Como parar de roer unhas: Veja aqui dicas e quais os cuidados necessários

Como parar de roer unhas: Veja aqui dicas e quais os cuidados necessários

Roer as unhas é um hábito que milhares de pessoas no mundo tem e pode não ser apenas uma mania, mas talvez uma doença. Em grande parte dos casos, roer as unhas está ligado a insegurança e principalmente a ansiedade e nervosismo. Geralmente as pessoas começam a roer unhas ainda na infância e normalmente o problema só vai se agravando com o passar do tempo, sendo algo bastante comum entre homens e mulheres. Em alguns casos roer unhas pode afetar toda a sua vida, inclusive na área profissional caso você trabalhe em atividades em que a boa aparência das mãos é fundamental.

Além de deixar as mãos feias, o ato de roer as unhas facilita a entrada de várias bactérias no organismo humano, o que pode acarretar diversas doenças. Os “roedores” também ficam suscetíveis a contrair micoses nos dedos. E é comum que os dedos fiquem machucados, com pequenos sangramentos. Roer unhas é algo problemático, no entanto não existem motivos para desespero, pois o tratamento pode ser feito em casa mesmo. É válido citar que será necessária muita força de vontade e iniciativa mas vamos citar algumas dicas de como parar de roer unhas.

como-parar-de-roer-unhas

Truques para elas

Siga abaixo algumas dicas para parar de roer as unhas. As mulheres podem manter as unhas com esmaltes coloridos – o que costuma funcionar como um lembrete de que elas não poderão roer as mesmas, caso contrário o esmalte irá descascar. Outra opção é usar esmaltes que tenham sabores amargos, basta uma procura rápida na web para encontrar. Alguns bons exemplos de onde comprar são: Onofre, Walmart e a Submarino.  Passar óleo de oliva ou óleo secante para esmaltes também pode funcionar, já que estes irão endurecer as unhas e dificultarão o ato de roer. Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas. Outra dica é passar pimenta nas unhas, de modo que quando você as roer sentirá um ardor na boca. Isso causará um condicionamento de comportamento estimulando você a parar.  Enrolar as pontas dos dedos com esparadrapos também funciona.

Controle da Ansiedade

O principal motivo de algumas pessoas roerem as unhas é a ansiedade. Encontrar maneiras de controlar a ansiedade pode ser a grande solução para você finalmente largar esse vício tão incômodo. A solução pode estar em um tratamento para a ansiedade com remédios indicados por profissionais da área da saúde, ou seja, especialistas em tratamentos para controlar a ansiedade. Consultar um médico ou um psicólogo pode lhe ajudar muito a conseguir abandonar de vez o vício de roer unhas.

Estética

A questão da estética é algo que pode tocar sua consciência com o objetivo de ajudar a parar de roer unhas. Unhas bonitas e bem cuidadas não só são bonitas, como chamam a atenção das pessoas e ajuda a melhorar sua interação social. Logo, vale a pena o esforço para largar o vício de roer unhas. A partir disso notamos que parar de roer unhas pode contribuir para aumentar a sua autoestima. Como você pode ver existem várias alternativas, agora o próximo passo é testar qual funciona melhor com o seu problema, por isso tenha muita força de vontade e boa sorte.

Confira neste vídeos mais algumas dicas para parar de roer unhas:

E você, rói as unhas ou já conseguiu parar? Sabe alguma dica legal que possa ajudar a largar esse vício? Compartilha com a gente nos comentários!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...