Abdominoplastia: Como funciona essa cirurgia? Deixa cicatriz? Quanto custa em média?

1
Abdominoplastia: Como funciona essa cirurgia? Deixa cicatriz? Quanto custa em média?

A busca por um corpo firme e sem marcas é uma constante para algumas pessoas, e quando a região falada é da barriga, as mulheres, principalmente, costumam se preocupar bastante. Deixando de lado as questões de gênero, a verdade é que a abdominoplastia é o sonho de muitos, homens e mulheres.

Você conhece o que é abdominoplastia? Ou até mesmo, já pensou em fazer essa cirurgia e tem dúvidas a respeito?  Confira, de forma descomplicada, as principais perguntas a respeito desse procedimento.

O que é a abdominoplastia? Como funciona?

A abdominoplastia é o termo médico utilizado para caracterizar um tipo de cirurgia plástica que é realizada na barriga. O procedimento pode ser feito tanto para fins exclusivamente estéticos quanto para corrigir algum problema de saúde, que possa estar sendo causado pelo excesso de pele e gordura na região abdominal.

A operação funciona por meio de uma cirurgia, realizada com aplicação de anestesia raque ou peridural, em que é feita uma incisão entre o inicio do púbis e o fim da barriga, com o intuito de unir os músculos reto abdominais e remover, de maneira mecânica, o excesso de pele e gordura.

Dessa forma quando a cirurgia estiver terminada, espera-se que o paciente, após o período de recuperação, esteja com a pele da região sem nenhuma flacidez ou excesso de gordura, dando uma aparência firme e esteticamente bonita a ela.

Deixa cicatriz?

A abdominoplastia é um procedimento que requer uma incisão de proporção média a grande na barriga, e por tanto, deixará algum tipo de cicatriz na linha em que vão ser dados os pontos. Porém essa cicatriz não ficará muito a vista no dia a dia.

Ela ficará localizada abaixo da linha da barriga e poderá facilmente ser escondida pela cobertura das roupas intimas. Existem ainda, mulheres que fazem tatuagem para esconder esse tipo de cicatriz, e se bem feita, o resultado pode bastante satisfatório.

cicatriz abdominoplastia
Imagem: Dr. Daniel Pinheiro Machado

Como é a recuperação?

Com um pós operatório que pode ser responsável por até 30% do resultado final da sua cirurgia, a abdominoplastia deve ser tratada com atenção no período de recuperação, que leva em torno de 3 semanas para o exercício de atividades mais leves como dirigir, e até 3 meses para as mais pesadas.

No período de recuperação o paciente deverá fazer uso de uma cinta compressora, o tempo todo, tirando apenas para trocar ou então tomar banho. A cinta irá garantir a redução do inchaço e manchas na pele, e assegurará o formato estético final dado pelo cirurgião.

É uma cirurgia perigosa? Dói?

Por ser tratar de um procedimento cirúrgico, feito sob efeito de anestesia e de porte grande, onde é feita uma incisão bastante invasiva, o procedimento é passível dos riscos de qualquer outra cirurgia do mesmo tipo. Quando realizado por um profissional competente e dentro dos parâmetros corretos, os riscos são bem baixos.

A cirurgia em si não dói, todo procedimento é realizado sob efeito de anestesia. Já o pós-operatório pode vir acompanhado de dores e desconforto, que deverão ser remediados com o analgésico que o seu médico receitar. As dores diminuem bastante logo nos primeiros dias após a cirurgia.

Pode voltar?

A abdominoplastia irá cortar o excesso de pele e firmar, por meio de amarração, os músculos retos da barriga, contudo isso não irá impedir que em caso de novo acúmulo de gordura e estiramento da pele, as coisas voltem pro lugar de onde estavam antes da cirurgia. Por isso a manutenção do resultado é primordial.

Abdominoplastia faz pelo SUS?

Como é sabido, o SUS não autoriza procedimentos para fins estritamente estéticos, e no caso da abdominoplastia, não é diferente. Porém existem alguns casos específicos em que a cirurgia pode ser feita pelos SUS, como exemplo para remoção de pele depois de uma cirurgia bariátrica, caso em que até a locomoção da pessoa é prejudicada.

Quanto custa a abdominoplastia?

Valorar uma cirurgia é muito difícil, particularidades como o médico escolhido, tipo exato de cirurgia e sua extensão e tipo de internação devem ser considerados na hora de fazer esse cálculo.

Contudo existe um valor médio, no caso utilizaremos como exemplo a abdominoplastia total que é o procedimento mais caro desse tipo de cirurgia, saindo por um valor que pode variar de R$ 8 a até R$ 15 mil.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

 

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

One Comment

  1. Patricia Gomes Ferreira · Edit

    Fiz abdominoplastia com lipo na Master Health e amooooo meu corpo hoje! Me sentia além de triste quando olhava no espelho, desconfortável pelo excesso de pele e gordura acumulada. Sou muito feliz e super indico! Mas com uma clínica de confiança, é claro.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *