Gengivoplastia: O que é? É caro? Quem pode fazer?

0
Gengivoplastia: O que é? É caro? Quem pode fazer?

Muita gente evita sorrir por causa de incômodos odontológicos e pela estética do sorriso, e esses problemas afetam também a autoestima. Ter um sorriso bonito depende não só da beleza e da saúde dos dentes, mas de uma proporção estética entre lábios, dentes e gengiva, que pode ser conseguida de maneira rápida e indolor, através da cirurgia plástica gengival, ou gengivoplastia.

A gengivoplastia é um procedimento muito procurado por quem tem o sorriso gengival, que é uma característica de nascença, mas que pode acontecer se a gengiva retrair (crescer) por causa de alguma inflamação (gengivite) ou através do uso de algum medicamento.

O que é?

Gengivoplastia é o nome dado à cirurgia plástica que corrige a gengiva e o sorriso, através da retirada do excesso de tecido gengival e reconstrução do contorno da gengiva ao redor dos dentes. Essa cirurgia, também chamada de cirurgia periodontal ou cirurgia plástica gengival é recomendada para quem mostra mais a gengiva que os dentes ao sorrir, ou tem as gengivas muito grandes (chamado de sorriso gengival), para os casos de gengivas muito finas, e em casos de retrações, que acontece quando a gengiva se desloca e expõe a raiz.

Esse procedimento é realizado pelo cirurgião dentista ou o periodontista (especialista em gengivas) no consultório dentário mesmo.

Gengivoplastia dói?

Não, a gengivoplastia não causa dor. A única dor durante a cirurgia é causada pela anestesia, que é uma injeção local. Quem já fez algum tipo de procedimento dentário, como canal ou extração do dente siso, por exemplo, sabe que é uma dor super rápida.

Como é o procedimento?

A plástica gengival (ou gengivoplastia) é um procedimento cirúrgico super simples, feito com anestesia local e com duração média de 30 minutos. O cirurgião dentista ou periodontista corta o excesso com um bisturi ou com laser, e se preciso, corrige outras imperfeições, como gengiva torta (plastia gengival), deslocando a gengiva para cima, para baixo ou para os lados, de acordo com o objetivo da cirurgia.

Não há pontos ou cicatrizes, e a cicatrização costuma demorar em média duas semanas.

Para casos onde a gengiva tem mais de 8 mm, é necessário um procedimento cirúrgico mais complexo que a gengivoplastia, para fazer o reposicionamento do osso. Nesse caso, a cirurgia pode durar até duas horas.

Como é o pós-operatório?

Como a gengivoplastia é uma cirurgia plástica simples e rápida, não existe um pós-operatório complexo, e sim alguns cuidados como:

  • A alimentação deve ser de preferência com alimentos leves e evitando comidas quentes, de consistência sólida ou pastosa;
  • Evitar exposição ao sol, fazer esforços físicos, fumar e ingerir bebidas alcoólicas nos primeiros sete dias;
  • Fazer a higiene bucal de acordo com a indicação do dentista;
  • Usar a medicação indicada para o pós-operatório (pomada local e remédio para amenizar a dor).

A cirurgia plástica gengival é pouco invasiva e não causa dor ou inchaço, e por isso o paciente não precisa ficar internado, podendo voltar às suas atividades no dia seguinte. A cicatrização demora em média 15 dias.

No local que foi feito o corte, pode ser colocada uma massa protetora para não interferir na alimentação do paciente durante o pós-operatório, e ajudar a amenizar a dor.

Qual é o valor?

O valor da gengivoplastia varia de região para região e depende do profissional, mas apesar de ser considerada uma cirurgia estética, a maioria dos planos odontológicos cobre a cirurgia gengival.

É uma prática comum que essa cirurgia seja cobrada por dente (média de R$100,00 por dente), ou seja, de acordo com a quantidade de dentes que a cirurgia vai afetar para que o sorriso fique mais harmonioso.

Antes e depois:

Veja a seguir do antes e depois de alguns famosos que provavelmente fizeram a cirurgia de gengivoplastia:

antes e depois gengivoplastiaantes e depois gengivoplastiaantes e depois gengivoplastiaantes e depois gengivoplastiaantes e depois gengivoplastia

Quais famosos já fizeram?

É comum que pessoas famosas façam cirurgias plásticas, e com a gengivoplastia não é diferente, afinal, ela melhora a estética do sorriso e a autoestima de quem sorriso gengival ou outras imperfeições na gengiva.

Um dos casos mais famosos e que teve resultados mais expressivos foi a cirurgia da atriz Glória Pires, que mostrava até 70% de gengiva quando sorria. Apesar de ela não confirmar que realizou esse procedimento, as fotos mostram a diferença do sorriso dela atualmente para o sorriso do início da sua carreira.

Outros famosos que corrigiram o sorriso gengival através da gengivoplastia:

  • As atrizes Bárbara Paz, Glória Pires, Grazi Massafera e Jennifer Garner
  • As cantoras Miley Cyrus, Katy Perry e Wanessa Camargo
  • Os cantores Anderson Leonardo (Molejo) e Belo
  • O jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho

Confira este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *