Otoplastia: Conheça a cirurgia para corrigir a orelha de abano!

1
Otoplastia: Conheça a cirurgia para corrigir a orelha de abano!

Estar feliz e satisfeito com a própria aparência nem sempre é tarefa fácil, as pessoa sempre estão procurando formas e meios de se sentirem mais aceitas e seguras. Com isso o número de cirurgias plásticas só tende a crescer. Como exemplo temos a otoplastia, cada vez mais comum nas mesas de cirurgia. Essa cirurgia também é popularmente conhecida como o procedimento para corrigir as orelhas de abano.

Confira abaixo um pouco mais a respeito desse procedimento e tire as principais dúvidas que surgem quando pensamos nesse tipo de cirurgia plástica.

O que é a otoplastia?

O termo otoplastia faz referencia aos diversos tipos de cirurgias que podem ser feitas nas orelhas. Porém na maioria das vezes esse tipo de cirurgia está associada a correção das famosas orelhas de abano, um incomodo estético que se caracteriza pela proeminência exagera desse órgão.

Como funciona a cirurgia para orelha de abano?

Como dito anteriormente, a otoplastia não se restringe apenas a correção de orelhas de abano, ela também serve para tratar diversos outros problemas, como até a falta de orelhas, por exemplo.

No caso especifico de correção da proeminência das orelhas, o procedimento é feito por meio de cirurgia plástica e irá corrigir possíveis assimetrias da forma, tamanho e ângulo da mesma. Tudo para garantir um resultado estético mais harmônico e que chame menos atenção. A cirurgia não oferece riscos e costuma ser bastante rápida.

Pós operatório: Depois de internado por no máximo 12 horas, o paciente já poderá ir para casa e começar os procedimentos pós operatórios. O curativo da cirurgia só poderá ser removido depois de 48 horas e havendo necessidade de um novo, deverá fazê-lo.

Como regra, o paciente deverá usar pelo período mínimo de um mês uma faixa de compreensão. Essa faixa deve ser usada 24 horas por dia, tirando apenas na hora de tomar banho. Isso garantirá que as orelhas não tendam a voltar para posição de abano durante o processo de cicatrização.

Recuperação: A recuperação da cirurgia costuma ser bastante tranqüila, podendo haver inchaços e dores nos primeiros dias, que deverão ser solucionados com os medicamentos que seu médico irá receitar. No mais, depois de um mês já poderá levar uma vida normal.

otoplastia cirurgia

Quanto tempo para desinchar?

Não existe uma data precisa para a cirurgia desinchar, isso vai de organismo para organismo, porém essa reação não é um problema sério e deverá desaparecer logo nos primeiros dias após o procedimento.

Preço da otoplastia

O preço da otoplastia pode variar bastante devido a diversos fatores como o médico escolhido, tipo de internação, exames feitos, dentre outros. Contudo, em média, essa cirurgia, sem exames e medicamentos pós-operatórios, fica em R$ 4 mil.

Dói?

A cirurgia é toda feita com o paciente sob efeito de anestesia local, podendo ser geral em alguns casos, portanto não há dor durante a cirurgia. Após o procedimento e passado os efeitos da anestesia, poderá haver dor proveniente dos traumas causados na região.

Essa dor tende a passar com o uso dos analgésicos receitados pelo médico, e sua incidência não dura mais do que alguns dias.

A otoplastia pode ser feita pelo SUS?

O SUS não cobre cirurgias que tenham como único propósito o fim estético, e no caso da correção das orelhas de abano, essa regra é aplicada. Contudo, caso o médico consiga comprovar, por meio de laudos, que o paciente está sofrendo de transtornos psicológicos devido às características da orelha, a cirurgia poderá ser autorizada.

Tem algum risco?

Riscos médicos decorrentes do procedimento são quase nulos, quando a cirurgia é realizada seguindo todos os protocolos de higiene e segurança. Contudo há o risco de o resultado não ficar como o esperado, nos casos em que o médico não dá à orelha a forma final desejada.

Para que isso não ocorra procure escolher muito bem o profissional que irá realizar a operação. Procure por fotos de cirurgias anteriores e depoimentos de pessoas que já operaram com o mesmo profissional.

Funciona mesmo?

Funciona sim. O resultado da otoplastia, na grande maioria das vezes, supera a expectativa dos pacientes. A cicatriz costuma ficar quase invisível, por ser fina e estar localizada atrás da orelha, e as orelhas ficam com a localização, forma e angulação mais harmônicas.

Lembre-se sempre, qualquer tipo de cirurgia deve ser tratada com seriedade, principalmente se for apenas de cunho estético. Por isso faça por você, não pelos outros.

Veja alguns exemplos de resultados da cirurgia para orelha de abano:

cirurgia de orelha de abanoantes e depois otoplastia cirurgia orelha de abano

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Comment

  1. A maior alegria do meu primo foi fazer essa cirurgia! A orelha de abano sempre o incomodou, então ele procurou uma clínica de confiança, encontrou a Master Health e fez com eles.. Ele está super satisfeito com o resultado!! E eu tbm fiquei muito feliz por ele <3

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *