Lipoaspiração: Como funciona? Quais são os riscos? Quanto custa o procedimento?

0
Lipoaspiração: Como funciona? Quais são os riscos? Quanto custa o procedimento?

Difícil de ser eliminada, a gordura localizada é uma característica que atormenta muitas pessoas. Ela não está presente apenas naqueles que estão acima do peso, até mesmo pessoas magras, dependendo da predisposição, possuem excesso de gordura que se concentram mais em determinada parte do corpo, e para perder-las com mais facilidade, recorre-se a lipoaspiração.

Nesse artigo falaremos um pouco mais a respeito da lipoaspiração e suas diversas variações, assim como dos riscos e valores médios dessa cirurgia.

O que é?

A lipoaspiração, assim como as suas diversas variações de nomes como lipoescultura e liposucção, é o procedimento pelo qual é realizada uma cirurgia com o propósito de remover gordura localizada, em diferentes partes do corpo, por meio de um processo de sucção dessa adiposidade excedente.

Como funciona a lipoaspiração?

A cirurgia funciona seguindo três passos, basicamente. Primeiro o médico irá definir a área do corpo que deverá ser tratada, delimitando o local de onde deverão ser feitas as incisões para a inserção do medicamento anestésico e das cânulas de sucção.

Depois das inserções feitas e da área já devidamente anestesiada, o médico irá inserir as cânulas de sucção e iniciar o processo lipoaspiratório, que consiste em um movimento de vai e volta da cânula enquanto vai sugando a gordura que entra em contato com a sua ponta.

Em quais casos é indicada?

Muita gente acha que a lipoaspiração é um tipo de cirurgia para perder peso, que basta lipoaspirar a gordura em excesso e pronto, porém não é tão simples assim, esse tipo de cirurgia não pode ser realizada para remoção de grandes quantidades de gordura.

Isso pelo fato de que junto com a gordura aspirada vai também uma grande quantidade de sangue. Quanto mais se aspira, maior é o risco de complicações pós-operatórias. Os médicos recomendam que volume de gordura lipoaspirada não passe de 5 a 7% do peso corporal total.

Por isso a cirurgia de lipoaspiração é indicada para aqueles que desejam remover algum tipo de gordura localizada, que não represente muita coisa quando comparada ao peso total do indivíduo.

Veja um exemplo de antes e depois de cirurgia de lipoaspiração:

antes e depois lipo
Reprodução: Internet

Tipos de lipoaspiração

A regra principal dos locais permitidos para a lipoaspiração é a de que ele não esteja muito perto de veias, artérias, nervos e articulações. Confira abaixo os principais locais dessa cirurgia e quais as principais características de cada um deles:

Púbis

Também conhecido como Monte de Vênus, essa região do corpo, principalmente do feminino, por vezes acumula um tipo de gordura difícil de ser perdida, se tornando uma característica permanente. A lipoaspiração dessa região resolve o problema.

Braços

Essa é outra região que principalmente as mulheres sentem incômodo. O acumulo de gordura nesse local atrapalha no uso de roupas com mangas e até mesmo na hora de balançar os braços, não sendo bem visto esteticamente.  A lipoaspiração nessa região é uma opção para modelar e emagrecer os braços.

Coxas e culotes

A gordura que fica acumulada na coxa, principalmente na parte interna, causa além do desconforto estético e de locomoção, alergias causadas pelo contato constante da pele das duas pernas.  A lipoaspiração desse local resolve o problema e ainda ajuda a marcar melhor as curvas do corpo.

Papada

A papada é a pele localizada entre o pescoço e o queixo e é uma região que pode ter excesso de gordura. Nesse local a lipoaspiração é feita com apenas um ponto de incisão e costuma ser a mais rápida quando o assunto é recuperação.

preço da lipoaspiração

Lipoaspiração é um procedimento periogoso?

Como todo tipo de procedimento cirúrgico, a lipoaspiração é um que oferece alguns riscos ao paciente, porém escolhendo bem o profissional médico que irá realizar o procedimento e seguindo todas as orientações de pré e pós-operatório, a cirurgia não chega a ser perigosa.

As principais complicações que podem acontecer durante e depois da cirurgia são os aparecimentos de hematomas, acumulo de líquidos, alterações de sensibilidade, infecções, trombose e até mesmo perfuração dos órgãos.

Preço da lipoaspiração

É bastante difícil valorar uma cirurgia plástica, os valores costumam sofrer alterações devido a diversos fatores. Contudo no caso da lipoaspiração, em média, o valor cobrado gira em torno de R$ 3 a R$ 7 mil dependo da região tratada.

Deixa cicatriz?

A cicatriz deixada por esse tipo de cirurgia costuma ficar praticamente imperceptível. São feitas apenas pequenas incisões que depois de cicatrizadas, quando não há complicações, ficam muito discretas, chegando em alguns casos a desaparecer.

 

 

 

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *