alguns remédios caseiros podem fazer total diferença. Algumas dicas são ingerir bastante líquido, entre eles:

  • Água
  • Suco de laranja
  • Suco de acerola
  • Suco de uva e outras frutas
  • Vegetais diversos que sejam ricos em vitamina C.

Além disso, o uso de chás de limão e mel ajudam a descongestionar o nariz e melhoram a respiração.

Uma receita simples é:

  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 xícara de água fervente
  • Suco de 1 limão:

É só ferver o mel na água e depois de fervido, acrescentar o limão. Beba assim que estiver pronto e não coloque o limão antes de ferver para não perder a vitamina C.

Fazer uso do spray com própolis também é excelente para a garganta. Outros chás também podem ser incluídos no tratamento, como o de equinácea, o de sabugueiro e o de alho. Eles são ótimos para diminuir os sintomas comuns da gripe.

Por exemplo se você tem equinácea em casa, a receita é bem simples. Você vai precisar de:

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de equinácea;

Para preparar, coloque a equinácea na água fervente e espere 10 minutos. Depois é só coar e tomar quente.

Existe uma infinidade de remédios caseiros para gripe, mas o melhor mesmo é sempre ir ao médico e definir o tratamento correto para o seu tipo de gripe.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu comentário aqui embaixo! Se você tem uma receitinha infalível compartilha com a gente nos comentários também!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *